Atps Etapa I Física III
Casos: Atps Etapa I Física III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaisrpavon • 27/3/2015 • 509 Palavras (3 Páginas) • 299 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ETAPA 1
Eletrização e Lei de Coulomb. Potencial elétrico. Corrente e resistência elétrica.
Passo 1 - Procurar uma agência da companhia de energia elétrica da sua cidade. Pesquisar junto a um funcionário que trabalhe na manutenção da rede elétrica, ou acessar o site da companhia para obter os seguintes dados:
1. A tensão da fiação da rede elétrica da rua de sua Unidade.
Média tensão 13 800 volts.
2. A localização da subestação elétrica da região de sua Unidade.
Subestação Miguel Couto.
3. A tensão elétrica que chega e sai dessa subestação.
A energia sai da usina direto para uma subestação de transmissão, onde ela passa por um transformador. Esse equipamento tem a propriedade de mudar (ou transformar) a tensão elétrica para mais ou para menos. Aqui, ele faz a tensão subir dos 6 600 volts com que saem da usina para 345 mil volts.
A eletricidade segue seu caminho para as cidades por uma rede de alta tensão. Viajando por centenas de quilômetros de fios, parte da energia é perdida sob a forma de calor e a tensão cai. É para compensar a queda de tensão que a eletricidade sai da subestação anterior em altíssima voltagem.
Próximo às cidades, há subestações de distribuição, onde a tensão é rebaixada primeiro para 138 mil volts e, em seguida, em outro transformador, para 13 800 volts. É nessa tensão que a energia é encaminhada para as casas, mas parte dela segue para indústrias antes do segundo rebaixamento.
As indústrias consomem quase metade da energia produzida no Brasil. A maior parte do consumo está concentrada em empresas de grande porte, que recebem a eletricidade em 138 mil volts. Geralmente, elas têm suas próprias subestações, com transformadores que alteram a tensão elétrica conforme a necessidade.
A distribuição para as residências é dividida em regiões. Cada circuito de 13 800 volts que sai da subestação atende de 5 mil a 10 mil lares. Entre a subestação e as casas, esse circuito passa por mais um transformador, instalado em um poste, e a tensão finalmente cai para os conhecidos 110 e 220 volts.
Antes de chegar às tomadas de uma residência, a energia ainda passa por um quadro de luz, onde fica o "relógio", equipamento instalado pela fornecedora de energia para medir o consumo mensal em cada lar.
Toda esta viagem da energia elétrica enfim se completa quando se conecta alguma coisa na tomada ou liga o interruptor. Aí, quanto maior a potência do equipamento, mais carga ele puxa da rede elétrica. E maior a conta de luz no fim do mês.
4. A usina elétrica que alimenta essa subestação.
Usinas de Jupiá (CESP) e Mimoso (ENERSUL).
Passo 2 - Analisar as informações obtidas no passo anterior e esboçar um desenho (inicial) ou um esquema de distribuição de energia elétrica.
Passo 3 - Indicar nesse desenho ou esquema os valores da tensão elétrica em cada trecho da fiação em todas as
...