Atps Gestão Do Conhecimennto
Artigo: Atps Gestão Do Conhecimennto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patriky • 23/4/2013 • 963 Palavras (4 Páginas) • 430 Visualizações
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PATRIKY GAUNA FLORES RA: 291746
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
Introdução
Nesse relatório abordaremos o tema “Criação do Conhecimento
Organizacional” tendo como base os tipos de conhecimento que são o Conhecimento tácito e Conhecimento explícito. No conhecimento tácito trata da: experiência, simultâneo, análogo, já o conhecimento explicito tratará da racionalidade (mente), sequencial (lá e então) digital (teoria).
O conhecimento é criado através da interação do conhecimento tácito e do explícito. Gestão do Conhecimento é uma nova prática gerencial que visa o aumento da competitividade das empresas o conhecimento é basicamente tácito e tem origem na cabeça das pessoas. A organização precisa transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito!
DESENVOLVIMENTO
Cada vez mais, para criar e estabilizar posição de vantagem competitiva sustentável, as melhores organizações estão investindo na aplicação de conceitos como aprendizagem, conhecimento e competência. A criação ou aquisição de conhecimento pela organização sobre suas ações representa um recurso intangível capaz de lhe conferir vantagem competitiva. Esse conhecimento é derivado das interações desenvolvidas em processos de aprendizagem que ocorrem no ambiente organizacional. Quanto mais especificidades esse conhecimento demonstrar em relação à organização, mais ele se tornará o fundamento de suas competências essenciais e, em conseqüência, um importante ativo estratégico. A administração convencional efetivada através de regras estabelecidas, ordens claras e maquinações bem tencionadas para que o pessoal alcance os objetivos definidos e os resultados esperados não encontra mais fôlego e é mesmo contraproducente para as organizações atuais. Cada vez mais, para criar e estabilizar posição de vantagem competitiva sustentável, as melhores organizações estão investindo na aplicação de conceitos como aprendizagem, conhecimento e competência.
A abordagem sobre Gestão do Conhecimento é emergente. Nasceu de discussões entre pesquisadores e profissionais de empresas, despontando como um dos temas mais polêmicos e menos compreendidos. Por esse motivo, existem muitas interpretações para o seu significado e sobre como utilizar plenamente o seu potencial. Os estudos relevantes e análises de casos têm apontado diferentes visões sobre o tema, assim, não há um consenso sobre a definição de Gestão do Conhecimento, como também não existe um padrão para o alinhamento dos diferentes profissionais. Trata-se de um conceito antigo, mas que está sendo redimensionado, e que, portanto, poderá requerer tempo para que suas funções, oportunidades e efeitos sejam compreendidos e dominados, e isso se dará à medida que as organizações conquistarem experiência nesse tipo de gestão. Desta forma, um executivo, um líder ou um consultor em Gestão do Conhecimento necessariamente deve ser flexível e aberto a distintas interpretações, explorando sempre as possibilidades, os benefícios e as vantagens que podem ser extraídas dessa nova gestão.
A gestão do conhecimento contribui para a compreensão de como recursos intangíveis podem constituir a base de uma estratégia competitiva e para a identificação dos ativos estratégicos que irão assegurar resultados superiores para a empresa no futuro.
Seu redimensionamento tem se dado a partir de teorias que alicerçam a aprendizagem organizacional, tendo em perspectiva que na realidade a organização
...