Atps DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Projeto de pesquisa: Atps DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: piroktes • 14/9/2014 • Projeto de pesquisa • 3.791 Palavras (16 Páginas) • 229 Visualizações
UNIVERSIDADE ANAHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP
PÓLO FORTALEZA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CONSISTE EM UM PROCESSO DE ENRIQUECIMENTO DOS PAÍSES, ASSIM COMO DE SEUS HABITANTES, OU SEJA, NA ACUMULAÇÃO DE ATIVOS INDIVIDUAIS OU PÚBLICOS E TAMBÉM DE UM CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO NACIONAL E PELA REMUNERAÇÃO RECEBIDA PELOS QUE PARTICIPAM DA ATIVIDADE
ECONÔMICA.
TUTORA;
PROF.ª Renata Machado Garcia Dalpiaz
FORTALEZA
JUNHO 2014
INTRODUÇÃO:
Este trabalho visa elaborar um Artigo Científico que compare o desenvolvimento econômico dos países do BRICS - Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul evidenciando a influência do bloco na economia mundial. Facilitando a compreensão de cenários e textos econômicos, conhecimento este, de suma importância para enfrentarmos os desafios do mercado de trabalho,
temos como objetivo analisar o desempenho científico e compara o grau de desenvolvimento econômico dos países do agrupamento (BRICS) a partir da análise de produção científica. Os procedimentos para o desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO;
CONCEITOS SOBRE PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) POR HABITANTE, ÍNDICE DE GINI, CURVA DE LORENZ E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)
.PIB: O Produto Interno Bruto (PIB)
É o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.
A fórmula para o cálculo é a seguinte:
A fórmula utilizada para calcular o PIB é:
PIB=C+I+G+X+M
Sendo que:
C – Consumo Privado
I – Total de Investimentos no período
G – Gastos do Governo
X – Volume de Exportações
M – Volume de Importações
São medidas, a produção na indústria, na agropecuária, no setor de serviços, o consumo das famílias, o gasto do governo, o investimento das empresas e a balança comercial. Entra no cálculo o desempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços.
ÍNDICE DE GINI: É uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tornasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. (PLT 682 – pg 34)
O coeficiente de Gini (ou índice de Gini) é um cálculo usado para medir a desigualdade social, desenvolvido pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912. Apresenta dados entre o número 0 e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda (onde todos detêm a mesma renda per capta) e um que corresponde a uma completa desigualdade entre as rendas (onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detêm toda a renda e os demais nada têm).
Gini mede o coeficiente através de pontos percentuais (que é igual ao coeficiente multiplicado por 100).
O gráfico acima representa a fórmula utilizada para se obter o coeficiente de Gini, cuja linha horizontal representa a porcentagem total de pessoas e a linha vertical, a porcentagem total da renda da região a ser calculada. A linha diagonal representa uma igualdade perfeita entre pessoas e renda, vem representada pela linha curva. Logo, segundo o gráfico a fórmula de Gini é: a / (a+b).
índice de Gini é calculado a partir da área formada pela Curva de Lorenz e a linha de perfeita igualdade. Dividindo essa área a pela área de plena desigualdade, formada pela área do triângulo ABC, tem-se: G= a/a+b
CURVA DE LORENZ: A Curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partit da ordenação da população pela renda. Em termos práticos, para obter a Curva de Lorenz, seguem-se os seguintes passos:
a) Ordena-se a população por renda domiciliar per capita.
b) No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%.
c) No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.
A curva de Lorenz é um simples instrumental gráfico e analítico que nos permite descrever e analisar a distribuição de renda em uma sociedade, além de permitirem que ordenamos distribuições de renda sob um ponto de vista de bem-estar.
A curva Lorenz é uma curva que expressa a relação entre a proporção de pessoas com renda pelo menos tão elevada do que determinado valor e a proporção de renda recebida por essas pessoas.
A curva de Lorenz é representada por uma função L(P), que corresponde à fração recebida pelo p-ésima fração inferior da população, quando a população está ordenada por renda de forma crescente.
A inclinação da curva é sempre positiva e é convexa, e L(0) = 0 e L(1)=1
A linha L(p)=p é a linha de perfeita igualdade, e corresponde à linha OB, no gráfico abaixo, e a uma situação na qual todos receberiam o mesmo montante.
A linha de extrema desigualdade corresponde aos segmentos AO e AB, e a uma situação na qual todos recebem zero com exceção do mais rico, que recebe o total da renda.
A curva de Lorenz sempre se encontra entre a linha de perfeita igualdade e a de extrema desigualdade.
Quando mais próxima ela estiver da linha de perfeita igualdade, mais igualitária distribuição de renda.
...