Atps Negociação
Pesquisas Acadêmicas: Atps Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 5/4/2014 • 3.049 Palavras (13 Páginas) • 347 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Jacareí – SP
2014¬
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Airton Ra: 1º ADM A
Clara R. Mariano de Campos Ra: 8497164858 1º ADM A
Domingos Sávio dos Santos Junior Ra: 8406107750 1º ADM A
Fabio
Fernanda
Jéssica Brenda de Carvalho Ra: 3226021370 1º ADM A
Tatiane S. Silva Ra: 8490239564 1º ADM A
FILME: DECISÕES EXTREMAS
WebQuest para a disciplina de Técnicas de Negociação,
do curso de Administração de Empresas
Elaborado por: Profa. Regina Correa de Moraes
regina.correa@aedu.com
Jacareí – SP
2014
INTRODUÇÃO
A trama inicia mostrando o transporte das duas crianças portadoras da doença de Pompe, deixando claro que a família administra bem as dificuldades oriundas da situação dos filhos. O pai é um executivo muito bem remunerado, o que garante uma vida confortável à esposa e seus três filhos - um deles sem a doença -, com recursos que facilitam o cotidiano dos filhos doentes, como cadeiras de roda automáticas, automóvel adaptado e aparelhos médicos que são necessários.
Mesmo assim, o sofrimento do casal é inevitável por saberem que para esta doença não há cura, e que a expectativa de vida dos pequenos é de, no máximo, nove anos. Diante desta situação, o pai procura incansavelmente os avanços nas pesquisas sobre a doença e descobre sobre um possível controle para tal, realizada por Robert Stonehill (Harrison Ford), um pesquisador da Universidade de Nebraska. É impressionante a forma como esse encontro é bem dramatizado, e a forma como conduzem uma cena tão crítica, tornando-a cômica, o que, aliás, é uma característica marcante do filme: suavizar momentos dramáticos com um toque de humor. Deste encontro ficam dois sentimentos no expectador: a esperança, por descobrir que é possível desenvolver o medicamento que auxiliará no aumento da expectativa de vida de crianças portadoras dessa doença, e a revolta, ao nos depararmos com a realidade do quão desvalorizada é a área da pesquisa científica, pois o Dr. Stonehill deixa claro que pouco, ou quase nenhum investimento é dado para a sua pesquisa enquanto se investe mais em um time de futebol. Ao longo da trama, é possível verificar várias críticas às grandes corporações, o que na realidade, é uma característica predominante dos filmes de Hollywood.
É neste contexto que John toma uma decisão extrema, deixa seu emprego e se junta ao Dr. Stonehill em busca de investimentos para avançar sua pesquisa. É o momento em que os expectadores ficam torcendo pelo sucesso da relação entre pai dedicado e cientista egocêntrico, porém, nos deparamos com momentos em que o pesquisador põe tudo a perder ao não aceitar imposições dos financiadores. É possível nesta passagem do filme fazer uma ponte com o texto de Bogdan e Biklen (1994), através da afirmação de que "... a ética consiste nas normas relativas aos procedimentos considerados corretos e incorretos por determinado grupo." (p.75). Pois estes possíveis investidores da pesquisa impõem que estas normas pré-estabelecidas sejam seguidas, é neste momento que o Dr. Stonehill discorda da aplicação “ao pé-da-letra” das regras, o que gera uma ruptura da negociação. Mesmo assim, John continua sua batalha de forma inteligente e sagaz, e decide ir à casa de um dos possíveis financiadores, a fim de lançar-lhe uma proposta. Entretanto esse homem não demonstra interesse, mas por insistência, se compromete a ler as propostas e, em menos de um minuto, decide se filiar ao Dr. Stonehill. Neste momento, fica clara a contradição dos investidores, que anteriormente primavam pela ética no desenvolvimento dos testes e agora demonstram uma preocupação superior com os lucros. A casa do médico executivo é uma denúncia de seu interesse capitalista acima de tudo.
