Atps Estatistica
Artigo: Atps Estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ludri • 4/11/2013 • 2.688 Palavras (11 Páginas) • 386 Visualizações
ESTATÍSTICA
Trabalho da Disciplina de Estatística apresentado a Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito para a obtenção da nota na ATPS de Ciências Contábeis.
Profª Ivonete Melo de Carvalho
Tutor Roni Everson Buglia
TAUBATÉ-SP
2013
Dedicamos este trabalho primeiramente a Deus, fonte de poder e sabedoria, a quem sempre buscando apoio e refúgio, aos nossos familiares e amigos que nos incentivaram e nos deram força para continuar batalhando, e aos nossos colegas de classe e professores que acompanharam esta nossa caminhada.
RESUMO
Neste estudo vamos abordar sobre o tema Estatística e sua definição, dos conceitos iniciais e métodos. Serão abordados exemplos de aplicações da estatística na área de Administração e uma pesquisa de peso em 100 pacotes de café de 500 gramas realizado em um supermercado onde serão abordados os resultados da pesquisa, através de um relatório final contendo o valor médio de peso dos pacotes, o valor mediano, a moda, a amplitude e o desvio padrão. Por fim serão mostrados através de gráficos de colunas representando a frequência absoluta e a frequência relativa das pesagens.
PALAVRAS-CHAVE: Estatística, Administração, Empresa.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 7
O QUE É ESTATÍSTICA? 8
APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO 10
COLETA DE DADOS E AMOSTRAGEM 12
RELATÓRIO DOS DADOS COLETADOS 13
TABELA: PRODUTOS E PESOS 14
TABELA DE FREQUÊNCIA ABSOLUTA 15
GRÁFICO DA FREQUÊNCIA ABSOLUTA 15
TABELA DE FREQUÊNCIA RELATIVA 16
GRÁFICO DA FREQUÊNCIA RELATIVA 16
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E DISPERSÃO 17
CÁLCULO DA MÉDIA, MODA, MEDIANA, VARIÂNCIA E DESVIO PADRÃO 18
INTERPRETAÇÃO ESTATÍSTICA 20
CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
A estatística tem por objetivo fornecer métodos de pesquisa e técnicas para lidarmos com diversas situações que permitem o controle e o estudo de fenômenos, fatos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.
Os dados estatísticos são obtidos, classificados e disponibilizados para que possamos utilizá-los no desenvolvimento das atividades do nosso dia a dia. Este trabalho tem como finalidade apontar a importância dos métodos estatísticos que vem sendo utilizados no aprimoramento de produtos, desenvolvimentos de equipamentos, fornecimento de métodos adequados, possibilitando a decisão de novos tratamentos no combate a uma determinada doença.
A estatística fornece ferramentas importantes para definição de metas, avaliando o desempenho e identificando os pontos fracos de cada funcionário, atuando na melhoria de seus processos dentro das empresas e instituições, solucionando vários problemas práticos em varias áreas do saber.
O QUE É ESTATÍSTICA?
É um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento do experimento a ser realizado. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incerteza.
Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos. Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados que, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, é um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. Métodos estatísticos vêem sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos como no aprimoramento de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como na iniciativa privada. A Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. Ela fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença, permite identificar situações críticas e, conseqüentemente, atuar em seu controle, desempenhando um papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença. As informações estatísticas são específicas e eficazes, fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar seu desempenho e identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria de seus processos. A diversidade de atuação pode promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes em quase todas as áreas do saber: das ciências naturais às sociais.
Segue exemplos de algumas das áreas onde a estatística atua:
Indústria: No planejamento industrial, começa na implantação de uma fábrica até
...