Atps Serviço Social Leitura E Produção De Textos
Casos: Atps Serviço Social Leitura E Produção De Textos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kmadeira • 22/8/2014 • 698 Palavras (3 Páginas) • 360 Visualizações
GÊNEROS TEXTUAIS
A definição para gênero textual, principalmente, no âmbito acadêmico, se mostra uma grande incógnita. Tal dificuldade se deve as muitas divergências existentes entre os grandes linguistas e estudiosos dessa área. Além dessa premissa, o número de gêneros textuais, já identificados, é muito elevado, como afirma Luiz Antônio Marcuschi:
Sendo os gêneros fenômenos sócio-históricos e culturalmente sensíveis, não há como fazer uma lista fechada de todos os gêneros. Existem estudos feitos por lingüistas alemães que chegaram a nomear mais de 4000 gêneros, o que à primeira vista parece um exagero [...] (MARCUSCHI, 2009, p. 6).
Contudo, mesmo existindo uma infinidade de gêneros textuais, nos deparamos, em nosso cotidiano, mais frequentemente com alguns deles que, com o passar do tempo tornam-se de fácil identificação. Muitos conseguem identificar e distinguir, facilmente, um anúncio de um e-mail ou mesmo de um horóscopo, romance, entrevistas. Cada gênero textual possui características singulares que podem se assemelhar, ou não com outros gêneros.
Baseando-nos nessa observação, foi realizada uma pesquisa na revista Época, de número 713, de circulação nacional, nesta encontramos variados gêneros textuais, do qual foram elencados seis, que seguem: resenha crítica, entrevista, editorial, anúncio, artigo de opinião e notícia.
A Época é aberta com as palavras do editor Helio Gurovitz que coloca em evidência a personagem central, que é matéria de capa, Guido Mantega. Um resumo do que há por vir no decorrer das matérias.
A resenha apresenta algumas opções que podem ser acompanhadas nas casas de shows e cinemas das principais capitais brasileiras. Há um texto de maior destaque para o filme “Cinzas como um espião”, uma adaptação literário do livro de Le Carré, além do livro Em busca das pausas perdidas, Jennifer Egan.
A revista realizou uma longa entrevista com Guido Mantega, nela, de forma descontraída, o ministro falou sobre política, avanços no mercado, postura da atual presidente da república brasileira e sua postura em relação a Palocci. Na entrevista podemos ler marcas, entre parênteses, como risos, gesticulações etc.
As matérias são dividas por muitos anúncios, esses vão desde a apresentação de carros de luxo até materiais eletrônicos de ponta que se encontram disponíveis no mercado.
Deparamos-nos com vários artigos de opinião, estes, apresentam pontos de vista bem interessantes sobre os mais variados assuntos.
Por último falamos da notícia central da revista, matéria que traz a chamada de capa “O planeta Guido”, absorve uma porcentagem considerável do número 713. A matéria é composta de uma linguagem bastante clara e objetiva, tendo a imparcialidade como fundamental e sem possibilidades para ambiguidades no decorrer do discurso apresentado.
Observada a quantidade de gêneros textuais existentes e as muitas características que são pertinentes a cada um, torna-se necessária, se não essencial, o domínio dos mecanismos mínimos que permitam a construção de um texto coeso e bem articulada para que seu leitor não tenha dificuldades para compreensão do mesmo. Maria Lúcia Mexias Simon a define com as seguintes palavras: “É a manifestação lingüística da
...