Atps Fisica Etapa 1 E 2
Casos: Atps Fisica Etapa 1 E 2. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: truque • 30/10/2013 • 1.757 Palavras (8 Páginas) • 520 Visualizações
Sumário
Introdução x
Desenvolvimento do trabalho (ATPS de física 1 etapa 1 e 2) x
Conclusão x
Referências Bibliográficas x
Introdução
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de
ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades
programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
• Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas
práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação
intelectual.
Para atingir esses objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um
desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.
Participar ativamente desse desafio é essencial para o desenvolvimento das
competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.
Aproveite essa oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida
profissional.
AUTORIA:
Mauro Vanderlei de Amorim
Faculdade Anhanguera de Jundia
ATPS FISICA 1
ETAPA 1 E 2
Passo 1
Realize a conversão da altura máxima 300 km (apogeu) baseado nas informações acima para a unidade pés (consulte uma tabela para fazer essa conversão).
0,3048 metros = 1 pé
300 km
300.000 x 0,3048 = 984.251,96 pés.
Resposta : 984.251,96 pés
Passo 02
Segundo informações do projeto amerissagem na água (pouso). Será a 100 km da cidade de Parnaíba. Faça a conversão da distância para milhas náuticas.
milha náutica = 1.852 metros
100km = 100.000 metros
Y - 100.000 / 1852 =
Y = 54 milhas náuticas
Passo 03
Faça uma leitura do texto apresentado em:
O projeto sara, compreende o desenvolvimento de uma plataforma espacial de experimentos, em um ambiente de microgravidade, denominada satélite de entrada atmosférica (sara) destinada a evaporar uma órbita baixa circular a 300 km de altitude.
O projeto sara encontra- se em uma fase, em que os seus subsistemas denominados suborbital, consiste em um veiculo suborbital, a ser lançada através de um veiculo de sondagem VS-40.
O veículo hipersônico do projeto sara, é desenvolvido com estrutura que possam suportar um ambiente de reentrada terrestre sem ser destruída pelo calor.
O subsistema estrutural é responsável pela resistência, tanto as cargas, ou um voo de impacto com a água, quanto pela proteção térmica nas partes, mas criticas da missão.
Uma dessas entradas mais critica é da reentrada atmosférica, os veículos deixam a atmosfera mais tensa,que terminam em cerca de 100 km de altitude e retorna a ela após trafegar no vácuo.Embora o veiculo não possa ser tão rápido quanto o de um veiculo retornando da orbita terrestre,ainda seu aquecimento cinético é significativo.
O subsistema de recuperação e construído de um conjunto de paraquedas uma aba para o piloto, para extração dos demais para-queda, um para-queda de arrasto, para reduzir principalmente a velocidade, para quedas principais para reduzir impacto na água.
Os subsistemas de rede elétrica engloba toda eletrônica embarcada no veiculo. O sara suborbital se estrutura segundo uma arquitetura eletrônica descentralizada ele possui uma rede de serviço destinada ao suprimento de energia sequencial de ventos em voo, uma rede de telemedidas, destinadas a transmissão dos dados de voo para estação de solo uma rede de controle onde estão localizados os sensores inerciais e o computador de bordo.
O modo de experimentação do subsistema que obriga os experimentos fornecem a eles energia elétrica,controlando sua temperatura, adquirindo dados gerados para envio ,caso ocorra ao algum problema com a transmissão dos dados para a estação do solo.
O voo sara suborbital deverá atingir um apogeu de 350 km um alcance de 300 km,com amerissagem da água a 100 km de Parnaíba (PI) de onde será coordenada a operação de resgate.Esta operação será contratada por um avião patrulha para localização de plataforma no mar.
Todos esses subsistemas serão testados para um voo em são Jose dos campos, transportados para Alcântara e é integrado no centro de lançamento antes do seu acoplamento final no veiculo VS-40.
Passo 04
Segundo informações, a operação de resgate será coordenada a partir da cidade de Parnaíba, a 100 km do local da amerissagem. Suponha que um avião decole do aeroporto de Parnaíba e realize a viagem em duas etapas, sendo a metade 50 km a uma velocidade de 300 km/h e a segunda metade a 400 km/h. Determine a velocidade média em todo o trecho.
300 km/h 400 km/h
0
...