Atps De Contabilidadade
Exames: Atps De Contabilidadade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sheilaramos • 27/3/2015 • 4.397 Palavras (18 Páginas) • 236 Visualizações
POLO ROSEIRA
ADMINISTRAÇÃO – 2º SEMESTRE
TRABALHO DE TEORIA DA CONTABILIDADE
INTRODUÇÃO
Este trabalho fala sobre a contabilidade sua origem que já vem de tempos muito remotos. Antes de Cristo tendo vários relatos de que nos tempos antigos já se usava a contabilidade para controlar tanto o crescimento dos bens como também a produção dos mesmos.
Podemos dizer também que é o fornecimento de informações de caráter financeiro e de estrutura social dos usuários internos e externo de uma entidade.
A contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos que surgiu pela necessidade do próprio gestor do patrimônio.
O propósito era conhecer,controlar,medir resultados,obter informações sobre produtos mais rentáveis fixar preços e analisar a evolução de seu Patrimônio.
ETAPA 1
RELATÓRIO
A origem da contabilidade já vem de tempos muito remotos, superior a era cristã, muito antes de Cristo tendo vários relatos de que nos tempos antigos já se usava a contabilidade para controlar tanto o crescimento dos bens como também a produção dos mesmos. Onde um pastor controlava seu rebanho com pedrinhas, pois naquela época não existia números e nem moedas, então ele controlava o crescimento do seu rebanho com pedrinhas guardando as mesmas com muito cuidado pois aquelas pedrinhas representava a sua riqueza.
Agora os primeiros relatos da existência da contabilidade vêm da época dos fenícios, sumérios, babilônicos e assírios onde faziam seus registros contábeis em peças de argila chamadas de tabuas Uruk, seus registros eram feitos com figuras e números gravados nestas tabuas como figura de animais e o números que correspondia a quantidade existente na época tendo assim um certo controle do seu rebanho ou produto. A um tempo atrás foram encontrados em uma escavação na Caldéia onde viveu Abraão, personagem bíblico, vários documentos contábeis, onde estava registrado varias contas de material e mão de obra. Então podemos ver que há 5.000 anos antes de Cristo o homem já mantinha registro dos seus gastos; segundo os historiadores da Contabilidade o acervo mais rico esta entre os egípcios seus registros remontam a 6.000 antes de Cristo, sua escrita eram feitas pelo Fisco Real um profissional importantíssimo e serio que tinha como função inscrever os bens móveis e imóveis, estabelecendo assim uma forma de controle administrativo e financeiro primitivo mas que funcionava.
Tudo indica que foram os egípcios os primeiros a utilizar o valor monetário em seus registros uma moeda, cunhada em ouro e prata chamada “Shat”, já os gregos copiaram a moeda egípcia apenas aperfeiçoando o modelo e estendendo os escritos contábeis a varias outras atividades assim como a administração publica, privada etc... Podemos notar e ver muito claramente que na bíblia temos muitos relatos de controles contábeis, em um deles o próprio Jesus sita um relato em Lucas capitulo 16 versos de 1 a 7 onde um administrador fraudou seu senhor modificando os registro de valores que recebeu dos devedores. E temos vários, a bíblia esta rica em relatos de registros contábeis, no livro de Jó Capitulo 1, verso 3, Os bens de Salomão em 1º Reis capitulo 4, verso de 22 a 26 e capitulo 10 verso de 14 a 17 entre vários outro, sendo assim podemos comprovar que, nos tempos bíblicos o controle de ativos era uma pratica muito comum.
Pelo fato de não sabermos escrever há mais de 20.000 anos atrás, o homem criou uma forma primitiva o desenho onde registrava seus feitos durante o dia. Ele caçava apanhava frutos e registrava tudo isso em desenhos ou pinturas nas paredes de cavernas então pode-se concluir que nascia ai a necessidade de controlar suas atividades e de certa forma sua produção.
Podemos observar que contabilidade possui algo em comum com a arte, a escrita e a matemática, pois são ciências que surgiram ao ser usar com uma forma de registros do cotidiano; contudo com o advento do papiro no Egito a contabilidade só teve a ganhar, pois à partir dai seus registros passaram a ser escritos em livros contábeis, e segundo alguns estudiosos foi as escritas contábeis que deu origem a escrita comum e não o inverso. De acordo com Sá na antiguidade era muito frequente o uso de livros principalmente pelos romanos com vários livros um para cada objetivo como fabricação de vinhos, azeites e até dos bens patrimoniais. Já nas partidas dobradas ou método Veneziano existem varias especulações sobre o surgimento desta técnica, mas seu autor na verdade é desconhecido. Vários fatos alavancaram seu surgimento o maior deles foi o crescimento do capitalismos da idade media. O franciscano italiano frei Luca Pacioli publicou em novembro de 1494 a primeira literatura contábil relevante, consolidando o método das partidas dobradas, como do fenômeno patrimonial com os termos de Débito e Crédito, o conceito é utilizado para justificar as partidas dobradas e também exige o reconhecimento dos dois lados da cada transação, usando-se os sinais positivos e negativos quanto em duas colunas com Débito e Crédito. Devemos salientar que não foi o frei o descobridor nem o criador das partidas dobradas ele assim como vários outras pessoas apenas aprimorou o conhecimento sobre o assunto, pois ela já era usada desde o século Xlll. A grosso modo a essência deste método, é que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder a um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados, ou simplificando: não há debito sem credito correspondente; é o sistema padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras.
ETAPA 2
Questionário:
1. Qual o objetivo da Contabilidade?
É fornecer informações da sua situação financeira, controlar e organizar as finanças das empresas e também para controlar o patrimônio das entidades e organizações, ou seja prover os usuários de dados para tomada de decisões.
2. Quais seus principais usuários e suas necessidades?
São os sócios, proprietários ou quotistas de uma determinada entidade, como também as entidades e organizações que utilizam a contabilidade para
...