Atps RESIDUOS SOLIDOS
Ensaios: Atps RESIDUOS SOLIDOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aguiarmesquita • 13/5/2014 • 4.066 Palavras (17 Páginas) • 320 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Faculdade de Negócios e Tecnologia da Informação – FACNET
Tecnologia em Gestão Hospitalar
Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Meio Ambiente
5º. Semestre
Ana Clélia Cordeiro RA 3808626667
Andréia de Souza Silva RA 4336825651
Gisele Soares Lima RA 5562133190
Liliane dos S. Mesquita RA 3815672229
Maria Augusta M. Santana RA 5309961452
ATPS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
E MEIO AMBIENTE
PROFESSORA EAD: Profº. Jefferson Teruya de Souza
TUTOR PRESENCIAL: Sebastiana de Fátima
TUTORA A DISTÂNCIA: Simone Nantes de Souza
BRASÍLIA/DF
26/04/2014
INTRODUÇÃO
A preocupação com o meio ambiente e com os recursos naturais renováveis tem se tornado cada vez mais importante para a sociedade.
A percepção da sociedade acerca do tema cresceu a partir da década de sessenta, visto que muitas técnicas de gerenciamento ambiental não existiam ou eram utilizadas de forma insuficientes.
O tratamento integrado dos resíduos sólidos é de fundamental importância para a qualidade de vida de uma comunidade, bem como para o desenvolvimento sustentável da sociedade, pois gerencia de maneira adequada os resíduos sólidos produzidos por ela, proporcionando benefícios sociais, econômicos e ambientais, bem como evitando consequências negativas originadas pela falta do mesmo.
É inquestionável a necessidade de implantar políticas de gerenciamento dos resíduos sólidos de serviços de saúde nos diversos estabelecimentos de saúde, como hospitais, centros universitários, farmácias, clínicas médicas, entre outros. Para que isso ocorra, não basta apenas investir na organização e sistematização dessas fontes geradoras, mas, fundamentalmente, faz-se necessário despertar uma consciência humana e coletiva quanto à responsabilidade com a própria vida humana e com o ambiente.
Nesse sentido, Formaggia (1995, p. 11) sugere que “os profissionais devam preocupar-se com os resíduos gerados por suas atividades, objetivando minimizar riscos ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores, bem como da população em geral, que possam vir a ter contato com os resíduos”. Schneider et l (2002, p. 2), sobre a gestão de resíduos sólidos, constatam que: A problemática dos resíduos sólidos de serviços de saúde exige dos profissionais da saúde posicionamento consciente e disponibilidade para colaborar na busca de soluções para a mesma, uma vez que a decisão quanto a um disciplinado descarte cabe aos referidos profissionais, implicando eficiência da fonte geradora.
O desconhecimento de normas existentes e disponíveis sobre o assunto, a falta de planejamento urbano e institucional e a falta de envolvimento dos profissionais, que atuam na área, entre outras dificuldades, levam a acreditar que o lixo (como é comumente denominado) não faz parte do rol de competências.
Diante disso este estudo procura responder ao seguinte questionamento: Quais as características do tratamento de resíduos sólidos em instituições hospitalares? Para tal questionamento têm-se como objetivo principal analisar as características do gerenciamento dos resíduos sólidos realizado em uma instituição hospitalar .
INSTITUTO DE MEDICINA GUANABARA
PGRSS
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
DE
SERVIÇO DE SAÚDE
OBJETIVO
Saúde consiste no “completo bem-estar físico, mental e social e não somente na ausência de infecções e enfermidades.” Com isso, colocamos em prática o PGRSS para um manuseio seguro e responsável dos resíduos produzidos cumprindo assim adequação à legislação vigente (CONAMA, Resolução nº 358 de 29 de abril de 2005 e ANVISA, RDC nº 306, de 7 de dezembro de 2004).
A Resolução CONAMA nº 358/05 trata do gerenciamento sob o prisma da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Promove a competência aos órgãos ambientais estaduais e municipais para estabelecerem critérios para o licenciamento ambiental dos sistemas de tratamento e destinação final dos RSS.
Por outro lado, a RDC ANVISA nº 306/04 concentra sua regulação no controle dos processos de segregação, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final.
Objetivos do PGRSS: proteger a saúde e o meio ambiente dos riscos gerados pelo resíduo de serviços de saúde, diminuir a quantidade de resíduos gerados, atender à Legislação RDC no 306/2004 – Anvisa, melhorar as medidas de segurança e higiene no trabalho.
.
CARACTERIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DADOS GERAIS -
IDENTIFICAÇÃO
Razão Social: INSTITUTO DE MEDICINA NUCLEAR GUANABARA DE BRASÍLIA LTDA.
Nome Fantasia: GUANABARA
CNPJ: 34.842.532/0000-35
Quanto à propriedade: Privado
Endereço: SETOR HOSPITALAR QUADRA 02 BLOCO C LOJAS 16,17,18 E 19 SOBRELOJA.
...