Atps Quimica
Artigo: Atps Quimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleberoliveira13 • 23/3/2013 • 1.432 Palavras (6 Páginas) • 738 Visualizações
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. Materiais e Reagentes 4
3. Atividade prática – Reação de Neutralização 5
4. Desenvolvimento 6
5. Questões: 7
6. Segurança no Laboratório Químico – Regras Gerais 8
6.1 Proteção individual e coletiva: 8
7. Conclusão 9
8. Bibliografia 10
1. INTRODUÇÃO
O mundo em que vivemos é constituído por uma infinidade de matéria, de todos os tipos e composições, a mesma quando entram em contato com reagentes podem ou não sofrer transformações.
As transformações/reações podem ser discriminadas quando ocorrem, formação de substancias insolúvel (precipitados), mudança de cor no sistema, desprendimento de gás, dentre outras. Em alguns casos são necessários outros métodos para verificar a ocorrência da reação, como o auxilio de termômetros, balanças e PHmetros.
A analise do PH das substâncias tem como finalidade identificar ácidos ou bases, a palavra ácido provém do latim ácidus, que significa azedo. Foi empregada originalmente para referir-se ao vinagre, fabricado desde as primeiras civilizações mediante fermentação de sucos de frutas, especialmente uva, produzindo assim o vinho, que contém álcool etílico, ao deixar azedar o vinho, formava-se o vinagre, uma solução aquosa diluída de ácido acético.
Sendo assim o presente relatório tem como foco a análise e discorrimento sobre o experimento realizado em laboratório sob monitoramento do professor tutor cujo tema foi: Titulação volumetrica
As análises e conclusões apresentadas a seguir foram feitas com base nos conhecimentos adquiridos e em consultas a bibliografias específicas.
2. MATERIAIS E REAGENTES
Os materiais usados neste trabalho foram:
• Proveta com 20 ml de ácido acético
• Bureta com solução hidróxido de sódio
• Fenolftaleína
3. ATIVIDADE PRÁTICA – REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO
A reação de neutralização, é toda reação química que ocorre na mistura de um ácido com uma base, provocando a salificação.
Acido acético + hidróxido de sódio + Fenolftaleína
• O ácido acético vem da família dos ácidos carboxílicos e possui dois carbonos na sua estrutura. Podendo assim ser chamado também de ácido etanóico. Nós o encontramos no dia a dia mais comumente na sua forma impura, chamada de vinagre. Quando ele está completamente livre de água é conhecido como ácido acético glacial. Possui essa nomenclatura já que o frasco fica com um aspecto esbranquiçado, como se estivesse congelado.
• O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Também usado para desobstruir encanamentos e sumidouros pelo fato de ser corrosivo.
• A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco. É insolúvel em água e solúvel emetanol.
3.1 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Na experiência de reações químicas houve algumas mudanças como alteração de temperatura, cor, estado físico, emanação de gases, insolubilidade.
Cita-se, a seguir, as alterações nos experimentos realizados em laboratório.
3.2 NEUTRALIZAÇÃO
A fim de calcular quanto de hidróxido de sódio será preciso para a neutralização da solução aquosa (mudança de pH) a utilização da fenolftaleína se faz necessário para esse calculo, pois sua coloração é incolor quando o ph for menor que 7(ácido) e passa para uma cor rosa quando o pH for superior ao numero mencionado chamado de ponto de viragem. Sendo assim ela determina o fim da titulação através da mudança de pH. Quando adicionamos hidróxido de sódio na solução, a mesma faz com que a solução aquosa passe do meio “ácido” para “neutro” e posterior “base”.
Experimentos da Neutralização
Discussão
Houve perca da coloração incolor, ficando um líquido rosa e também ocorreu a produção e liberação de calor (reação exotérmica). Este fato se dá devido à energia de ligação entre os átomos dos reagentes ser maior do que a energia de ligação entre os átomos dos produtos formados. Desta forma, o “excesso” de energia é liberado para o meio físico sob a forma de calor.
4 CURIOSIDADES
• O vinagre que temperamos a salada tem ácido acético.
• Um caramujo marinho excreta ácido sulfúrico, um ácido forte, na sua autodefesa.
• O gosto azedo dos limões e das laranjas vem do ácido cítrico, um ácido fraco.
• A dor da picada das formigas deve-se ao ácido fórmico HCO²H, um ácido fraco.
• A cafeína é um conhecido estimulante
...