Atps Gerenciamento De Custos
Trabalho Escolar: Atps Gerenciamento De Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nadiele100 • 3/11/2014 • 5.064 Palavras (21 Páginas) • 275 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 3
ETAPA 1 4
Resumo dos principais conceitos e terminologias de custos, despesas, perdas, diferenciação conceitual sobre custos diretos, indiretos, fixos e variáveis 4 a 6
Demonstração do resultado do exercício (mensal) “Empresa Fictícia Ltda. 7
ETAPA 2 8
Resumo em forma de tópico 8 e 9
Rateio e Departamentalização 8 e 9
Proposta da empresa Papelaria Exploradora LTDA 10
ETAPA 3 10
Ponto de Equilíbrio 10 e 11
Modelos de Sistemas de Redução de Custos e Aumento da Produtividade 11 a 17
ETAPA 4 17
Ciclo de Vida de um Produto 17 a 20
RELATÓRIO FINAL 20
CONCLUSÃO 21
BIBLIOGRAFIA 22
INTRODUÇÃO
O Gerenciamento Estratégico de Custos é nos dias de hoje uma das ferramentas importante de estudo de uma organização diante de uma concorrência globalizada, pois conhecendo a definição de gastos e suas apropriação direta e indireta com as técnicas expostas, e se utilizando dos métodos custeio variável ou margem de contribuição, custeios absorção e o custo a ABC para conhecer o ponto de equilíbrio da empresa do qual apresentando as limitações mínimas ou máximas de um empresa, vendo ainda as utilização das alavancagens operacionais para se criar uma margem de lucro maior, atendendo assim a peça fundamental e satisfatória de qualquer organização que é o cliente com maior qualidade e preço.
O Gerenciamento Estratégico tem por objetivo desenvolver o conhecimento, a capacidade e a habilidade de profissionais de empresas privadas, instituições públicas e organizações sem fins lucrativos para elaborar, analisar e gerenciar projetos de qualquer natureza, porte ou complexidade, liderando equipes multidisciplinares, gerenciando recursos, tempo, orçamentos, riscos e implementando-os com sucesso. Além disso, o curso pretende fornecer capacidade analítica, técnicas e métodos que permitam ao profissional desempenhar tais atividades com eficácia e eficiência, atendendo às necessidades organizacionais que utilizam ou pretendem utilizar o gerenciamento de projetos como estratégica de gestão.
O Gerenciamento Estratégico de Custos fornece os dados detalhados sobre custos que a gestão precisa para controlar as operações atuais e planejar para o futuro. A importância da apuração correta e legítima dos custos não só nas empresas de manufatura, como no comércio e no serviço, que auxiliam nos sistemas de informações contábeis essenciais no desenvolvimento operacional determinando custos e preços dos produtos e serviços. Torna-se imprescindível adentrar nessa área de grande sustentação e controle para as empresas, desvendando seus caminhos e alcançando seus objetivos.
ETAPA 01
Gastos sob a ótica contábil são sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm que arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a obtenção direta de um produto ou serviço qualquer (como uma matéria prima ou um serviço terceirizado dentro da organização), ou utilizados na obtenção de outros bens ou serviços a serem respectivamente fornecidos ou prestados (como, respectivamente, um processo sobre um conjunto de matérias primas visando obter determinado produto para venda ou um processo próprio terceirizado de uma etapa de produção).
Custos são gastos que a entidade realiza com o objetivo de por o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando-o ou apenas revendendo-o, ou o de cumprir com o seu serviço contratado. Uma diferença básica para a despesa é que "custo" traz um retorno financeiro e pertence à atividade-fim, pela qual a entidade foi criada (determinada no seu Contrato Social, na cláusula Do Objeto). Já despesa é um gasto com a atividade-meio e não gera retorno financeiro, apenas propicia certo "conforto" ou funcionalidade ao ambiente empresarial.
Segundo Eunir de Amorim Bonfim; João Passarelli (2008) “Custo: São gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços, pela empresa, à comercialização;
Custos Fixos: são os custos que, embora tenha um valor total que não se altera com a variação da quantidade de bens ou serviços produzidos, seu valor unitário se altera de forma inversamente proporcional à alteração da quantidade produzida. Ex.: O pagamento de aluguel.
Custos Variáveis: são os custos que, em bases unitárias possuem um valor que não se altera com alterações nas quantidades produzidas, porém, cujos valores totais variam em relação direta com a variação das quantidades produzidas. Ex.: Matéria prima.
Custos Totais: é a soma de Custos Variáveis mais Custos Fixos, representado pela formula CT=CF+CV.
Custos Diretos: são os custos suscetíveis de serem identificados com os bens ou serviços resultantes, ou seja, têm parcelas definidas apropriadas a cada unidade ou lote produzido. Geralmente são representados por mão-de-obra direta e pelas matérias primas.
Custos indiretos: todos os outros custos que dependem da adoção de algum critério de rateio para sua atribuição à produção. No jargão da contabilidade brasileira eles são chamados de CIF, de Custos Indiretos de Fabricação.
Despesa: para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos.
As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa. Ex: aluguel, salários e encargos, pró-labore, telefone, propaganda, impostos, comissões de vendedores etc. Elas ainda são classificadas em fixas e variáveis, sendo as fixas aquelas cujo valor a ser pago não depende do volume, ou do valor das vendas,
...