Finalmente, as pesquisas do “Dr. Egocêntrico” ganham investimentos verdadeiros, porém competindo com mais duas pesquisas sobre o tratamento da doença de Pompe. Ao decorrer do filme, ficamos otimistas com os avanços dos estudos ao serem desenvolvidos alguns medicamentos. Entretanto, o medicamento selecionado pela empresa para iniciar os testes não é a do Dr. Stonehill, que reconhece o seu medicamento como inacabado, mas afirma com precisão que a sua teoria é a melhor. Quando acreditamos que tudo está resolvido e poderemos ver o pai esforçado triunfar, surge mais um problema. A ética não permite que o medicamento seja testado em parentes próximos aos funcionários da empresa, por questões de conflito de interesses. Neste contexto, é possível mencionar novamente Bogdan e Biklen (1994) no momento em que apresentam os procedimentos considerados como imprescindíveis ao desenvolvimento de uma pesquisa com a ética em primeiro plano. O texto é bastante claro quanto ao vínculo e a interferência do investigador na pesquisa. Os autores afirmam que "Tem de saber definir a sua responsabilidade para com outros seres humanos quando estiver em contato com o sofrimento destes” (p.78), e essa posição não é tomada pelo pai das crianças, que é um dos gestores da empresa responsável pelo desenvolvimento do medicamento. John entra em desespero e mais uma vez toma uma decisão extrema, e é pego ao tentar roubar o medicamento, porém é salvo pelo Dr. Stonehill, que mesmo tendo sido traído pelo pai com a seleção dos medicamentos, ainda oferece-lhe a solução para o seu problema. Mais uma vez ocorre uma reviravolta no enredo do filme, e John é demitido para que a empresa possa realizar os testes nos irmãos que compartilham a mesma doença genética, o que é de extrema riqueza para a pesquisa.
O final do filme nos comove com a chegada do personagem de Harrison Ford ao hospital, e se entregando a emoção de ver as crianças, em gargalhadas, demonstrando bons resultados à pesquisa, devido à elevação do nível de açúcar no sangue. O pesquisador se permite emocionar junto à família que tanto lutou por esse momento. E os expectadores podem experimentar da sensação de orgulho daquele pai tão dedicado, compartilhando lágrimas e sorrisos com os personagens do filme.
O longa mostra uma bonita história de superação e persistência, e um dos fatores que se sobressai é o ponto de vista cientifico, que revelará um o misto de idéias e questionamentos a cerca do modo como o meio acadêmico e empresarial atuam, e as verdades do modelo capitalista e suas contraposições. Trava-se então uma guerra, de valores, prioridades e principalmente de ética, entre os personagens seguidos de cenas tensas e comoventes, da árdua luta para se conseguir provar a importância de um estudo cientifico, a dificuldade de ser comercializado e até onde se pode ir para salvar vidas.
Portanto, constata-se que a obra apresenta vários questionamentos sobre a prática da pesquisa científica, demonstrando a existência de contradições e as inversões de valores que ocorrem em nossa sociedade. Apesar de abordar um tema de caráter acadêmico, o filme deve ser assistido por quem também aprecia um bom drama, já que possui uma pitada especial de fatos reais.
Análise sintetizada do filme.
As entradas de negociação que ocorrem no filme ocorrem durante reuniões com investidores para conseguir fundos para iniciar um estudo e desenvolver um tratamento para a doença conhecida como Pompe no decorrer das negociações são apresentados gráficos e objetivos do que eles precisavam para dar inicio aos estudos são apresentados aos investidores cada passo para chegar ao antídoto para retardação da doença e os benefícios que uma empresa que investe em um projeto como esse pode ter no decorrer do tempo. Mesmo eles conseguido o investimento inicial para abertura de uma sede para inicio das pesquisas. Foi necessário passar por novas negociações para venda da empresa que eles haviam construído com o primeiro investimento. Aos segundos investidores era necessário mostrar as vantagens de se aderir uma empresa como a deles e quão era valioso o trabalho que eles estavam desenvolvendo e como seria vantajoso ter esse trabalho incorporado à empresa que aderisse a outra que realizasse a compra da empresa antiga realizando assim mais uma entrada de negociação.
