Atps De Estatistica
Exames: Atps De Estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vascontin • 28/10/2013 • 1.996 Palavras (8 Páginas) • 297 Visualizações
Sumário
1. Introdução Teórica de Estatística...........................................................................................4
2. Pesquisa Prática (Pesagem)....................................................................................................8
3. Gráficos e representações......................................................................................................9
4. Medidas de dispersão...........................................................................................................10
5. Conclusão..............................................................................................................................13
6. Referências Bibliográficas....................................................................................................14
1. Introdução Teórica de Estatística
O que é Estatística?
Estatística é um conjunto de formas, métodos e técnicas de pesquisa que entre outros envolve o planejamento, a coleta das informações, processamento, análise e conclusão.
O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de Informações permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.
As aplicações da Estatística.
As informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais são de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais no Brasil, que fazem estudos e planejamentos governamentais no país.
Uma ferramenta multidisciplinar.
Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados na previsão de surtos epidêmicos bem como no aprimoramento de processos de gerenciamento, na melhoria de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, tanto na área governamental como na iniciativa privada.
Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. Na área médica, por exemplo, a Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença.
A Estatística permite identificar situações críticas e, consequentemente, atuar em seu controle, desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença como a AIDS. Na área tecnológica, o advento da era espacial suscitou diversos problemas relacionados fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticos mais elaborados, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidas com erros e incerta. Ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticos mais elaborados, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são com erros e incerta.
O mercado de trabalho.
A diversidade de atuação é um dos grandes atrativos da Estatística, que pode promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes em quase todas as áreas do saber: das ciências naturais às sociais. A seguir, algumas das áreas em que a atuação do estatístico adquire maior relevância: Indústria, Área de Recursos Humanos, Universidades e Instituições de Pesquisas, Área de Demografia, Área de Marketing e Análise de Mercado, Área Financeira e Bancária.
Estatística nas Empresas.
Tendo em vista que na sociedade moderna instauraram-se novas exigências de leitura dos códigos e linguagens nos meios de comunicação e no cotidiano das organizações.
Atualmente, quase todos os meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e Internet lançam mão de modelos estatísticos como gráficos, diagramas, tabelas e pesquisas para integrar e enriquecer seus conjuntos de informações a serem divulgadas para a população. E nisso inclui o sistema empresarial que se utiliza da estatística como ferramenta para gerenciar seus atos comerciais.
No mundo atual, a empresa é uma das vigas-mestras da Economia. A direção de uma empresa, de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu gestor a tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitarão seu trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.
Por meio de coleta de dados, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.
A Estatística ajudará em tal trabalho, como também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento e na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.
Aplicação da Estatística na área de Administração.
È de grande utilidade a estatísticas nos meios de administração, gestores e administradores, supervisores e até mesmo os funcionários cada vez mais tende a busca conhecimento referente a essa ferramenta, pois como um suporte é de grande valor a utilização desse meio para a diminuição de erros e prejuízos dentro da Organização.
No mundo administrativo a utilização dessa ferramenta cada vez mais é frequente nas estruturas de processo no cotidiano, nesse contexto os métodos utilizados, entram como forma de prevenção de risco e perdas, objetivando a manutenção estrutural das
...