Atps Administração De Produção
Dissertações: Atps Administração De Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eunise • 24/9/2013 • 2.050 Palavras (9 Páginas) • 400 Visualizações
Etapa 1: Passo1
Administração da produção e sua evolução histórica
A industrialização, de uma forma simples e artesanal, já acontecia na pré-história. Deu origem ao conceito da produção, que nada mais é que um conjunto de atividades que levam a transformação de um bem ou produto, tendo como exemplo a transformação da matéria prima para o produto acabado.Os artesões, foram pioneiros de forma organizada da produção, que com o passar do tempo foi sendo substituído pela industrialização. A evolução da produção, passou a sofrer transformações e adequações necessárias conforme a necessidade, a produção de pequenas quantidades passaram para grandes escalas, lotes e séries simultaneamente acompanhando e sofrendo estudos para produzir com menos gasto e maior qualidade, investindo a cada dia na tecnologia, buscando sempre maior produtividade para atendimento e satisfação.
Com a revolução industrial, surge a necessidade de adequação e padronização em massa, com a visão de produzir o máximo, outros fatores também foram o diferencial para o ponto de partida, como por exemplo o treinamento de mão de obra, qualificação profissional, criação de cargos de gestão, desenvolvimento de evolução estratégica, planejamento controle da produção e financeiro e por fim desenvolvimento na área de venda.
Just in Time
O Sistema Just in Time, ou JIT, foi desenvolvido para combater o desperdício.
Criado por Taichi Ono, no Japão, na Toyota Motor Company, trata-se de um método envolvendo a produção conforme a necessidade, oscilações de demanda e prévio diagnóstico do mercado.
Ele gerencia a produção, objetivando o maior volume possível da produção, usando o mínimo de matéria-prima, embalagens, estoques intermediário, recursos humanos, no exato momento em que requerido tanto pela linha de produção quanto pelo cliente.
Com o Just in Time tudo é comparado e distribuído na hora certa, para aperfeiçoar espaços e tempo, pois uma mercadoria parada em um depósito pode ser prejuízo.
Este método afeta todos os setores da operação de uma fábrica, por exemplo, tamanho dos lotes, programação, qualidade, layout, fornecedores, relações trabalhistas, entre outros.
O sistema característico do Just in Time de “puxar” a produção a partir da procura, produzindo em cada momento somente os produtos necessários, nas quantidades necessárias, e no momento necessário, ficou conhecido como o método kanban.
Apesar de ser um método criado e utilizado pelo povo japonês, o Just in Time está cada vez mais presente nas empresas americanas e europeias, se têm convencido que esta filosofia é composta de práticas que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo.
Benchmarking
É uma ferramenta de apoio para a gestão das empresas, serve para melhorar o processo já utilizado. Avalia os produtos da empresa perante os líderes de mercado.
Geralmente são avaliados os custos unitários, tempos por peça, retorno do investimento, ele compara e analisa as práticas, produtos e serviços prestados por outras empresas.
Dentro da empresa ele pode medir como está sendo o atendimento, o tempo para a chamada e finalização do atendimento.
Pode beneficiar o Comércio, Indústria, Prestação de serviços, Construção e transportes.
Consórcio Modular
O Consórcio Modular surgiu na década de 90 na indústria automotiva, ele é uma ampliação do condomínio industrial, porém o fornecedor se localiza dentro da planta da montadora e é responsável por todas as etapas de montagem de seus itens no veículo reduzindo assim os custos e investimentos.
Cada parceiro deve especificar os processos, prover recursos materiais, peças necessários para a montagem, ferramentas e controles utilizados.
A montadora fica então responsável somente pelo produto final.
A Volkswagen de Resende foi o primeiro consórcio modular no mundo e tem um foco administrativo em finanças, projeto, certificação de produtos, vendas e pós-vendas.
Células de Produção
Células de Produção é uma unidade de manufatura ou serviços que consiste em uma ou mais estações de trabalho, com mecanismos de transporte e de estoques intermediários entre elas.
As estações de trabalho são geralmente dispostas em forma de “U” com o objetivo de haver maior velocidade de produção.
Visa a melhoria de controle de qualidade pois o defeito pode ser detectado e corrigido na própria estação.
Comakership
Comakership é o mais alto nível de relacionamento entre cliente e fornecedor, representado por conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada. O termo poderia ser traduzido como co-fabricação, pois o fornecedor participa ativamente, envolvendo-se com as varias fases do projeto, como seu planejamento, custos e qualidade, pois possui a garantia de contratos de fornecimento de longo prazo.Engenharia Simultânea
Desenvolvimento do produto, ou seja, todas as etapas de sua vida, desde sua concepção até o descarte. È um ambiente de tecnologia do projeto auxiliado por um computador que serve para melhorar a qualidade do produto durante todo o ciclo. Analisa por engenharia Simultânea os processos de desenvolvimento manufatura, serviço, qualidade que serve para definir um produto que atenda todas as necessidades dos clientes. Principais objetivos de redução do tempo necessário para o lançamento de novos produtos, melhoria significativa da qualidade do produto, rápida reação em relação aos requisitos do consumidor e redução de custo. A engenharia simultânea pode ser usada na forma de projeto para manufatura (DFM) e de projeto para montagem (DFA). Quando se promove a integração do planejamento do processo de produção ao projeto do produto, com o objetivo de baratear e facilitar a fabricação de um componente ou sistema tem o projeto voltado para manufatura (DFM). Na realidade, as diretrizes que dão
...