TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gerenciamento De Custos

Monografias: Atps De Gerenciamento De Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  4.075 Palavras (17 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 17

Sumário.

1-Sumário

2-Introdução.

3-Conceito de Custos (Etapa 1 Passo2)

4-Custos Diretos e Custos Indiretos

5-Gasto, Investimento, Despesa, Desembolso e Perda

6-Custos Fixos e Variáveis

7- Empresa Fictícia Ltda. (Passo 3)

8- Rateio dos custos e despesas por produto.

9-17 - Critérios de departamentalização. (Etapa 2 Passo 2)

18 -Análise do produto mais rentável (PASSO 3)

19- 21- Análise da proposta de fornecimento (Passo4)

22- Bibliografia.

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido através do aprendizado adquirido em sala aula e pesquisas realizadas pelos integrantes do grupo, e tem como objetivo descrever o Gerenciamento Estratégico de Custos.

Estaremos exemplificando temas, Custos, Despesas, Gastos Diretos e Indiretos, Perdas, Desperdícios, Materiais Indiretos, Diretos, Fixos, Variáveis, Semi-Variáveis, Índice de Preço, Despesas Específicos, Custeio, Tipos de Custeio, Departamentalização, Métodos de Custeio, Sistemas de Acumulação de Custos, Mão-de-Obra Direta , Estoque de Produtos em Processo de Elaboração, Custeio de Estoques/ Seleção dos Métodos de Custeio, PEPS/UEPS, Gastos em Empresas não Industriais.

Conquistar e manter a competitividade de uma empresa é um crescente desafio dos gestores empresariais na atualidade.

A implantação

A estruturada organização ou organograma é fundamental para a construção de um sistema de controle e análise de custos. Um organograma bem definido é fundamental para o sucesso do sistema.

Quanto ao processo de produção, sistema de controle e análise deverá ser construído de forma a refletir o processo de produção, ou seja, por encomenda/série, detalhado, departamento, célula, processo etc. Esse sistema não será satisfatório se não atender os objetivos da administração da empresa. O mesmo sistema deve estar preparado para dar informações para o planejamento futuro, e ainda atender à legislação societária e fiscal, calcular, analisar os custos de produção etc.

Esperamos que tenha uma boa leitura e que este venha acrescentar em conhecimentos na sua vida profissional.

CUSTOS

Custo qualquer gasto que é aplicado na produção ou em qualquer outra função de custo, desembolsado ou não. É o valor de compra de bem à ser adquirido, ou é a soma de todos os valores agregados ao bem, desde sua aquisição, até o produto final de comercialização.

A identificação do custo das diferentes atividades da empresa de forma a possibilitar um maior controle dos valores orçados para cada uma delas.

As funções podem concentrar-se em cinco níveis – direção, apoio, gerência, supervisão e execução. Sendo no nível de gerência os custos classificados em três funções distintas:

1) custos de produção – ocorrem no setor de produção e são necessários à fabricação de produtos e serviços.

2) custos administrativos – utilizados para programação e controle, são indispensáveis à execução das políticas e da programação das atividades das empresas.

3) custos de comercialização – são os custos de movimentação e distribuição de produtos. A classificação de custos quanto à função caracteriza-se pela departamentalização dos gastos separando-os por meio de diferentes setores independentemente de sua participação na produção de bens e serviços.

A contabilização dos custos está dividida em dois grandes grupos: patrimoniais e de resultado. Os custos e despesas são alocados em um desses grupos e denominados de custos realizados e a realizar, onde os custos realizados são os consumidos para efeito de resultado contábil do período. Ex.: mão-de-obra, matérias-primas, depreciações, que integram o custo do produto vendido.

Quanto aos custos a realizar, formam as contas patrimoniais referem-se aos produtos que já foram fabricados, no entanto, continuarão classificados como custos a realizar até que estes produtos sejam comercializados, passando então para custos de produtos vendidos.

Custos Diretos e Custos Indiretos

A alocação de cada custo de forma direta a cada tipo diferente de produto ou de função de custo, os quais não haviam sido alocados no momento da ocorrência do custo. É utilizado para avaliar o desempenho de cada produto ou serviço individualmente. Para identificara participação de cada produto no desempenho global da empresa é necessário que sejam classificados em custos diretos e indiretos.

Custos diretos – São gastos diretamente relacionados aos produtos e podem ser mensurados de maneira clara e objetiva, ou seja, referem-se às quantidades de materiais e serviços utilizados na produção de um determinado produto. Ex.: matérias-primas, materiais de acabamento, componentes e embalagens. Em alguns casos, a mão-de-obra aplicada na produção poderá ser considerada um custo direto. Para que isso ocorra, torna-se necessária a mensuração do tempo utilizado na fabricação do produto.

Custos indiretos - São gastos não diretamente relacionados aos produtos, portanto, não são mensuráveis de maneira clara e objetiva. Neste caso, torna-se necessário adotar um critério de rateio (distribuição) para alocar tais custos aos produtos fabricados, como por exemplo: aluguel, manutenção e supervisão da fábrica etc. Esta classificação dos custos em diretos e indiretos tem como objetivo avaliar os estoques de produtos em elaboração e acabados (prontos para a venda).

Gasto, Investimento, Despesa, Desembolso e Perda.

• Gasto – é o valor arcado pela entidade para obter um produto ou serviço, representado pela entrega ou promessa de entrega de algum ativo (dinheiro, bens). Ex.: Gastos com mercadorias, gastos com pessoal etc.

• Investimento – é um gasto efetuado em bens ou serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com