Atps Negociação
Dissertações: Atps Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosangelafranco • 24/5/2013 • 1.510 Palavras (7 Páginas) • 270 Visualizações
Introdução
Negociar é um ato presente em nosso dia-a-dia. Apesar de não nos darmos conta disso, estamos sempre negociando, seja no ambiente familiar, profissional ou entre amigos. Segundo William Ury, todos os dias precisamos negociar algo.
Negociamos com nossos parceiros onde iremos jantar e com nossos filhos a hora de dormir.
É uma comunicação que se forma entre duas partes, e se destina a chegar a um acordo amigável e proveitoso para ambas. Podemos dizer que a negociação é sem dúvida um grande meio de comunicação, é a forma das pessoas expressarem suas necessidades, seus anseios e objetivos, tanto dentro de sistemas organizacionais quanto nos relacionamentos interpessoais.
Com a crescente globalização negociar tornou-se um campo altamente discutido e cada vez mais as empresas estão investindo em profissionais preparados para dominar esta arte.
Saber negociar não é uma tarefa fácil, requer várias habilidades, como habilidades técnicas, interpessoais, planejamento e autocontrole.
Para ter sucesso na negociação, é preciso ter uma busca antecipada de informações. Quanto mais você se mostra cordial e até mesmo ingênuo, mais chance terá de obter a cooperação em sua busca pela as informações.
Bons negociadores sabem utilizar adequadamente o vocabulário no ambiente empresarial de forma objetiva facilitando à compreensão e o entendimento de todos, além disso, também são ótimos ouvintes.
‘’Todo empreendedor precisa de regras práticas e precisa para saber como negociar e fazer seu negócio prosperar.’’ (SOELI de Oliveira)
Roteiro de Preparação para Negociações Salariais
Prever como vai ser a conclusão de uma negociação quase nunca é possível, uma série de fatores influenciam o andamento e o final dela. Receber um "não" como resposta é uma dessas possibilidades. Mas para um bom negociador, ou seja, aquele que se preparou e usou todas as ferramentas no planejamento da negociação, aceitar uma resposta negativa e deixar a negociação sem usar todos os argumentos possíveis é inaceitável.
Antes de pedir um aumento salarial devemos primeiramente avaliar como está o nosso desempenho na empresa, se estamos investindo em ampliar nosso o conhecimento, se já temos experiência e tempo de serviço suficiente.
É também fundamental conhecer a situação financeira da empresa e com isso saber se é o momento certo para isso ou se talvez seja melhor esperar mais um pouco.
Outro aspecto importante é ficar a par dos salários que estão sendo pagos por outras empresas para o cargo em questão, pois uma pretensão salarial muito ambiciosa pode deixar os argumentos sem sentido.
E então, se for prudente, começar a planejar os argumentos que serão apresentados na negociação.
Se fossemos pedir um aumento de salário nós demonstraríamos ao gestor que conhecemos muito bem o nosso trabalho, que nos esforçamos muito para melhorar nosso desempenho, estudando, participando dos cursos que a empresa oferece e ressaltando o tempo de serviço.
Mostraríamos, inclusive com dados, os projetos que estivemos envolvidas que ajudaram a empresa a obter melhorias e um maior lucro, que somos pessoas que se relacionam muito bem com os outros funcionários e que estamos sempre dispostas a trabalhar pelo bem da empresa.
Se apesar dos argumentos a resposta fosse negativa, procuraríamos manter a calma, não demonstrando a mínima indignação e ouviríamos atentamente todos os argumentos do gestor. E então, tentaríamos negociar um aumento a longo prazo, e tentando nesse tempo empenhar-nos ainda mais.
Outra opção seria a possibilidade de receber uma ajuda de custo, um benefício a mais ou ajuda financeira nos estudos.
Agora, se não houvesse nenhuma dessas possibilidades começaríamos a procurar um novo emprego.
Conceitos de Negociação
A negociação é essencial mas para isso devemos nos aprimorar, aprendendo tudo que possa desenvolver nossas habilidades dentre as diferentes técnicas de negociação.
Negociar tudo:
Bons negociadores conhecem bem o que está sendo negociado e tudo pode ser negociado. Você deve questionar, ser prático, ter veracidade e clareza no que diz, ter postura, saber ser educado e ser sutil.
Ser um bom ouvinte:
Negociadores tem que investigar, saber falar, saber calar-se na hora certa, e principalmente saber ouvir, pois muitos conflitos podem ser resolvidos quando se sabe ouvir.
Planejamento:
Numa negociação o planejamento é fundamental, ele ajuda o negociador a administrar o tempo, levantar o máximo de informações para uma comunicação assertiva, pois sem as informações necessárias, o negociador poderá comprometer todo o processo. Faz parte do planejamento o desenvolvimento das habilidades do negociador, bem como identificar e sanar conflitos, para que se obtenha uma negociação evolutiva que beneficie ambas as partes.
Oferta ,preço alto e baixo:
Já dizia Aristósteles quem pede mais leva mais. Você é responsável por defender seus interesses. Pode ter certeza que quem compra não terá dó e aumentará a oferta. E o mesmo acontece com quem estará comprando e vice e versa, mas use esta técnica com atenção pois ela pode ter efeito contrário.
Tenha paciência:
Nós adoramos resolver tudo com muita rapidez e com todo o estresse diário nossa paciência é bem curta. Para o ato de negociar a paciência é uma das peças chaves para que a negociação se torne algo rentável, sendo assim ela é a alma do negócio.
Ter alternativas:
Nunca parta para a negociação se você não tiver uma carta na manga. Você só terá bons resultados na negociação se tiver um plano” b”, caso contrário você ficará na mão da outra parte envolvida. Não se deve aceitar a primeira oferta, e nunca dar nada de graça, pois não
...