Atps Estatistica
Dissertações: Atps Estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulovanasa • 25/3/2014 • 1.966 Palavras (8 Páginas) • 283 Visualizações
ETAPA 1
Aula-tema: Conceitos Gerais de Estatística
PASSOS
Passo 2 - Elaborar um relatório envolvendo os tópicos relacionados à disciplina Estatística, assim como o histórico, definições, conceitos e em que meio profissional o grupo está envolvido (cada aluno do grupo poderá indicar onde ele se inclui profissionalmente e como a estatística está envolvida nesse seu meio profissional).
R: Estatística – Parte da matemática que faz a coleta, análise e interpretação de dados referentes à população, economia, etc., para, a partir daí, tirar conclusões e fazer previsões.
A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
Ou seja, mais resumido: A estatística utiliza-se através das teorias probabilísticas para explicar a frequência de fenômenos e para possibilitar a previsão desses fenômenos no futuro.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis.
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.
Seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII com o desenvolvimento da teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu com o estudo dos jogos de azar. O método dos mínimos quadrados foi descrito pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss cerca de 1794. O uso de computadores modernos tem permitido a computação de dados estatísticos em larga escala e também tornaram possível novos métodos antes impraticáveis.
Definição
Uma população é uma coleção de unidades individuais, que podem ser pessoas, animais, resultados experimentais, com uma ou mais características comuns, que se pretendem analisar.
Uma amostra é um conjunto de dados ou observações recolhidas a partir de um subconjunto da população.
Os dados consistem em informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas. Os dados podem ser classificados em dois grandes grupos: os dados qualitativos ou categóricos e os dados quantitativos ou numéricos. Os dados qualitativos, como diz o nome, referem-se a qualidades do objeto estudado (por exemplo, frequente ou raro). Os dados quantitativos podem ser discretos ou contínuos. Os dados quantitativos discretos são contagens ou números inteiros e os dados quantitativos contínuos representam valores numa escala contínua (por exemplo, altura, peso, volume, etc).
Os ramos da estatística interagem da seguinte forma:
Estatística Descritiva: Utilizada na etapa inicial da análise de dados com o objetivo de tirar conclusões iniciais.
Probabilidade: Teoria matemática utilizada para estudar a incerteza decorrente de fenômenos de caráter aleatório.
Inferência Estatística: Estudo de técnicas que permitem a extrapolação, a um grande volume de dados, denominado população, de informações e conclusões obtidas de um subconjunto menor de valores, denominado amostra.
Amostragem Aleatória é uma forma de obter a amostra na qual todos os elementos do universo têm igual probabilidade de ocorrer.
Um Experimento Aleatório ou Não-determinístico é a observação estatística de um fenômeno qualquer, como por exemplo, no lançamento de uma moeda (não viciada) observar o resultado final, cara ou coroa.
Um evento aleatório é caracterizado por poder ser repetido indefinidamente sob condições essencialmente inalteradas. Apesar da repetibilidade acima, não será possível dizer qual será o resultado particular do experimento, mas poderá ser descrito o conjunto de todos os resultados possíveis.
Passo 3 - Resolva como exercícios sugeridos no capítulo 1 do livro-texto (PLT - Programa do Livro-Texto: Estatística e Métodos Quantitativos; Larson, R. e Farber, B., Anhanguera Educacional, Pearson Education do Brasil, 2007)
1.1 - Exercícios pág. 5
1. Como uma amostra está relacionada a uma população?
R: A amostra é um subconjunto da população.
2. Por que uma amostra é freqüentemente mais usada do que uma população?
R: porque e mais difícil pegar a população como um todo das simplesmente amostras.
Verdadeiro ou falso Nos exercícios 3-8 determine se a afirmação é verdadeira ou falsa. Se for falsa, reescreva-a em sua forma verdadeira.
3. Uma estatística é uma medida que descreve uma característica populacional. Falso, descreve características amostral.
4. Uma amostra é um subconjunto da população. Verdadeira
5. É impossível para o Census Bureau obter todos os dados acerca da população dos EUA. Verdadeira
6. A estatística inferencial trata de usar uma população para tirar uma conclusão sobre uma amostra correspondente. Falso, é tirar conclusões da população a partir de uma amostra.
7. Uma população é um conjunto de alguns resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse. Falso, e a coleção de todos os resultados.
8. A palavra estatística deriva da palavra latina status, que significa “estado”. Verdadeira
Classificando um conjunto de dados Nos exercícios 9-12, determine se o conjunto de dados é uma população ou uma amostra. Explique seu raciocínio.
9. A idade de cada governador de Estado.
R:
...