Atps Estatistica
Trabalho Escolar: Atps Estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danialban • 26/11/2013 • 961 Palavras (4 Páginas) • 258 Visualizações
1.1 Conceitos da área estatística
1.2 Aplicações da Estatística na área de Administração
1.3 Procedimentos Práticos da coleta de Dados
1.4 Planilha da amostragem de sacos de café
1.5 Tabela da frequência absoluta e frequência relativa
1.6 Gráfico de colunas – frequência absoluta
1.7 Gráfico de setores – frequência relativa
3.0 Apresentação do Resultado Final
4.0 Referencias Bibliográficas
INTRODUÇÃO
O estudo de caso apresentado visa proporcionar aos pesquisadores o desenvolvimento do raciocínio lógico, Crítico e analítico para operar com valores e situações matemáticas de controle presentes nos contextos administrativos e de organização.
A atuação da equipe como supervisores do departamento de controle de uma fábrica irá permitir ao diretor da mesma verificar a efetividade do trabalho da empresa.
Para a efetividade do estudo de caso buscou-se conhecer os conceitos da área estatística, sua utilização e sua aplicação na área da administração.
Na coleta de dados foram adotados procedimentos práticos para facilitar e agilizar a pesquisa.
Posteriormente foram construídas as tabelas de frequência (absoluta e relativa) e respectivos gráficos (colunas e setores).
Foi calculado a variável “peso”, de acordo com os dados coletados: média, moda, mediana, variância e desvio padrão.
O Crescente uso da estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentais em conhecimentos científicos. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre a conjuntura econômica e social.
DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceitos da área Estatística
O Controle Estatístico de Processos e sua aplicação possibilita verificar a qualidade, capacidade de produção, identificando suas características peculiares, oportunidades de melhorias úteis aos operadores responsáveis pelo monitoramento da análise estatística dos dados coletados, ajudando a construir conjecturas na empresa.
Ao utilizar a estatística como uma ferramenta matemática nas organizações, é possível coletar dados, organizar, apresentando informações claras e objetivas que ajudarão a identificar falhas e acertos.
A estatística é uma ciência que a cada dia é mais utilizada como uma ferramenta que colabora com os estudos organizacionais, especialmente no gerenciamento e controle de qualidade.
O controle de qualidade proporciona uma solução na redução de custos, de desperdícios, na normalização da produção, ajudando as organizações a aperfeiçoarem seus recursos tornado as mais sólidas e competitivas.
Segundo Ramos (2007), a estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano.
A direção de uma empresa exige do seu gestor a tarefa de tomar decisões; o conhecimento e o uso da estatística facilitarão o trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.
A estatística mensura os indicadores de controle, ajudando na seleção e organização da estratégia a ser adotada na empresa, para verificar e avaliar a qualidade e quantidade do produto e os possíveis lucros e/ou perdas.
Para Ramos (2007), os métodos estatísticos formam uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para os problemas de várias áreas do conhecimento humano para que sejam investigados e solucionados. Ela é conhecida como um campo da ciência e é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente da sociedade.
As informações estatísticas são concisas, especificas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar seu desempenho, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.
2.2 – Aplicação da Estatística na área de Administração
Os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento sempre que estiver envolvido a coleta e a análise de dados observacionais ou experimentais.
Nas ciências Exatas;
Na tecnologia;
No baixo custo, nos índices de inflação, emprego e desemprego;
Na melhoria de qualidade;
Na área de Biometria ( medicina, biologia, agronomia, psicologia);
Nas ciências Humanas;
Pesquisas Científicas e experimentos Industriais.
Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação provém de pesquisas e estudos estatísticos.
2.3 Procedimentos Práticos da coleta de Dados
Para a realização do estudo de caso que consiste na pesagem de 100 (cem) pacotes de café de 500 gr de uma indústria, procedeu a realização do Processo de amostragem, que é a retirada das amostras da produção de café. Foi utilizada a mesma marca do café, que preserva todas as características dos elementos que a integram.
A utilização da amostragem na pesagem dos sacos de café da fábrica, visa verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento dos sacos de café.
As principais vantagens da utilização do estudo por amostras representativas é a redução do custo, a rapidez dos resultados,maior amplitude e flexibilidade e maior exatidão dos resultados.
A
...