Atps Teoria Da Contabilidade
Exames: Atps Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rapha23 • 14/4/2014 • 9.300 Palavras (38 Páginas) • 246 Visualizações
SUMÁRIO
Resumo 4
Teoria da contabilidade 5
Vida financeira x empresarial 6
Patrimônio 7
Ativo 7
Passivo 8
Patrimônio liquido 8
Receitas 9
Despesas 9
Origem de recursos 9
Demonstrações financeiras 9
Sociedades empresariais 10
As sociedades anônimas 10
Petrobras brasileiro S.A 10
Sociedades limitadas 11
Natura Brasil 11
O Balanço Patrimonial 12
Princípios de contabilidade 13
Entidade 14
Continuidade 14
Oportunidades 14
Registro pelo valor original 14
Competência 14
Prudência 15
Anexos 16
Considerações finais 23
Referencias bibliográficas 24
RESUMO
O principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais. No entanto, levando em conta que os informes gerados pelo profissional contábil serão apenas uma forma de fornecer os dados necessários para que o usuário, seja qual for seu objetivo, tome a melhor decisão possível.
Assim, o objetivo central da contabilidade precisa ser a plena satisfação das necessidades de cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente.
Os objetivos da Contabilidade, portanto, devem ser aderentes àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório. Não terá qualquer sentido ou razão se a contabilidade for uma disciplina "neutra", que se contente apenas em perseguir sem questionar uma verdade literal.
O completo êxito de seu objetivo só será atingido quanto houver suficiente ênfase à evidenciação e ao princípio da primazia da essência sobre a forma. Não basta registrar as operações da forma como os documentos se apresentam, mas sim refletindo o que efetivamente representa aquela operação.
Uma forma prática de verificar se a contabilidade está alcançando seus objetivos, conforme inicialmente enunciado, é pesquisar qual o grau de utilização de demonstrações contábeis por parte de grupos de usuários para os quais, primordialmente, se credita que as demonstrações contábeis devessem ser de grande utilidade. Por exemplo: analistas de investimentos, para aconselhamentos sobre compras ou não de ações de determinadas companhias.
Obviamente estes têm utilizado cada vez mais as demonstrações contábeis, e por já possuírem conhecimento técnico aliado à larga visão de negócios é que, cada vez mais, precisam de informações complementares para auxiliá-los.
TEORIA DA CONTABILIDADE
A contabilidade é uma ciência social que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem, e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa. É considerada uma ciência social, pois é o homem que gera e modifica as ações fenômeno patrimonial, e utiliza como instrumentos, métodos quantitativos (matemática e estatística).
A contabilidade já faz parte da vida humana desde as primeiras civilizações, pois o homem sempre se preocupou em avaliar suas riquezas.
Segundo Marion (2011), “a fun¬ção da Contabilidade já no início da ci¬vilização era: avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza”.
A contabilidade tem como objetivo coleta informações, e apresenta-las aos usuários, de forma que permita aos mesmos avaliara a situação econômica e financeira da empresa, podendo avaliar estatisticamente e a analisar suas tendências futuras.
Segundo, Marion (2011): “o objetivo da Contabilidade pode ser estabelecido como o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social aos seus usuários internos e externos à entidade objeto de Contabilidade”.
Podemos dizer que a contabilidade surgiu em função do homem, da necessidade de conhecer a saúde econômico-financeira, do seu patrimônio, obrigando a colher informações e através delas encontrar a melhor maneira de melhorar e aumentar sua riqueza, auxiliando nas tomadas de decisões.
Trazendo a contabilidade para o nosso dia a dia, podemos fazer diversas comparações com as financias de uma pessoa com de uma empresa.
Quando fazemos uma economia, quando nos planejamos para comprar algo, quando recebemos nosso salário e fazemos planos como ele. Quando posso gasta, onde devo aplicar quem irei pagar. Quando compramos algo e parcelamos no cartão para o final do mês, pagamento de luz, água, IPTU, telefone, comida, tudo isso é feito nas empresas, e pra cada um desses compromissos temos um conceito, ou estão dentro de um conceito na contabilidade.
VIDA FINANCEIRA X EMPRESARIAL
Na vida financeira pessoal com a de uma empresa existem vários pontos em que podemos dizer que são exatamente iguais e outros com pequenas diferenças. Em uma dessas semelhanças pode-se citar o fluxo de caixa, pois, nos programamos baseando no que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle financeiro. Uma vez que nossos ganhos ultrapassam nossas despesas, nasce o conceito de lucro e tal como em uma empresa esse é um objetivo a ser cumprido. Podemos citar também os investimentos, pois, uma empresa sempre tem sua visão no futuro, e esses são necessários para que lá na frente esse recurso nos gere lucro. Uma pessoa física também
...