Atps Desenvolvimento Economico
Monografias: Atps Desenvolvimento Economico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: catarinala • 24/9/2013 • 5.153 Palavras (21 Páginas) • 529 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PARTICIPANTES:
ALAN CARLOS BEZERRA DA SILVA / RA: 338562
ALINE OLIVEIRA ALVES / RA: 305662
MARIA DANIELE LIMA DE SOUSA / RA: 344262
MARIA DE FÁTIMA VASCONCELOS LOUSADA / RA: 291491
VALQUÍRIA IANA ARAÚJO / RA: 332643
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROFESSORA DA DISCIPLINA:
PROFA. MSC. JULIANA LEITE KIRCHNER
TUTORA A DISTÂNCIA:
SIMONE GARRUCHO
ACARAÚ-CE,
JUNHO DE 2013.
SUMÁRIO
1 ETAPA 1
1.1 Sistema de acumulação de custos.
1.2 Tipos de custos empresariais.
1.3 Qual é o objetivo de uma empresa.
1.4 Atividades de financiamento e investimento para a administração financeira.
1.5 As funções do administrador financeiro.
1.6 Regime de Competência e o Regime de Caixa.
1.7 Relatório Parcial.
2 ETAPA 2
2.1 Tabela – Regime Tributário.
2.2 Por que o dinheiro perde valor ao longo do tempo.
2.3 O que faz o dinheiro perder valor ao longo do tempo.
3 ETAPA 3
3.1 Principais conceitos do orçamento e sua importância.
3.2 Relatório final.
4 Referências Bibliográficas
DESAFIO
O Desafio proposto é a elaboração de um estudo sobre as práticas de finanças nas empresas, de forma a consolidar o conhecimento adquirido com as aulas dadas na disciplina.
Objetivo do Desafio
Estudo sobre as práticas de finanças.
1 ETAPA 1
Esta atividade é importante para você identificar os objetivos dos sistemas de acumulação de custos, os tipos de custos que a empresa pode empregar no gerenciamento, e saber separar os custos que compõem o produto, de acordo com sua natureza.
1.1 SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS.
O Sistema de acumulação de Custos tem por objetivos a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos. O tipo de sistema a ser adotado pela empresa é totalmente dependente do produto ou do serviço produzido, bem como do processo de produção empregado.
O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas à gestão de custos. São classificados quanto:
a) Ao processo produtivo;
b) Ao modelo de gestão.
Principais sistemas de acumulação
• Por ordem - Adotará o sistema de acumulação de custos por ordem ou encomenda a entidade cujo sistema produtivo for predominantemente descontínuo, produzindo bens ou serviços não padronizados e, geralmente, sob encomenda específica dos seus clientes. Ex.: Custo dos projetos.
• Por processo – Sistema de acumulação de custos indicado para bens ou serviços padronizados. Ex.: Custo das atividades. Está associado ao modelo de mensuração. A escolha do sistema de custeio a ser adotado não depende do sistema produtivo da entidade e sim, principalmente, do tipo de informação e de controle que a administração pretende obter a partir do sistema de custeio a ser implantado.
1.2 TIPOS DE CUSTOS EMPRESARIAIS.
• Custo Fixo: custo cujo total permanece constante, independentemente do nível de atividade. Custo fixo unitário decresce com o aumento da produção.
• Custo Variável: custo cujo total varia proporcionalmente à variação nos níveis de atividade. Custo variável unitário é constante.
• Custo Direto: custo que pode ser facilmente e adequadamente identificado ao objeto de custo em consideração.
• Custo Indireto: custo que para ser apropriado ao objeto de custo necessita de um critério de rateio.
• Custeio Integral: Método de custeio que computa os custos diretos e indiretos, internos e externos da cadeia de valores. É aquele que determina a “estocagem” dos custos estruturais.
• Custeio Parcial: custos variáveis diretos que apropria os custos de estrutura (fixos) e os variáveis indiretos, ao período em que ocorram.
• Custo orçado/ estimado: Estes custos são estabelecidos antes de realizar o serviço, através de estudos ou valores escolhidos como amostra de um período.
• Custo padrão: Valor do material, mão de obra ou gastos cuidadosamente apurados, necessários a elaboração de um produto ou serviço.
• Custo histórico: Tem como pressuposto principal a simplificação e contabilização dos valores tais como ocorreram.
• Custeio por absorção – é o método derivado da aplicação dos princípios de contabilidade geralmente aceitos, nascido da situação histórica. Resume-se no critério em que se apropriam todos os custos de produção quer fixos, quer variáveis quer diretos ou indiretos, e tão somente os custos de produção, aos produtos
...