Atps Projeo Multidiciplinar
Dissertações: Atps Projeo Multidiciplinar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: susuky • 17/10/2013 • 7.017 Palavras (29 Páginas) • 456 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR I
FLAVIANA KRAHN COLPINI RA: 3809634855
GLACEMI TEREZINHA PORTZ LOCH RA: 5312969868
LUCINEIDE GARIBALDI QUINTINO RA: 4337709332
MILANA CRISTINA ERDMANN RA: 3839734675
SUZANE ALVES CORRÊA RA: 3809640373
JARAGUÁ DO SUL/SC
Junho /2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR I
FLAVIANA KRAHN COLPINI RA: 3809634855
GLACEMI TEREZINHA PORTZ LOCH RA: 5312969868
LUCINEIDE GARIBALDI QUINTINO RA: 4337709332
MILANA CRISTINA ERDMANN RA: 3839734675
SUZANE ALVES CORRÊA RA: 3809640373
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I”, -3º semestre-, sob a orientação da professora-tutora à distância Ludmilla Cristina Sauhi.
JARAGUÁ DO SUL/SC
Junho /2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 ETAPAS DE UM PROJETO EDUCATIVO E SUA FINALIDADE 5
2 REFLEXÕES SOBRE A MATRIZ CURRICULAR PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 7
2.1 A matriz curricular e o Projeto Diversão e Aprendizagem com os Brinquedos dos Tempos da Vovó 8 3 COMO TORNAR UM PROJETO EDUCATIVO UM SUCESSO. 10
3.1 Projeto A Galinha Ruiva 10
4 PROJETO MULTIDISCIPLINAR 14
4.1 Tema: Diversão e Aprendizagem com os Brinquedos dos Tempos da Vovó 14
4.1.1 Objetivo geral 14
4.1.2 Objetivos específicos 14
4.1.3 Disciplinas envolvidas 14
4.1.4 Justificativa 15
4.1.5 Público alvo 15
4.1.6 Cronograma 15
4.1.7 Pré-requisitos 15
4.1.8 Metodologia 16
4.1.9 Estratégias e recursos do projeto 16
4.1.10 Avaliação 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS 21
INTRODUÇÃO
Quando falamos sobre brinquedos e brincadeiras, imaginamos crianças exercendo atividades lúdicas, envolvidas em harmonia e integração social. No entanto, quando brincam entra em cena a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre brincar e aprender.
Atualmente a maior parte do tempo livre das crianças é passada de forma estática em frente à TV ou computador, em jogos on line, ou eletrônicos diversos como, por exemplo, o Play Station, em situações de completo isolamento, refletindo esse comportamento não só em casa, como também nos ambientes escolares.
Sem dúvida que os tempos, os contextos históricos e o meio em que vivemos hoje são outros, muito diferentes dos tempos de nossos avós, por exemplo. Diferente dos antigos, os brinquedos atuais, os games, os eletrônicos, etc., confinam as crianças a esse isolamento voluntário, porque pela sua natureza não são propriamente brinquedos de partilha ou de conjunto.
Há algum tempo atrás, as crianças brincavam em conjunto praticando jogos e brincadeiras
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