TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Estatistica

Artigo: Atps De Estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP.

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO JUAZEIRO

ADMINISTRAÇÃO

ALUNOS (A):

ANDREA CRUZ DOS SANTOS – RA 360946

HELIO JOSE SOBRINHO – RA 350872

JOSÉ MULLER NUNES LOPES – RA 405027

LUANNA NAADJA DE SOUZA SANTOS – RA 378375

LUCIENE DA SILVA SANTOS – RA 377016

RONALD GOMES DE SOUZA PEREIRA DIAS – RA 378751

TAMIRES FÉLIX DA SILVA – RA 377998

ATPS: ESTASTÍSTICA

PROFESSORA: IVONETE MELO DE CARVALHO

JUAZEIRO-BA

AGOSTO DE 2013

INTRODUÇÃO:

Neste estudo vamos abordar o tema Estatística, a definição dos conceitos iniciais e métodos e também suas aplicações na área da Administração.

Foi realizada uma pesquisa de pesagem em 100 pacotes de café de 500 gramas em um mercado onde serão abordados os resultados da pesquisa através de um relatório final contendo o valor médio de peso dos pacotes, o valor mediano, a moda, a variância e o desvio padrão.

Foram apresentados tabelas e gráficos com frequência absoluta e frequência relativa e também o resultado final da pesquisa com a análise de aprovação ou reprovação do lote.

ESTATÍSTICA E SEUS CONCEITOS

Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

Os dados consistem em informações provenientes de informações, contagens, medidas ou respostas

Existem dois tipos de conjuntos de dados que são chamados populações e amostras.

População: é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.

Amostra: é um subconjunto de uma população.

O fato de um conjunto de dados ser uma população ou amostra depende geralmente do contexto da situação na vida real.

Parâmetro: é uma descrição numérica de uma característica de população.

Estatística: é uma descrição numérica de uma característica da amostra.

O estudo da estatística divide-se em dois ramos principais:

Estatística descritiva: é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

Estatística inferencial: é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

Classificação de dados:

Dados qualitativos consistem em atributos classificações ou registros não numéricos.

Dados quantitativos consistem em medidas ou contagens numéricas.

Outra característica dos dados é o seu nível de medida. O nível de medida determina quais cálculos estatísticos são significativos. Os quatro níveis de medida, do mais baixo para o mais alto, são: nominal, ordinal, intervalar e racional.

Os dados que estão no nível de medida nominal são somente qualitativos. Nesse nível, os dados são categorizados usando-se nomes, marcas ou qualidades. Nenhum cálculo matemático pode ser feito nesse nível.

Os dados que estão no nível de medida ordinal são qualitativos ou quantitativos. Nesse nível, os dados podem ser arranjados em ordem, mas as diferenças entre os registros de dados não são significativas.

Os dados que estão no nível intervalar de medida são quantitativos. Os dados podem ser ordenados e é possível calcular diferenças significativas entre os registros de dados. Nesse nível, um registro nulo representa simplesmente uma posição na escala; o registro não é um zero inerente.

Os dados que estão no nível racional de medida são similares aos do nível intervalar, com a propriedade adicional de que um registro nulo é zero inerente. Uma razão entre dois valores dos dados pode ser formada para que os valores possam ser expressos como múltiplos de outro.

Para coletar os dados há varias maneiras, geralmente, o foco do estudo determina a melhor maneira de coletá-los. Alguns métodos para coletar dados são:

Fazendo um censo, que é a contagem ou medição de toda uma população. O censo fornece informações completas, mas é frequentemente dispendioso e difícil de ser realizado.

Usando uma amostra, que é uma contagem ou medição de parte de uma população. As estatísticas calculadas a partir da amostra são usadas para predizer vários parâmetros populacionais.

Usando uma simulação que é o uso de um modelo matemático ou físico para reproduzir as condições de uma situação ou de um processo.

Realizando um experimento, ou seja, é aplicado um tratamento a uma parte da população e uma segunda parte da população é em geral usada como grupo de controle em que não recebem tratamento ou apenas recebem placebo. Após serem observadas as respostas dos dois grupos, os resultados são comparados.

Para coletar dados não tendenciosos, é importante que a amostra seja representativa da população. Técnicas de amostragem apropriadas devem ser usadas para garantir que as inferências sobre a população sejam validas.

Amostra aleatória: é aquela no qual todos os membros da população têm chances de serem selecionados. Uma amostra aleatória simples é aquela na qual toda amostra possível de mesmo tamanho tem a mesma chance de ser selecionada.

Amostra estratificada: quando for importante que uma amostra tenha membros de cada segmento da população, você deve usar uma amostra estratificada. Dependendo do foco do estudo, os membros da população serão divididos em dois ou mais subconjuntos diferentes, chamados estratos, que compartilham uma característica similar, como idade, gênero, etnicidade ou até mesmo preferência política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com