Atps Estatistica
Exames: Atps Estatistica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RONALDOASSUNCAO • 27/5/2014 • 4.240 Palavras (17 Páginas) • 338 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
4º SEMESTRE
CRISTIANE RODRIGUES ARRUDA RA: 5533112371
ELAINE APARECIDA DA SILVA RA: 4471873046
LUIZ HUMBERTO FONSECA RA: 3886774665
RONALDO ALVES DE ASSUNÇÃO RA: 3814653526
ESTATÍSTICA
ATPS ESTATÍSTICA
PROFESSOR EAD: Profa, Ma. IVONETE MELO DE CARVALHO
TUTOR PRESENCIAL: ANDREIA AGUIAR
TUTOR A DISTÂNCIA: RONI EVERSON BUGLIA
ANÁPOLIS/GO, 27 de Setembro de 2013.
ETAPA 1
PASSO 3
O uso de estatísticas é necessário à obtenção dos resultados visados pelas organizações, e não somente para medir os avanços rumo a esses resultados. Os dados estatísticos são importantes para o início, o desenvolvimento e manutenção das organizações, pois não somente monitoram o progresso como também contribuem para a obtenção dos resultados medidos pelas estatísticas.
Todavia, reconhecer a importância da estatística é uma coisa, tomar providências e decisões nesse sentido é outra. Ainda resta muito a fazer para garantir o melhor uso das estatísticas, a fim de criar um ambiente propício ao desenvolvimento, adaptando-se a nova realidade internacional dos mercados de produtos e serviços globalizados. A evolução vertiginosa de novas tecnologias e o acesso às informações caracteriza um novo cenário de crescentes complexidades e incertezas, onde a questão da competitividade torna-se imperativa, exigindo que as organizações qualifiquem seus processos produtivos, tendo em vista um novo paradigma do consumidor: qualidade e custo.
Sempre visando melhorar a qualidade para propiciar maior competitividade em busca de ampliar o mercado consumidor, as organizações estão sempre pesquisando fatores como:
Redução drástica de custo;
Redução drástica da variação e dos defeitos;
Maior conhecimento das expectativas e necessidades dos clientes;
Maior conhecimento dos processos;
Melhor tomada de decisão gerencial;
Rápida introdução de produtos e serviços, em resposta aos clientes.
A estatística auxilia na programação da venda do produto, na forma de desenvolver um layout, na produção, na comercialização, na divulgação, nas cobranças, no processo pós venda, enfim, é imprescindível em todo o processo organizacional.
As diversas aplicações estatísticas na área de administração destacando-se entre elas os números referentes á consumo, produção, valor agregado, produtividade, investimento, emprego e esforço de inovação apresentação de projetos, análise dos lucros de uma empresa, análise do desempenho anual da organização.
Em um estudo realizado pelo IBGE sobre a indústria da construção disponível em seu site fica evidente a aplicação da estatística no desenvolvimento do processo industrial de tal setor:
Pesquisa Anual da Indústria da Construção - 2011
Esta publicação reúne um conjunto de informações econômico-financeiras que permitem estimar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade da construção no País e acompanhar a sua evolução ao longo do tempo.
Apresentam, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, custos e despesas, receitas e valor das incorporações, obras e serviços da construção realizados. Os resultados têm por base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 e estão acompanhados de análise que ilustra as potencialidades da base de dados da pesquisa sob variadas perspectivas. A primeira seção da análise discorre sobre os resultados gerais do levantamento. A segunda destaca os componentes da receita bruta, dos custos e despesas, dos investimentos no ativo imobilizado, bem como a estrutura regional e o valor adicionado da construção nos anos de 2007 e 2011. Na terceira seção, analisa-se a concentração da indústria da construção e, por último, na quarta seção, confrontam-se os grupos de produtos da construção para as empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas no período considerado.
A publicação inclui notas técnicas sobre aspectos metodológicos da pesquisa. O CD-ROM que a acompanha contém todas as informações do volume impresso assim como o plano tabular completo, contemplando o período de 2002 a 2010. Na versão CNAE 1.0, é apresentada a série histórica de dados de 2002 a 2007 e, na versão CNAE 2.0, a nova série referente ao período de 2007 a 2011.
Os resultados ora apresentados constituem valiosa fonte de estatísticas sobre a estrutura da atividade da construção no País e fornecem subsídios para os planejamentos público e privado, para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.
VOTORANTIM METAIS
Em estudo de análise da empresa VOTORANTIM METAIS foram colhidos dados da sua produção e feitas as devidas ponderações sobre a sua linha de produção, tal estudo reforça a utilidade da estatística como método para maximizar os meios de produção em balanços apurados nota-se que equações matemáticas podem ser usadas para descrever os meios de produção.
Um dos problemas que a empresa buscou solucionar com este estudo foi à questão da sazonalidade na demanda de mercado do zinco e do SO2, que com aplicações dos estudos foram definidos como medida de médio prazo o importante e que se propôs ao setor de marketing da empresa um estudo para verificar se ainda existe algum espaço nesse mercado. Com a adesão de uma nova fatia do mercado haverá a possibilidade de se negociar os prazos de entrega para os períodos em que a curva de sazonalidade se encontre em baixa. Com isso, além de gerar um aumento na receita, a disposição da curva tenderá a certa estabilidade na produção durante o ano.
O fato de o processo produtivo ser controlado por ferramentas estatísticas auxilia na tomada de decisão para diminuir a variabilidade do processo, o que consequentemente garante a redução dos custos de produção, aumento da produtividade
...