Atps De Contabilidade- Etapa 4 - 3° Semestre
Artigo: Atps De Contabilidade- Etapa 4 - 3° Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NayaraAdm • 24/4/2013 • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 849 Visualizações
ETAPA 4 – PASSO 1
Ativo.
Em contabilidade, Ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direito e assemelhado que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.
Formas de Avaliação do Ativo.
O balanço é um documento essencial para a análise financeira. O balanço tem de respeitar a equação fundamental da contabilidade financeira: Ativo = Passivo + Capital Próprio.
De acordo com a técnica de contabilidade financeira, na categoria ativo do balanço patrimonial, as contas devem estar dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nela registrados, dividido em dois grupos principais: ativo imobilizado (ou não circulante) e ativo circulante.
Divisão detalhada de ativos do balanço patrimonial:
Imobilizado (não circulante):
Imobilizado incorpóreo
Exemplo: trespasses.
Imobilizado corpóreo
Exemplos: terrenos e recursos naturais, edifícios e outras construções, equipamentos, ferramentas.
Investimentos financeiros
Exemplos: partes de capital em empresas do grupo, títulos e outras aplicações financeiras (ver Ativo financeiro).
Circulante
Existências
Exemplos: semi-produtos, mercadorias.
Dívidas de terceiros de curto prazo
Exemplos: dívidas de clientes, títulos a receber de clientes, dívidas de cobrança duvidosa de clientes, dívidas do estado e outros entes públicos.
Depósitos bancários e caixa
Exemplos: depósitos bancários, dinheiro em caixa.
Acréscimos e deferimentos
Exemplos: acréscimos de proveitos, custos diferidos.
Ativo financeiro
Ativo financeiro é um valor mobiliário que representa direitos sobre ativos reais que podem ser tangíveis (edifícios, equipamentos, etc.) ou intangíveis (conhecimentos tecnológicos, marcas, patentes, etc.).
Ativo financeiro é todo e qualquer título representativo de parte patrimonial ou dívida (ações, dinheiro, letra de câmbio, etc.).
Categoria de ativo empregada nos balanços que compreende os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.
A valorização de um ativo financeiro está dependente que ocorra uma variação do risco associado a esse ativo num dado intervalo de tempo. O conceito de investimento envolve dois aspectos muito importantes: Tempo e Risco. Investir significa "sacrificar algo agora" para obter "benefícios no futuro".
Ativo Intangível
O ativo intangível é um grupo do Balanço Patrimonial, que tem como principal característica a potencialidade de gerar benefícios futuros para as empresas. De acordo com Hendriksen e Breda (1999), ativos devem ser definidos como potenciais fluxos de serviço ou como direitos a benefícios futuros que estão no controle da organização.
Definição de ativos intangíveis
De acordo com a lei 11, 638, de 28 de dezembro de 2007, ativo intangível são direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados á manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquiridos
PASSO 2.
Passivo.
Representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros.
É tudo que deve; as dívidas que ela contraiu.
Assim se uma empresa adquire um veículo para pagamento a prazo, a posse do mesmo representa um ativo. Mas por outro lado, a empresa passa a ter uma obrigação para com a pessoa ou empresa que vendeu o veículo.
Assim, ela passa a ter uma obrigação, que representa um passivo exigível.
Exemplos de passivos:
Duplicatas a pagar, salários a pagar, aluguéis a pagar, encargos sociais a pagar, juros a pagar, impostos a pagar
Passivo Corrente
De acordo com a norma IAS 1, um passivo deve ser classificado como corrente quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:
a) espera-se que seja liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade;
b) está detido essencialmente para a finalidade de ser negociado;
c) deverá ser liquidado num período até doze meses após a data do balanço; ou
d) a entidade não tem um direito incondicional de diferir a liquidação do passivo durante pelo menos doze meses após a data do balanço.
Todos os outros passivos devem ser classificados como não correntes.
Alguns passivos correntes, tais como dívidas a pagar comerciais e alguns acréscimos de custos relativos a empregados e outros custos operacionais, são parte do capital circulante usado no ciclo operacional normal da entidade. Tais itens operacionais são classificados como passivos correntes mesmo que estejam para ser liquidados mais de doze meses após a data do balanço.
Patrimônio Liquido.
O Patrimônio Líquido é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas.
A partir de 01.01.2008, por força
...