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Atps Liguagem De Programação

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Por:   •  9/10/2013  •  4.858 Palavras (20 Páginas)  •  304 Visualizações

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Sumário

Relatório 1 - Conceitos Fundamentais de Programação

Desafio: Bobina Jumbo ___________________________________________ pág. 02

Resolução do Algoritmo Bobina Filha ___________________________________ pág. 02 Noção de algoritmos _____________________________________________ pág. 02

Pseudo Linguagem ______________________________________________ pág. 03

Estrutura de um programa ________________________________________ pág. 05

Tipos primitivos para representação de dados e variáveis _________________ pág. 06

Operadores aritméticos, lógicos e relacionais __________________________ pág. 08

Características do ambiente de desenvolvimento C ______________________ pág. 10

Relatório 2 – Programação Estruturada

Desafio de desenvolver algoritmos ___________________________________ pág. 10

Conceitos de Desenvolvimento de Algoritmo utilizando a Linguagem C _______ pág.13

Aplicação dos conceitos de estrutura de controle para análise de condições ___ pág.14

Desenvolvimento de Laços de Repetição ________________________________ pág.16

Conclusão ________________________________________________________ pág. 19

Referências Bibliográficas ____________________________________________ pág. 20

RELATÓRIO 1 – Conceitos Fundamentais de Programação.

Desafio: Bobina Jumbo

1) Desenvolver uma função matemática que resuma o cálculo do peso teórico de uma bobina filha.

a) Bobinas com Diâmetro total externo de 1000 mm peso por metro linear 0,610: IV. Exemplo Largura de 660 peso igual a 403 Kg;

Então, 660x (1000/1000)x0,610 onde 660x1x0,610= 514,60 que foi arredondado para 515 Kg.

b) Bobinas com Diâmetro total externo de 1150 mm peso por metro linear 0,678: V. Exemplo largura de 660 peso igual a 515 Kg;

Então, 660x (1150/1000)x0,678 onde 660x1,15x0,678= 514,60 que foi arredondado para 515 Kg.

c) Bobinas com Diâmetro total externo de 1200 mm peso por metro linear 0,725: VI. Exemplo largura de 660 peso igual a 574 Kg;

Então, 660x (1200/1000)x0,725 onde 660x 12x0,725= 574,20 que foi arredondado para 574 Kg.

d) Bobinas com Diâmetro total externo de 1500 mm peso por metro linear 0,933: VII Exemplo largura de 660 peso igual a 924 Kg;

Então, 660x(1500/1000)x0,933 onde 660x15x0,933=923,67 que foi arredondado para 924 Kg.

Nesta primeira Etapa foi discutido diversos assuntos em grupo, através das leituras anteriores no qual destacam-se:

Noção de Algoritmos;

Algoritmos são soluções computacionais, que nos ajudam a solucionar os diversos problemas do dia a dia. Ou seja: é um conjunto de ações com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas. Temos que ter o mínimo de noção em algoritmos, porém os resultados finais ou ações dependem de um comando prático e que se faça entender para a sua realização.

PseudoLinguagem:

A pseudolinguagem tenta aproximar os algoritmos da linguagem natural. Desta forma teremos

uma linguagem simplificada aproximando a linguagem dos computadores da natural. O Portugol, é a pseudolinguagem que mais usaremos, pois ela permite ao programador pensar no problema em si e não no equipamento que irá executar o algoritmo.

Estrutura de um programa:

* É uma coleção de diversas variáveis, com tipos possivelmente diferentes. Em C, os registros são declarados através da palavra reservada struct. Exemplo de uma estrutura em C:

1 struct aluno {

2 char nome [30];

3 int matricula;

4 char curso [30];

5 };Estruturas

Para acessar um campo específico de uma estrutura, deve-se compor o nome do campo que se deseja acessar com o nome da estrutura. Essa composição é feita utilizando-se do ponto (.).Estruturas

1 struct aluno a 1, a2;

2 strcpy (a1.nome, “João”);

3 a1.matricula=123456;

4 strcpy (a1.curso, “Engenharia”);

5 a2=a1;

6 if (a2==a1) {

7 printf(“São iguais.\n”);

8 } Estruturas

A função strcpy copia uma string de origem para uma string de destino, já que em C não é possível realizar esta operação diretamente. Por exemplo, a instrução a1.nome=”João” seria identificada como erro pelo compilador.

Isto ocorre porque uma string é considerada como um vetor em C e, como tal, deve ser manipulada elemento a elemento. A manipulação de strings em C é feita através das suas funções e a comparação de duas strings é possível através da função strcmp (string1,string2), que compara a string1 com a string2. Se as duas forem idênticas, a função retorna zero. Se elas forem diferentes, a função retorna um outro valor.

A Linguagem C ainda oferece um

recurso de se renomear tipos de dados primitivos. Isto é feito através do comando typedef. Um exemplo de utilização para typedef é:

Typedef

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