Durante a primeira negociação foram mostrados os pontos de vista e as vantagens e desvantagens referente ao projeto apresentado apesar de alguns conflitos na primeira negociação eles chegaram a uma opção viável para os dois lados investindo assim no trabalho que eles estavam oferecendo através de fundos para as pesquisas estudos e analises de materiais. Com tudo o tempo estabelecido pelos investidores para que tivessem algum retorno não foi alcançado sendo assim foi necessário tomar a decisão de vender a empresa para que junto com outra organização eles pudessem dar continuidade às pesquisas. Durante a segunda negociação foi mais importante mostrar para os investidores os ganhos e perdas financeiras para organização visto que eles estariam investindo e comprando uma empresa para dar continuidade a um estudo que eles pudessem garantir lucros futuros. Após serem expostas as idéias fica claro que ambos ganhariam com a compra firmando assim uma parceria entre as empresas e seus investidores.
Durante a negociação ocorrem alguns momentos de conflito referente à forma como as associações vão se estabelecer. Mais o conflito mais importante que ocorre durante o filme e o chamado conflito de interesses. Quando um investidor atua dentro da empresa em prol de objetivos próprios e pessoais, nesse momento o filme reflete o quanto e difícil tomar a decisão de escolher entre o trabalho e o lado pessoal. No filme a empresa se dispôs a mandar o funcionário embora para assim se realizasse o que ele mais queria que fosse o principio de todo o trabalho realizado, achar um remédio para seus filhos.
Acredito que durante o filme possamos encontrar os dois processos a principio podemos identificar que dentro das negociações a parte envolvida tinha interesse em resultados imediatos em curto prazo e ganhar através de influencia e informação, porem no decorrer do tempo ambas as partes poderão chegar a uma iniciativa de ganha-ganha para ambas as partes entendendo o interesse de cada uma das partes.
O ator Harrison Ford que interpreta o personagem Dr. Robert Stonehill, é um cientista que faz pesquisas inovadoras. Robert tem um temperamento que afasta companheiros de trabalho e amigos, ele não aceita criticas e quer que as coisas sejam da forma como ele determina sem querer escutar a opinião das outras pessoas. Mais no decorrer do filme vendo a luta de um pai para conseguir salvar a vida de seus filhos ele acaba mudando um pouco e percebendo como e valioso o trabalho que ele esta desenvolvendo para um lado pessoal e não mais tão cientista.
O que mais surpreende e a transformação das pessoas mesma aqueles mais prepotentes foram capazes de ver a importância desse trabalho não só financeiramente mais também humanitária para salvar vidas dar as crianças uma chance de ter uma esperança.
A cena que mais nos chamou a atenção?
Airton:
Clara R. Mariano de Campos / RA: 8497164858: Foi a ousadia e coragem de John para conseguira droga, sua frustração foi tão grande, onde seu instinto paterno o levou a tomar um “decisão extrema” e não muito racional, e isso conseqüentemente o levou a bolar um plano rápido e estratégico, onde em uma falha foi pego pelo segurança, e Dr. Stonehill o ajudou.
Domingos Sávio dos Santos Junior / RA: 8406107750: O que mais me chamou a atenção no filme,é quando o pai toma a atitude de abandonar seu emprego de executivo muito bem remunerado para tentar junto com o doutor científico do caso,salvar a vida de seus filhos.Num caso que a probabilidade de eles conseguirem era quase impossível. Isso mostra um ato de muito amor pelos seus filhos, fé e coragem.
Fabio:
Fernanda:
Jéssica Carvalho / RA: 3226021370: Achei o filme num todo muito bom a luta a superação de todos para conseguir alcançar seus objetivos, a persistência em não desisti e ir atrás daquilo que se procura e a forma como ele ágil buscando fazer o bem tanto para seus filhos quanto para as outras crianças com a mesma doença. E a cena que mais gostei foi quando mostra o remédio fazendo efeito nas crianças, pois foram os resultados de um trabalho ardo de uma luta para alcançar seus objetivos e não desisti.
Tatiane S. Silva / RA: 8490239564: Os Crowley tentam de todas as formas manterem uma rotina diária: dois de seus três filhos tem a doença de Pompe, uma doença degenerativa que afeta os músculos e sistema nervoso. Mas nem por isso eles desistem de seus objetivos. O que mais me chama atenção é a garra de Megan referente à criação de uma droga capaz de teste em humano, em momento nenhum ele desacredita da capacidade de seu pai.
