Atps De Desenvolvimento Economico
Ensaios: Atps De Desenvolvimento Economico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: francileia • 14/9/2013 • 8.575 Palavras (35 Páginas) • 402 Visualizações
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância
Administração
5ª Semestre
Desenvolvimento Econômico
Tutora EAD: Profa. Ma Renata M. G. Dalpiaz
Tutor presencial: Reginaldo Camelo
Acadêmicos: Harrison Nogueira Ferreira RA 287284
Gibran Júnior C. da Silva RA 289326
Jarbas Caires Fernandes RA 286679
Titulo: Desenvolvimento Econômico
Ananindeua, 20 de Junho de 2013
INTRODUÇÃO
Desenvolvimento Econômico
O desenvolvimento econômico é um processo pelo qual a renda nacional real de uma economia aumenta durante um longo período de tempo. A renda nacional real refere-se ao produto total do país de bens e serviços finais, expresso não em termos monetários, mas sim em termos reais: a expressão monetária da renda nacional deve ser corrigida por um índice apropriado de preço de bens e consumo e bens de capital. E, se o ritmo de desenvolvimento é superior ao da população, entãoa renda real per capta aumentará. O processo implica a atuação de certas forças, que operam durante um longo período de tempo e representam modificações em determinadas variáveis. Os detalhes do processo variam sob condições diversas no espaço e no tempo, mas, não obastante, há algumas características comuns básicas, e o resultado geral do processo é o crescimento do produto nacional de uma economia que, em si própria, é uma variação particular a longo prazo. É um conceito que por sua amplitude aproxima a economia das demais ciências sociais. Sua caracterização não se restringe ao crescimento da produção em uma região, mas trata principalmente de aspectos qualitativos relacionados ao crescimento. As medidas de desenvolvimento econômico apresentam-se de três formas – o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mas, reconhecendo, desde logo, que diversos outros índices e indicadores podem ser utilizados para qualificar o tipo de desenvolvimento e a comparação com outros países ou regiões. O Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul são considerados os cinco países mais emergentes do mundo. Para fazer referencia a esses países, o banco de investimentos Goldman Sachs criou o termo BRICS, um acrônimo, ou seja, uma palavra formada pelas primeiras letras dos nomes dos países, que deve ser pronunciado como uma sílaba, não letra por letra. Importante ressaltar que não se trata de um bloco econômico, embora esses países tenham assinado, em 2002, uma série de acordos comerciais e de cooperação, com o objetivo de promover o crescimento de suas economias.
DESENVOLVIMENTO
ETAPA1
Passo1
Dados e Conceito PIB por Habitante
O PIB constitui um indicador da atividade econômica de um determinado país na medida em querepresenta o valor total da produção de bens e serviços.
Dividindo o PIB pelo total da população obtém-se o PIB per capita, indicador que mede o grau de desenvolvimento econômico de um país. Dado que os preços dos produtos e serviços podem variar fortemente entre países. O PIB per capita é por vezes ajustado às paridades do poder de compra entre países.
O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).
A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte: PIB = C+I+G+X-M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).desta região. O PIB do Brasil no ano de 2011, em valores correntes, foi de R$ 4,143 trilhões (crescimento de 2,7 % sobre o ano de 2010). O Brasil é um país que tem um estado grande em termos de carga tributária, especialmente se consideramos seu nível de renda per capita, mas cuja força é apenas média. Os Estados Unidos, por exemplo, são exemplo de estado forte cujo tamanho, em termos de carga tributária, é médio (30% do PIB). Já a França e a Suécia, com cargas tributárias respectivamente de 45 e 55% do PIB aproximadamente, são exemplos de Estados fortes e grandes. O tamanho do aparelho do Estado, portanto, não garante sua força.
Índice de Gini
É uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano CorradoGini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdadae distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade.Embora comumente utilizado na análise da distribuição de renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini Locacional é um indicador do grau de concentração espacial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica, um estado, uma região, ou mesmo todo o País. Neste caso, verifica-sequais atividades são regionalmente mais concentradas.
O índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz, um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.
Curva de Lorenz
É uma representação gráfica construída apartir da ordenação da população pela renda.
A curva de Lorenz é representada por uma função L(P), que corresponde à fração recebida pela ésima fração inferior da população, quando a população
...