Atps De Equções Diferenciais
Exames: Atps De Equções Diferenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatibs • 6/12/2013 • 1.299 Palavras (6 Páginas) • 413 Visualizações
Resumo
Resumo dos capítulos I e II do livro do PLT
1.1 O papel da Análise na Engenharia Econômica
O nosso mundo diariamente está sujeito à variações na economia,ocasionando preocupações e com consequências problemas, para as pessoas e instituições com relação à valorização e desvalorização de capital ou bens em si, necessitando de estratégias econômicas para suprir tais problemas. Portanto, o conceito de Análise de Investimentos pode ser considerado um conjunto de técnicas que permitem a comparação e resolução de problemas simples, intermediários ou complexos entre os resultados de tomada de decisões referentes a alternativas diferentes de forma científica. Nessas comparações, as diferenças que marcam as alternativas devem ser expressas tanto quanto possível em termos quantitativos. Para expressar em termos quantitativos as diferenças entre as alternativas em uma tomada de decisão usa-se basicamente da Matemática Financeira.
A Engenharia Econômica é, em boa parte, uma aplicação das técnicas de Matemática Financeira nos problemas de tomada de decisões. É um conjunto dos métodos utilizados nas análises de investimentos e das técnicas empregadas na escolha da melhor alternativa.
Exemplos típicos de problemas de Engenharia Econômica são:
1. Efetuar o transporte de materiais manualmente ou comprar uma correia transportadora.
2. Construir uma rede de abastecimento de água com tubos de menor ou maior diâmetro.
3. Comprar um veículo a prazo ou a vista.
2 PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
2.1 Tomada de Decisão Racional
Se faz necessário ter pelo menos duas alternativas. Ter base racional
Passos para tomada de decisão:
- Reconhecimento do problema ;
-Definição do Problema;
-Coleta de Dados relevantes;
- Identificação das alternativas viáveis;
- Escolha do critério de julgamento da melhor alternativa ;
-Construção de inter-relações entre o objetivo, as alternativas e o critério ;
-Predição dos resultados para cada alternativa;
- Escolha da melhor alternativa para atingir o objetivo.
O processo de análise da decisão envolve diversas alternativas que deverão ser analisadas com cuidado, a fim de escolher a melhor decisão possível. Processo da Tomada de Decisão é saber qual a melhor decisão a ser tomada, em relação a mudança nas atividades da organização, ou seja, é ter informações corretas e precisas para sua implementação e direcioná-las para a melhoria contínua dos processos. É o momento em que as decisões são colocadas em prática, por isso é necessário que o gerente esteja convicto da sua decisão antes de coloca-la em ação. Precipitar-se: chegam a conclusões sem analisar os aspectos, considerados importantes para tentar compreender como as decisões devem ser tomadas. Falta de controle estrutural: deixam se influenciar pelas estruturas dos outros ou não definem o problema de maneira consciente, ou seja, de mais de uma forma. Excesso de confiança em seu julgamento: sentem-se seguros demais com relação à suas hipótese e opiniões que deixam de colher informações factuais importantes. Fracasso em grupo: deixam de gerenciar o processo de tomada de decisão do grupo acreditando que as escolhas serão automaticamente boas, devido a presença de pessoas inteligentes no grupo. Deixar de conferir seu processo de decisão: este erro pode abranger todos os demais uma vez que os gestores/executivos não elaboram uma abordagem organizada para compreender sua própria decisão. Questões Rotineiras: ocorrem quando uma mesma circunstância se repete e elegem-se questões específicas para resolve-las. Questões de Emergência: este tipo de questão pode ocupar muito tempo do gerente, pois, são as questões inéditas que surgem e as decisões precisam ser baseadas nos fatos que as cercam. Questões Estratégicas: estas envolvem a fixação de metas e prioridades, além dos decorrentes projetos de implementação, ou subdecisões, que são ainda mais difíceis, mas que constituem a principal tarefa de um gerente. Questões Operacionais: estas escolhas são relacionadas especialmente com questões que envolvem funcionários, como contratação e demissão, exigindo na maioria das vezes atenção especial. Estruturar a questão: simplificar o processo de tomada de decisões. Determinar critérios para o raciocínio da tomada de decisão. Colher informações: buscar fatos recomendáveis ou não ao problema/ oportunidade e analisar estes dados positivos ou negativos da mesma maneira, não se deixando influenciar por sua opinião particular. Chegar a conclusões: não podemos acreditar apenas em pontos intuitivos, mas sim ter uma sistemática para resolução do problema, a partir da interpretação de dados coletados. Aprender com Feedback:
...