Atps Processos Gerenciais
Casos: Atps Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sarahcristine • 1/10/2013 • 4.930 Palavras (20 Páginas) • 395 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo explanar sobre o planejamento como uma das principais funções do administrador e por que não dizer do ser humano, já que não se planeja só no ambiente organizacional, mais também nos mais diversos seguimentos da vida, com vistas a se controlar a adversidade futura.
1 DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO
Planejamento pode ter perfeitamente um bom número de definições e de conceitos, depende de onde se olhe, porem vamos ficar com os seguintes:
Planejamento é uma base de gestão de funções que implica a formulação de um ou vários planos detalhados para conseguir um perfeito equilíbrio entre o que se quer e o que se pede, ou seja, equilíbrio entre as necessidades e as demandas com os recursos de que se dispõe
Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe; organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo; planejamento dirige e controla todos os passos na sequencia apropriada. Planejamento também se define o controle da elaboração de um processo através de regulamentos e regras devidamente organizados para se conseguir um fim. Sem planejamento é praticamente impossível conseguir objetivos ou terminar um projeto serio que envolve muitos passos que tem que ser detalhados, com planejamento prévio, o que dá um nível elevado de garantia para que um projeto ou um trabalho tenha êxito e seja coroado com sucesso.
Quando se planeja, deve-se ter paciência e tranquilidade para poder executar todos os passos do processo e não inventar coisas que fujam do processo ou que não forma parte do planejamento. Se deve planejar antes sobre papel; relacionar tudo o que se quer fazer de antemão, quando e como se vai realizar cada passo. Não improvisar e antecipar todas as probabilidades que podem gerar o planejamento.
A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais. De um modo geral, aceita-se hoje o planejamento, a organização, a direção e o controle como as funções básicas do administrador. O planejamento estratégico é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos. O Planejamento é geralmente considerado a função principal dentro do processo administrativo. A sua necessidade não é limitada ao atendimento dos objetivos organizacionais. Ele é também necessário para determinar os métodos e tipos de controle necessários, bem como que tipo de administração a empresa deve adotar.
O planejamento ocorre em todos os tipos de atividades. É o processo básico pelo qual se decide quais são os objetivos e como iremos atingi-los.
Seria muito conveniente se o planejamento não precisasse ser mudado, uma vez que ele foi definido. Mas, em virtude das condições externas sempre mutáveis, o planejamento deve ser um processo contínuo. Por essa razão flexibilidade é um fator importante no processo de planejamento e auxilia determinar onde a empresa terá sucesso.
Antes de começar a organizar uma empresa, a liderar, a controlar, devem ser elaborados planos que estabeleçam propósitos e direções a essas atividades. Um planejamento bem elaborado é a chave de uma administração eficiente.
O planejamento é o processo de determinar como a organização pode chegar onde deseja e que fará para executar seus objetivos. Em termos, mais formais, é “o desenvolvimento sistemático de programas de ação destinados a alcançar objetivos de negócio estabelecidos de comum acordo por meio de análise, da avaliação e da seleção das oportunidades previstas”.
2 TIPOS DE PLANEJAMENTO
2.1 Planejamento Estratégico
Na metade dos anos 60, foi introduzida a metodologia do Planejamento Estratégico mediante proposições do prof. Igor Ansoff, dos pesquisadores do Stanford Research Institute e dos consultores da McKinsey Consulting Co. (TAYLOR, 1975). Philip KOTLER (1975), um dos defensores da sua utilização, propõe o seguinte conceito: “O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente”.
A direção engloba os seguintes itens: âmbito de atuação, macropolíticas, políticas funcionais, filosofia de atuação, macroestratégia, estratégias funcionais, macroobjetivos, objetivos funcionais. O grau de interação entre uma organização e o ambiente, que pode ser positivo, neutro ou negativo, é variável dependendo do comportamento estratégico assumido pela organização perante o contexto ambiental.
2.2 Planejamento Tático
O planejamento tático tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. É o desdobramento do estratégico. É de competência das gerências ou departamentos. Preocupa-se com as metas, detalhamento dos objetivos. É elaborado para médio prazo (um a dois anos) e desenvolvido nas grandes áreas da empresa – produção, vendas, finanças e administração – em forma de políticas e diretrizes setoriais. Há arbítrio, alternativas de solução.
Exemplo: divisão de uma área industrial em duas áreas (produção e técnica) para ter melhor administração dos recursos da empresa.
2.3 Planejamento Operacional
O planejamento operacional é o último nível organizacional. É o planejamento do dia- a- dia. É o nível do supervisor, técnico, especialista. São os planos que cuidam da rotina, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implementação estabelecidas. dos procedimentos que devem ser rigorosamente obedecidos. Altamente formalizado. Não há arbítrio. O planejamento operacional cria condições para a adequada realização dos trabalhos diários da empresa.
Qualquer um pode
...