Atps Estatistica
Casos: Atps Estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leonardoaedu • 28/10/2013 • 2.233 Palavras (9 Páginas) • 274 Visualizações
* Pesquisa operacional;
* Análise de processo e quimiometria (para análise de dados da química analítica e da engenharia química).
Estatística forma uma ferramenta chave nos negócios e na industrialização como um todo. São utilizados a fim de entender sistemas variáveis, controle de processos (chamado de "controle estatístico de processo" ou CEP), custos financeiros (contábil) e de qualidade, para sumarização de dados e também tomada de decisão baseada em dados. Nessas funções ela é uma ferramenta chave, e a única ferramenta segura.
Aplicação da Estatística na área de Administração.Em Administração, a análise estatística funciona como uma importante ferramenta para se diagnosticar problemas de gerenciamento em diferentes setores de uma empresa e para propor políticas de investimento mais eficientes dentro da própria empresa.
A Estatística para a Administração na área de Marketing, que se serve de diversos tipos de pesquisas. Por exemplo: querer avaliar a percepção do consumidor com relação à marca, a aceitação de um novo produto, a satisfação do cliente, etc. No RH também há espaço para pesquisa junto aos funcionários, na área de Produção para auxiliar no controle de qualidade. A administração trabalha com muitas informações e das mais variadas áreas, afinal é uma ciência que busca a consecução dos mais variados objetivos nas mais diversas organizações.
“Os campos de aplicação da Estatística são muitos e os mais variados."
Situação problema em que se podem aplicar conceitos estatísticos.
ESTUDO DE MERCADO
O gerente de uma fábrica de detergentes pretende lançar um novo produto para lavar a louça. Ele se encarrega de contratar uma empresa especialista em estudos de mercado para "estimar" a porcentagem de compradores em potencial desse produto.
População: conjunto de todos os agregados familiares do País.
Amostra: conjunto de alguns agregados familiares, inquiridos pela empresa.
Problema: pretende-se, a partir da percentagem de respostas afirmativas, dentre os inquiridos sobre a compra do novo produto, obter uma estimativa do número de compradores na População.
CONCLUSÃO
A sociedade evolui de tal forma que os fatos se sucedem diariamente, necessitando de atenção especial em todos os ramos. A atividade empresarial se depara com novas formas de relacionamentos, seja na gestão de seu RH, na própria situação concorrencial, nas mutações corporativas. Por isso, é possível afirmar que a inserção de determinados mecanismos no cotidiano das pessoas refletem diretamente na gestão empresarial, que deve estar preparada para as transformações
Pode se concluir com esse artigo que a importância da estatística vai alem dos números. Assistir os jornais da TV e ler nas revistas dados, porcentagem, projeções, a bolsa de valores que sobe e desce, reflete apenas o que pesquisas de opinião e previsões dizem. Estatística vai alem. É preciso que esses números sejam confiáveis e tenha garantia de qualidade. O cidadão comum tem que saber avaliar dados e não ser manipulado por números mascarados, para não poder tomar decisões equivocadas e ir de contra os seus próprios interesses. Portanto entender e compreender estatística é ter controle de suas decisões, controle de sua vida. Algumas Aplicações de Técnicas estatísticas com o uso da informática em organizações. Ano: 2010, As técnicas estatísticas são raramente utilizadas nas empresas por serem pouco conhecidas e de difícil operacionalização (cálculos geralmente muito trabalhosos). Com o preço mais acessível de hardware e software, o uso da informática tornou-se muito disseminado nas organizações. Entretanto, nos softwares que possuem uma vasta gama de recursos para um tratamento estatístico de problemas, estes recursos são pouco aproveitados. Isto se deve aos seguintes problemas: a) geralmente, os cursos de estatística apresentam uma linguagem matemática e computacional pesada. (Este fato gera uma desmotivação por parte do administrador na sua utilização b) os especialistas em estatística, de um modo geral, não têm uma formação pedagógica adequada.
Foi feito um levantamento junto a alunos do PEC (Curso de Administração de Segurança do Trabalho e Administração de Marketing) de situações-problema que permitiram tratamento estatístico. A partir de tais situações-problema, foi elaborado um conjunto de exercícios-modelo, com as seguintes características pedagógicas: a) O texto foi escrito numa linguagem intuitiva (não técnica); b) Os dados utilizados nos exercícios-modelo foram baseados em problemas reais. c) Os exercícios-modelo serviram de guia para mostrar como os resultados estatísticos podem ser usados no contexto da organização.
Foi criado material didático escrito em uma linguagem acessível (não técnica) e este material está apoiado no uso do software de planilha Excel, de fácil aprendizagem, custo acessível e bastante disseminado nas empresas. Também foram desenvolvidos programas para o Excel com recursos estatísticos que o mesmo não possui como: teste de contingência (Qui-quadrado), média móvel com sazonalidade, alisamento exponencial (Holt- Winters) e criação de matrizes de distância para análise de agrupamentos (segmentação de mercado).
- CONCEITO E APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA.
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados, assim o objetivo da estatística é a produção da melhor informação a partir dos dados disponibilizados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes de onde estes foram retirados, para assim melhor compreender as situações. Em prática a estatística pode ser uma ferramenta fundamental em várias outras ciências, as organizações modernas estão a cada dia mais dependente dos dados estatísticos para obtenção das informações essenciais e necessárias.
BUSCA DE INFORMAÇÃO REFERENTE ÀS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.
Os administradores utilizam a estatística para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto, etc. É
...