Atps De Projeto Multidisciplinar II
Casos: Atps De Projeto Multidisciplinar II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: noga • 10/9/2014 • 844 Palavras (4 Páginas) • 622 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
Nome e RA
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar ”, sob orientação do professor-tutor a distância Profª .......................................
TAUBATÉ
2012
1.) Introdução;
2) Contribuições de Froebel
3)Atividades lúdicas
- Educação infantil 0 a 5 anos
- Ensino Fundamental 6 a 10 anos
4)Elaboração de atividades lúdicas
- Educação infantil 0 a 5 anos
- Ensino Fundamental 6 a 10 anos
5) Brinquedoteca
6) Ilustrações
7) Conclusão
8) Bibliografia
Introdução
Este projeto multidisciplinar II tem por finalidade demonstrar o significado da brinquedoteca, e de como os jogos lúdicos podem intervir nas habilidades já existentes, ajudando na coordenação motora, raciocínio lógico, e atividades em grupos.
Para Froebel a criança aprende espontaneamente, quanto mais ativa for, mais estará recebendo novos conhecimentos.
“(...) A criança precisa aprender cedo como encontrar por si mesmo o centro de todos os seus poderes e membros, para agarrar e pegar com suas próprias mãos, andar com seus próprios pés, encontrar e observar com seus próprios olhos.” (FROEBEL, 1912)
Contribuições de Froebel
Para Froebel os jogos lúdicos exercitam a mente das crianças para que elas aprendam espontaneamente, assim consistindo em aprimorar suas habilidades já existentes.
Ele diz que nas brincadeiras as crianças tentam compreender o mundo a
fora, imitando os animais elas tentam os entender. Com liberdade de expressões as crianças imitam tudo que as impressionam.
Froebel percebe que por meio das brincadeiras, sons e imagens poderia começar a ensinar linguagens às crianças.
ATIVIDADES LÚDICAS
EDUCAÇAO INFANTIL
Festa das cores
Objetivo: Conhecer cores, formas, memória e atenção
Faixa etária: A partir de 3 anos
Material: Sacola não transparente, objetos coloridos com formatos variados.
O educador expõe todos os objetos falando a forma, seu nome e sua cor. Após um tempo de observação, guarda-os, chama um educando de cada vez, diz o objeto e ele tem que lembrar da cor, ou diz uma cor e o educando fala o nome de um objeto. Ganha quem acertar, e todos os aprendizes podem fazer várias vezes.
ESINO FUNDAMENTAL
Aponte o que ouviu
Objetivo: Agilidade, coordenação geral, coordenação viso-motora.
Faixa etária: A partir dos 7 anos
Material: Nenhum
O orientador organiza a turma em circulo. Convida um voluntario para dar inicio ao jogo que deverá apontar uma parte do seu corpo, afirmando ser outra para um colega do circulo. Por exemplo, “Este é meu
umbigo!”, apontando para o nariz.O jogador por ele escolhido deverá pôr as mãos sobre a parte do seu corpo cujo nome ouviu. Neste caso, coloca as mãos sobre o umbigo e diz, por exemplo: “Este é o meu cabelo!”, o próximo colega a sua direita continuará o jogo. A vitória se dará quando alguém errar. Se ninguém errar, o educador declara toda a turma vencedora.
Elaboração: ATIVIDADES LÚDICAS
EDUCAÇAO INFANTIL
Brincadeira do bate o pé
Objetivo: Agilidade, reconhecer as vogais
Faixa etária: A partir de 3 anos
Material: Nenhum
O coordenador deverá colocar os alunos lado a lado em pé. Ao começar a brincadeira a criança só poderá bater o pé quando ouvir uma vogal. Perde quem
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