Atps Flávio
Artigos Científicos: Atps Flávio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SimonePH • 17/10/2013 • 589 Palavras (3 Páginas) • 274 Visualizações
Salário e Motivação
O salário não pode ser analisado como somente ser apenas uma troca pelo trabalho realizado, ele também mostra o quanto a empresa valoriza o seu trabalho, embora em alguns casos, o salário ainda é considerado apenas como questão de sobrevivência.
A motivação primeiramente tem que partir da própria pessoa, no local de trabalho, com o que ela realiza no ambiente, buscando o melhor pra ela e para a organização e fazendo um planejamento do salário que recebe, para que assim não gere nenhum descontentamento.
Cabe a empresa também motivar seu funcionário mediante o desempenho realizado, onde o mesmo irá ver o reconhecimento pelo esforço. E assim se sentir mais motivado a realizar os seus objetivos na empresa.
Um bom salário contribui para um bem estar na vida pessoal, trazendo um comportamento de motivação aliado ao seu trabalho. Portanto a motivação vem de ambas as partes, empresa oferecendo recursos para o melhor desempenho de seu funcionário, e funcionário alcançando os objetivos determinados pela empresa. Pois um depende do outro para alcançar o sucesso almejado.
O salário de um funcionário em um determinado cargo pode ser desmotivador, quando ele compara com o salário de outros funcionários que possuem o mesmo cargo e exerce as mesmas funções do que ele. Salários muito abaixo da média paga pelas empresas, neste caso, podem dizer que o salário é motivador sim.
A motivação é um fator determinante na vida de uma pessoa é o que as move e impulsiona para fazer alguma coisa ou agir de tal maneira. Não ter motivação é como sentir ausência de satisfação.
Se o salário é motivador ou não, podem variar as respostas, existem várias teorias que falam a respeito. De acordo com informações obtidas em alguns artigos, que geram questões polêmicas, mas que a maioria diz que o salário não é motivador.
Existem algumas organizações que costumam motivar seus funcionários com premiações, bonificações, participação de lucros, treinamentos e até mesmo promoções em cargo. Elas acreditam que esses sejam os principais fatores de motivação para o funcionário, pois um funcionário insatisfeito, além de ter um enorme descontentamento, também irá gerar prejuízos para empresa. Talvez isso aconteça por falta de uma boa administração e um RH mal estruturado, com falta de recursos e despreparado.
Até agora falamos sobre a motivação no setor profissional, mas devemos lembrar também que a motivação é uma satisfação na questão pessoal também, porque afinal, uma coisa acaba levando a outra.
Deve – se atentar no período de motivação, já que as pessoas não ficam motivadas por muito tempo, sempre é bom observar para que se necessário mudar o foco e caminhar para um novo momento de motivação. Uma boa comunicação é a chave para descobrir qual o grau de satisfação que a pessoa está.
...