Atps Gestão
Projeto de pesquisa: Atps Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felfa • 8/4/2014 • Projeto de pesquisa • 2.142 Palavras (9 Páginas) • 209 Visualizações
SUMÁRIO
1. Introdução 03
2. Relatório 04
3. Conclusão 08
Referências Bibliográficas 09
Introdução
De acordo com as Atividades Práticas Supervisionadas que é um procedimento metodológico de ensino – aprendizagem desenvolvida por meio de um conjunto de etapas programadas inseridas na disciplina de Teoria da Administração, que tem como objetivo favorecer a aprendizagem e estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
As Atividades Práticas Supervisionadas são dividas em quatro etapas. Logo a seguir apresenta- se a primeira etapa que ressalta um estudo de caso e reforça alguns conhecimentos adquiridos durante o semestre
A padaria Q Pão de propriedade do Sr. Bread esta passando por uma fase muito critica por causa da má administração financeira, falta de planejamento, organização e treinamento de pessoal.
Temos como objetivo analisar e identificar falhas e erros para que possamos propor novas idéias dentro dos conceitos teóricos da administração. Idéias que solucionem os problemas, buscando sempre reestruturar a padaria tendo como foco a satisfação dos colaboradores e principalmente dos clientes
Relatório
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra de origem do latim
“administratione”. Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Administração nada mais é que o objetivo de definir, executar e alcançar metas planejadas para um melhor desenvolvimento de recursos, pessoas ou negócios.
A administração tem algumas funções tais como: planejamento, organização, liderança, execução e controle. E como qualquer outra área, a administração também tem passado por muitas mudanças ao longo do tempo, mudanças em todos os ambientes tais como: competitivo, tecnológico, econômico e social.
Administração por Taylor: Homem/Máquina. Taylor procurava uma forma de aumentar a produtividade sem aumentar os custos. Os seus operários deveriam ser escolhidos com base as aptidões para realizar as tarefas.
Administração por Fayol: introdução das necessidades do homem. De acordo com Fayol a administração deve ser comum em todos os setores humanos da família ao trabalho e sempre tem que ser muito bem planejada por isso ele criou a sua própria teoria. Dividindo a empresa em seis funções: comercial, financeira, de administração, segurança, contabilidade e técnica.
Administração por Weber: burocracia para melhorar o processo. A grande vantagem da burocracia é que ela veio para que todos fossem garantidos os mesmos tratamentos e direitos para todos. Com ela as leis e regras ficam claras sendo assim que todos são iguais perante a lei.
Na Escola Clássica Taylor Ford, faz o movimento da administração cientifica e da linha de montagem com ênfase na eficiência. Enquanto Fayol faz o papel dos gerentes e processo de administrar. Frederick Winslow fazia a movimentação da administração cientifica, eficiência, combate ao desperdício, temos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas. E foi com Adam Smith que houve a separação entre a política econômica e a economia política.
Adam Smith afirma que não é a quantidade de bens valiosos como prata e ouro que determina a riqueza de uma nação, mas o trabalho é que da origem a prosperidade.
Max Weber entendia que a burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia, tipo ideal de burocracia, organização como máquina burocrática
Na Escola Neoclássica Pierre Du Pont e Alfred Sloan, a estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado.
A Revolução Industrial começou na Inglaterra, com a criação da maquina a vapor em 1776, e com isso provocou um grande fenômeno que foi o aparecimento da administração moderna.
A Revolução Industrial nos trouxe muitas mudanças entre elas: política, sócias e econômicas. E passou por algumas fases entre elas a revolução do carvão e a revolução da eletricidade e derivados de petróleo, passando pelo crescimento desordenado e acelerado das empresas que passam a exigir uma administração cientificam capazes de substituir a improvisação.
E a necessidade de mais eficiência e produtividade das empresas, para aumentar a concorrência e competição no mercado. Com o surgimento das indústrias as pessoas migravam do campo para as áreas próximas das fabricas, onde se iniciou o processo de urbanização.
Na época, a gestão de pessoas era algo de pouca importância e alguns empresários tomavam decisões baseados nas organizações militares ou eclesiásticas.
Como começou a surgir as cidades que perceberam a necessidade de ter uma administração pública, nessa fase da revolução é que começou a surgiu organizações como os sindicatos e ocorreram as primeiras experiências relacionadas a administração de empresas.
Nos tempos de hoje ainda vivemos em uma constante revolução industrial, devido à globalização e o capitalismo que ainda são tão presentes em nosso dia a dia, porem não vivemos essa revolução industrial com a mesma intensidade como a mostrada no vídeo Rafinha e as Sociedade da Informação, pois a cada dia que passa surge novas tecnologias e com isso é alterada a relação empresa/trabalho/trabalhador. Com isso podemos dizer que vivemos em quase ema revolução tecnológica. As indústrias destinadas a cada ramo já existentes, elas apenas estão se aperfeiçoando dia após dia.
Etapa- 2
Desde o século XX até sua evolução no século XXI, no filme há um crítica nítida a administração vivida naquele período, não se levava em conta as relações humanas, a comunicação, a valorização da mão de obra. Era levado em conta o quanto o funcionário
...