Atps De Desenvolvimento Economico
Artigo: Atps De Desenvolvimento Economico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 12345678ab • 19/8/2013 • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 532 Visualizações
1. Introdução
Muita gente confunde os conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico. Crescimento Econômico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, uma elevação da produção da região estudada. O PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período. Já o conceito de Desenvolvimento Econômico está relacionado à melhoria do bem estar da população.
O desenvolvimento é medido através de indicadores de educação, saúde, renda, pobreza, etc. Atualmente o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH é o critério mais utilizado para comparar o desenvolvimento de diferentes economias. O IDH varia entre 0 e 1, numa analogia grosseira: o IDH do Inferno seria 0 e o IDH do Paraíso seria 1. Alguns países do Norte da Europa como a Noruega e a Suécia possuem IDH próximos a 0,95 (quase o paraíso!), enquanto que muitos países africanos possuem IDH inferior a 0,6. Países ricos tendem a ser mais desenvolvidos, no entanto crescimento não garante o desenvolvimento.
2. Desenvolvimento
2.1. Indicadores do desenvolvimento econômico
Produto Interno Bruto (PIB)
O PIB é um indicador de desempenho econômico, calculado no Brasil pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O PIB real mede o produto total de bens e serviços de um país e, portanto, a capacidade desse país de satisfazer as necessidades e desejos de seus cidadãos. O PIB cresce quando os fatores de produção aumentam ou a tecnologia avança. Admite-se que, no longo prazo, a capacidade de um país de produzir bens e serviços determina o nível de vida de seus cidadãos.
Mas afinal o que é PIB? É o produto interno bruto agregado que expressa o total da produção final de bens e serviços finais produzido em determinado período de tempo.
PIB = C + G + I + (X – M)
Sendo
G = Consumo do governo
C = consumo das famílias
I = investimento bruto
X = exportações de bens e serviços
M = importações de bens e serviços
Nesta abordagem, o aumento do bem estar econômico e a melhora na qualidade de vida (incluindo lazer saúde, cultura e educação) são conseqüências da maior circulação de dinheiro em um país. De maneira resumida, quanto maior o PIB mais desenvolvido seria um país.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Como o PIB pretende medir o desenvolvimento econômico sem levar em conta aspectos como ao bem estar social (que inclui saúde e educação), surgiu o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que mede a média das realizações de um país em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: uma longa expectativa de vida, o conhecimento e um padrão de vida digno para a população.
A longevidade é medida pelos números de expectativa de vida ao nascer.
A renda é medida pelo PIB per capita, corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país.
A escolaridade é avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matricula em todos os níveis de ensino.
Seu cálculo vai de 0 (zero) a 1 (um), sendo que quanto mais próximo da unidade, mais desenvolvido é considerado o país.
Calculando o IDH
O calculo do IDH de uma localidade faz-se com a seguinte média aritmética:
IDH = L + E + R / 3
Onde: L = longevidade ; E = Educação e R = renda
Veja estrutura para calculo do IDH
Figura1. Estrutura para cálculo do IDH
Antes de calcular o IDH, deve-se calcular os índices de cada dimensão e, para isto, são estabelecidos valores mínimos e máximos para cada indicador.
Veja os valores máximos e mínimos de cada dimensão para o cálculo do IDH
INDICADOR VALOR MÁXIMO VALOR MÍNIMO
Expectativa de vida Anos 85 25
Alfabetização de adultos % 100 0
Educação geral % 100 0
PIB per capita US$/hab. 40.000 100
Tabela 1. Valores máximos e mínimos de cada dimensão para o cálculo do IDH.
O desempenho em cada dimensão é expresso por um valor entre 0 e 1:
ÍNDICE DA DIMENSÃO = Valor real – Valor mínimo
...