Atps De Administração
Ensaios: Atps De Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suzy26 • 21/11/2013 • 3.337 Palavras (14 Páginas) • 291 Visualizações
Resumo
Este foi um trabalho elaborado com o objetivo de abordar as características marcantes das teorias propostas pelos precursores da Administração, Taylor e Fayol, colocando em vista os princípios e suas contribuições que as suas respectivamente propostas possibilitaram as empresas naquela época. Assim como as Teorias de Taylor e Fayol e as demais Teorias Administrativas que surgiram posteriormente, tem em seu conjunto, uma série de normas que se complementam para ser levada ao dia a dia das pessoas e das organizações, com o objetivo principal em gerar desenvolvimento funcional, atingindo-se assim a máxima eficiência e eficácia gerando produtividade e lucro.
SUMÁRIO
Introdução... 4
Administração – A Evolução das Teorias... 5
Ênfase nas Tarefas... 6
Administração Científica... 6
Ênfase na Estrutura... 7
Teoria Clássica da Administração... 7
Teoria da Burocracia... 7
Teoria Estruturalista... 8
Ênfase nas Pessoas... 8
Teoria das Relações Humanas... 8
Teoria Comportamental... 9
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional... ...9
Teoria dos Sistemas... 10
Teoria da Matemática... 10
Teoria da Tecnologia da Informação... 11
Teoria da Contingência... 11
Ênfase nas Competências e na Competitividade... 12
A Administração Hoje e as Tendências para o Futuro... 12
Administração por Objetivos... 13
Quadro Comparativos das Teorias da Administração... 14
Considerações Finais... 15
Referências Bibliográficas... 16
Introdução
Em todas as disciplinas e áreas do conhecimento, seja ela exata humana ou biológica, é de fundamental importância o estudo investigativo dos primeiros pensadores de determinado assunto, bem como de suas respectivas teorias, princípios e fórmulas.
Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social baseado na evolução humana, problemas quais essas teorias pretendiam solucionar, trata-se também da Administração ser uma habilidade humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias. As características marcantes principalmente de Taylor evidenciaram suas contribuições para época, apontando as razões que fizeram surgir às abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração.
Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição: dá maior ênfase ao elemento humano na organização, focaliza a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é nos objetivos em vez de nas atividades, incluiu o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar.
ADMINISTRAÇÃO – A EVOLUÇÃO DAS TEORIAS
Sócrates, aproximadamente 400 A.C., acreditava ser a administração uma habilidade pessoal, dissociada da experiência e do conhecimento técnico. Hoje, podemos afirmar que a Administração é, além de uma habilidade humana, uma ciência, uma arte e uma técnica.
A Administração surgiu como uma necessidade das civilizações antigas organizarem seus métodos de trabalho, gerenciarem seus recursos para garantir sua sobrevivência. Contudo, isto acontecia de uma forma intuitiva, tangida pela necessidade e condição cognitiva do homem. No período feudal, a administração acontecia nas relações dos senhores com os servos, entre nobres e camponeses mas de forma empírica, desprovida de qualquer intenção de tornar a Administração uma ciência, um método organizado e conscientemente planejado.
A partir da Revolução Industrial, as organizações passaram a sentir a necessidade de criar métodos de organizar as atividades internas, notadamente a produção no interior das fábricas que começava a acontecer de forma desordenada. A Revolução industrial é considerada o fator decisivo para despontá-lo da administração como ciência.
Ao analisarmos as duas últimas décadas do século XIX, o quadro era de expansão maciça da indústria, e cresciam os grandes impérios capitalistas. No início do século XX a situação se agravou, com o crescimento dos mercados, a diversificação de produtos e consumidores, a expansão das linhas de produção e os continuados riscos, em um emaranhado complexo e interminável. Algo deveria ser feito para racionalizar o trabalho e aumentar a eficiência.
A chamada Abordagem Clássica tem início nos primeiros anos do século XX com dois engenheiros profissionais, preocupados em resolver os problemas reinantes.
Seus estudos e experiências tiveram como fundamento a análise do trabalho que era executado, extraindo dessas observações suas conclusões. As operações, as tarefas e as atividades foram exaustivamente analisadas e permitiram o estabelecimento de suas ideais teóricas.
Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), americano, preocupado em aumentar a eficiência no setor industrial, por meio da racionalização do trabalho, deu origem com seus estudos à Administração Científica.
Henri Fayol (1841 – 1925), francês, também preocupado com a eficiência das empresas, por intermédio de sua organização, deu origem à Teoria Clássica.
Ênfase nas Tarefas
Administração Científica
A Administração Científica teve início no começo do século XX, sendo seu fundador o engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, cujas ideias provocaram uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo
...