CONCLUSÃO
O filme Decisões Extremas é baseado em uma história real, que narra o drama de um casal que tem dois filhos que sofrem de uma doença congênita, chamada doença de Pompe. A trama inicia mostrando o transporte das duas crianças portadoras da doença de Pompe, deixando claro que a família administra bem as dificuldades oriundas da situação dos filhos possui recursos que facilitam o cotidiano dos filhos doentes, como cadeiras de roda automáticas, automóvel adaptado e aparelhos médicos que são necessários. As duas crianças são traqueostomizadas devido a um das conseqüências da doença que é a insuficiência respiratória causada pelo enfraquecimento do diafragma e da musculatura respiratória acessória. As crianças também fazem uso de cadeiras de rodas elétricas devido ao retardo do desenvolvimento motor, pois o tecido muscular é um dos mais atingidos devido à substituição do mio fibrilas pelo glicogênio, com perda da contratilidade, hipotonia e consistência endurecida à palpação e com o decorrer do filme esse quadro vai se agravando.
As crianças possuem em seus quartos aparelhos que monitoram suas freqüências respiratórias. Quando Megan tem um simples resfriado, ela acaba tendo uma complicação respiratória tendo que ser internada e quase chega a falecer. Elas apresentam uma grave cardiomiopatia, além disso, eles também apresentam hepatomegalia, e pulmões aumentados. Megan tem oito anos e a expectativa de vida dessa doença é de nove anos, ela provavelmente tem a doença de Pompe do tipo adulta, pois sua evolução foi mais lenta, visto que se ela possuísse a forma infantil ela e seu irmão (com seis anos) não teriam atingido o primeiro ano de vida. Inconformado em esperar que o pior aconteça com seus filhos, John Crowley procura um pesquisador que está trabalhando em um medicamento que pode salvar a vida de seus filhos. Esse medicamento consiste em uma enzima que metaboliza o glicogênio. Em portadores da doença de Pompe esse açúcar se acumula nas células musculares, principalmente no coração, no diafragma, por isso eles têm dificuldades para respirar. O cientista explica que a diferença de sua pesquisa e das outras existentes é o fato de os outros pesquisadores só se preocuparem em produzir enzimas que funcionam mais não entram na célula, e sua enzima contém um marcador biológico, a manose-6-fosfato. Sua pesquisa consiste em clonar a fosfotransferase, enzima que transfere o fosfato e com isso pode levar mais manose-6-fosfato para a proteína lisossômica e com isso fornecer uma quantidade mais eficaz da enzima para dentro das células. Para fazer a transferência do fosfato ele pretende purificar com um úbere (proteína bovina) bovina lactante. Essa proteína bovina será usada para testes laboratoriais, para testes clínicos reais o cientista fará uma cópia da enzima humana. A enzima conversora será feita com T-293 de células de rim humano. A fosforização é a chave para absorção da enzima. Mas como todo experimento científico, esse deverá passar por um conselho de ética (FBA) sendo isso, mas uma dificuldade encontrada. A ética não permite que o medicamento seja testado em parentes próximos aos funcionários da empresa, por questões de conflito de interesses e por isso John é demitido. Após toda burocracia que um medicamento passa para poder ser implantado John finalmente consegue que seus filhos façam o teste com o medicamento em fase final e após algumas horas da aplicação, John e sua esposa são pegos de surpresa com seus filhos tendo uma crise de risos, Dr. Stonehill explica que o medicamento deu certo, pois aquelas risadas eram devido ao fato da elevação do açúcar, pois a enzima estava decompondo o açúcar dos músculos das crianças. O remédio converteu o aumento dos seus órgãos internos.
O filme mostra também a realidade do quão desvalorizada é a área da pesquisa científica, pela dificuldade de investimento para pesquisas
REFERÊNCIA
BOGDAN, Robert & BIKLEN, Sari (1994). Investigação Qualitativa em Educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Traduzido por Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, coleção Ciências da Educação, original em língua inglesa de 1994.
...