Atps GESTÃO
Trabalho Escolar: Atps GESTÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ritasp • 20/8/2013 • 6.325 Palavras (26 Páginas) • 351 Visualizações
SUMARIO:
ROTEIRO DE PREPARACAO PARA NEGOCIACOES SALARIAIS............................2
ANEXOS
ANEXO 1 Definições de negociação...........................................................................5
Desenvolvimento...........................................................................................................8
Variáveis da negociação...............................................................................................9
Considerações Finais..................................................................................................11
ANEXO 3 Habilidades de um negociador................................................................12
ANEXO 4 Questionário em grupo............................................................................14
ANEXO 5 O Filme A NEGOCIAÇÃO.......................................................................16
BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................17
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
1. VOCÊ ESTARIA PREPARADO (A) PARA RECEBER UMA RESPOSTA NEGATIVA?
No percurso da vida profissional, as respostas negativas são muito comuns. É claro que na vida pessoal, nem sempre são aceitas numa boa porque muitas vezes são construtivas dependendo do caso. O fato é que ouvir um “não” do chefia a respeito de uma ideia ou pedido de promoção ou mesmo de um colega de trabalho tem um impacto para muitos profissionais. Mas nem sempre deveria ser assim. .
“Claro que essa aceitação da negativa não é fácil, mas um feedback negativo faz parte do nosso processo de construção profissional”, ressalta a psicóloga, orientadora vocacional e analista de Carreiras da Veris Faculdades, Paula Souto Sanches. “É um momento de reflexão, porque somos suscetíveis a erros, e também é uma oportunidade de aprendizado”, diz. .
“Na verdade, interpretamos uma negativa da forma que queremos”, afirma o consultor de Coaching da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Jonas Tokarski. “Tanto o ‘não’ como o ‘sim’ são palavras curtas, mas que têm um poder extraordinário” avalia o especialista, que ainda completa dizendo que, no mundo corporativo, é difícil encontrar quem encare bem essa negativa.
Naturalmente todos os seres humanos são negociadores, o que faz a diferença é o conhecimento adquirido e a capacidade de fazer da negociação um processo onde ambas as partes saiam satisfeitas. .
Em uma situação como esta, onde todos os elementos suficientes para a negociação foram levantados, acreditamos que sim, que estaríamos preparados para receber uma reposta negativa porque apesar da negatividade serviria de reflexão para analisar o porquê do não se é por falta de competência ou por não valorização do por parte do negociador.
2. QUAL SERIA A SUA REAÇÃO?
Entretanto caso a resposta seja negativa, terei a chance de tentar negociar com base em meus argumentos (ações realizadas) ou até mesmo pediria o desligamento da empresa dependendo da situação. O importante é não deixar a situação sem uma resposta seja negativa ou positiva, pois é com base nessa resposta é que poderei entender como meu superior me avalia dentro da organização, até onde meu trabalho é considerado e importante ou não, porque a valorização do colaborador é muito importante porque se não houver valorização pode se entender o porquê de uma resposta negativa.
3. COMO ADMINISTRARIA A SITUAÇÃO?
Planejamento, paciência, ética, tempo, paciência, com transparência, profissionalismo e seriedade, pois não adianta se precipitar diante do “conflito” perdendo o foco se concentrando no problema do não sem parar para raciocinar o objetivo da negociação.
Daria um prazo para o meu superior pensar em tudo que falei, e voltaríamos a conversar sobre o assunto.
4. QUAIS SERIAM SEUS ARGUMENTOS NESTA NEGOCIAÇÃO PARA AUMENTO SALARIAL?
a) GRAU DE MERECIMENTO – Mostraria meu valor dentro da organização mostrando que os benefícios que gero são maiores que o retorno que recebo. O argumento que eu utilizaria seria mostrando como sou valorizada no mercado de trabalho pelo conhecimento adquirido no meu trabalho ou intelecto e apresentaria o quanto poderia ser remunerada por isso.
b) EVOLUÇÃO - Cheguei à conclusão de que evolui dentro do cargo desde a contratação, agora é o momento de apresentar essa evolução, mostrando que antes eu fazia determinadas tarefas e, com o tempo assumi novas responsabilidades e o volume de trabalho aumentou consideravelmente.
c) VALOR DO MERCADO - O mercado funciona como um termômetro, fornecendo várias indicações de como está determinada carreira ou cargo, nesse momento, com uma pesquisa nas tabelas com valor de mercado divulgadas pelos jornais e com informações de profissionais da minha área sobre a remuneração de outras empresas. A partir desses dados, traçaria uma média provaria que meu salário está defasado.
d) O MOMENTO CERTO – Usaria o momento
...