Atps Contabilidade Intermediária Etapa 2
Ensaios: Atps Contabilidade Intermediária Etapa 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alewelausen • 4/11/2013 • 639 Palavras (3 Páginas) • 740 Visualizações
ETAPA 2
Passo 1 (Individual)
Ler, individualmente, a RESOLUÇÃO CFC N.º 1.282/10, de 28/05/2010 (que altera a
Resolução CFC n.º 750/93) - no que tange ao Princípio da Competência. Disponível em:
. Acesso em: 28 maio 2013.
Passo 2 (Equipe)
1 Pesquisar os conceitos que definem o Regime de Caixa e Regime de Competência, nos livros disponíveis na biblioteca do Polo de Apoio Presencial ou na internet e no material disponível em:
. Acesso em: 28 maio 2013.
2 Elaborar uma resenha, em no máximo uma página, explicando o conceito dos regimes pesquisados. Citar três exemplos de eventos que mostrem que a sobra do dinheiro no Caixa não é sinônimo de lucro.
Regime de Competência e Regime de Caixa:
1)Regime de Competência:
O registro do documento se dá na data do fato gerador (ou seja, na data do documento, não importando a data do pagamento ou recebimento)
A Contabilidade se utiliza do Regime de Competência, ou seja, são contabilizados como Receita ou Despesa, os valores dentro do mês de Competência (quando gerados), na data onde ocorreu o fato gerador, na data da realização do serviço, material, da venda, do desconto, não importando para a Contabilidade quando será pago ou recebido, mas sim quando foi realizado o ato.
2)Regime de Caixa:
Diferente do Regime de Competência o Regime de Caixa, considera o registro dos documentos quando estes foram pagos, liquidados, ou recebidos, como se fosse uma conta bancária.
Porém para se medir os resultados de uma Companhia, recomenda-se que se utilize do Regime de Competência, onde além de se considerar as vendas efetuadas, as despesas realizadas, também considera-se a depreciação, que no Regime de Caixa não se considera.
A depreciação do bens parece não ser importante, mas é, uma vez que no futuro a Empresa precisará repor esse bem, por isso há necessidade de averiguar se o que a empresa ganha hoje, o seu lucro, cobre também essa depreciação.
Exemplos de eventos que mostrem que a sobra de dinheiro no Caixa não é sinônimo de lucro:
a) Venda a vista de itens comprados a prazo
b) Venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores
c) Recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas)
d) Entrada de dinheiro originada em outras fontes que não seja a venda (venda de um bem imobilizado, empréstimos, ...)
Passo 3 (Equipe)
1 Ajudar o contador da empresa a contabilizar a operação descrita neste passo, de acordo com o Regime de Competência, e responder às questões a seguir, considerando que:
A Companhia Beta contratou, em 01/08/2010, um seguro contra incêndio para sua fábrica, com prazo de cobertura de três
...