TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Anhanguera 8 Sem

Casos: Atps Anhanguera 8 Sem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Elisangela Fraidemberge RA 1041986105

Jhonatan Hernandes Pinto RA 2110185554

Marina Mendonça RA 2157222204

Raquel da Matta Rodrigues RA 2135000210

Tamires da Silva RA 2124213448

Vinícius Alves de Lima RA 1030881053

Wanderley Gonçalves RA 1040980350

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Trabalho apresentado à disciplina “Administração de Materiais e Logística”, ministrado pela Profª Suellen Rodrigues de Freitas docente do 7º e 8º semestre de Administração.

São Paulo – SP

2013

Etapa 1 – Recursos materiais e patrimoniais

Administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização. Esta administração que corresponde ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização.

O seu objetivo é:

• Preços baixos;

• Alto giro de estoques;

• Baixo custo de aquisição e posses;

• Continuidade de suprimento;

• Consistência de qualidade;

• Pouca despesa com pessoal;

• Relações favoráveis com os fornecedores;

• Aperfeiçoamento do pessoal;

• Bons registros.

Nas empresas a administração de materiais é uma atividade integrada da Logística Empresarial que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção.

A política de materiais de cada empresa varia conforme estão classificados os seus materiais e conforme seu ramo de atividade.

Uma técnica básica é a padronização dos materiais em uso na organização. Esta se dá pela aplicação de especificações técnicas e pela existência de um programa de classificação e catalogação de materiais. Outra política básica é o acompanhamento do ciclo dos materiais que visa preparar e programar a introdução dos materiais na organização.

Atualmente as fontes fornecedoras de materiais multiplicaram-se, o que exige especial atenção ao processo de procura e obtenção de materiais.

O transporte é outra preocupação do administrador de materiais, pois o baixo desempenho na sua execução pode comprometer a atividade final da organização. Por isso, deve-se ficar atento às modernas técnicas e equipamentos de transporte, além do bom relacionamento com as empresas prestadoras de serviços nesta área, pois este pode ser um recurso importante de economia de tempo e recursos.

Outra preocupação constante do administrador é a armazenagem, pois além do custo de estoque imobilizado, ainda existe o custo relacionado a posse e conservação da área, conservação dos próprios materiais, e custo do pessoal. É importante a redução da quantidade de material armazenado e uma velocidade maior na entrada e saída dos mesmos nos locais armazenados. Ter atenção às modernas técnicas e equipamentos de armazenagem e embalagem afim de aumentar a eficiência e redução de custos.

Administrar o estoque é outra tarefa que não pode se descuidar, pois sua eficiência leva à redução de materiais armazenados, permite previsão de consumo e aquisições, além de permitir todo o planejamento do ciclo de materiais da empresa.

Todos estes cuidados só serão válidos se a empresa estiver organizada e para isso a empresa deve tomar algumas providências:

1) Organização e Métodos: realizar estudos nos métodos administrativos e de produção, além da organização aos métodos otimizados e vice-versa;

2) Qualidade: atendimento as necessidades do cliente;

3) Informatização: Utilizar esta ferramenta que é muito eficiente para a gestão e administração da empresa, mas para ser útil deve ser empregada conforme a necessidade da empresa.

Concluímos que o administrador de materiais tem uma das principais funções dentro de uma empresa, pois sua análise, organização e previsão é primordial para gerir bem uma empresa.

Etapa 2 – Gestão de Estoque e Compras

Segundo descrito na Revista Negócios de Projeção (Abril 2011) o escopo da Logística é adquirir, manusear, transportar, distribuir e controlar eficazmente os bens disponíveis. Para isso é fácil concluir que os seus principais objetivos são:

• redução dos custos globais;

• altos giros de estoques;

• continuidade do fornecimento;

• obtenção do nível de qualidade desejado;

• rapidez nas entregas; e

• registros, controles e transmissão de dados instantâneos e confiáveis.

Ainda para o autor, o rápido crescimento do comércio internacional e, principalmente, das importações, gerou enorme demanda por logística internacional, uma área para a qual o país nunca havia se preparado adequadamente, tanto em termos burocráticos, quanto de infra-estrutura e práticas empresariais. Este contexto induziu a uma das mais importantes mudanças na prática da logística empresarial, ou seja; o crescente movimento de cooperação entre clientes e fornecedores na cadeia de suprimentos, no conceito de Supply Chain Management.

Para definirmos a importância da Gestão de Estoque e Compras dentro de uma empresa, antes precisamos entender qual a definição. Segundo artigo “O Gerente” a gestão de estoques

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com