Atps Teoria Da Contabilidade
Dissertações: Atps Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caroleo • 14/5/2014 • 1.733 Palavras (7 Páginas) • 244 Visualizações
Conceito de Ativo
Ativo são os bens e direitos que uma organização determina em um período, adquirido suas atividades na quais os benefícios econômicos. Os exemplos de ativos incluem carros caixa, estoques, equipamentos e prédios, duplicatas a receber, contas a receber, caixa, imóveis, terrenos, maquinários e etc.
Um Ativo de Balanço Patrimonial é classificado em:
Bens tangíveis – São os bens palpáveis de uma organização estes podem ser tais como: Papel, computador, máquinas, móveis, veículos entre outros.
Bens intangíveis – Os ativos intangíveis não diferem a física e são de difícil avaliação. Estes são as patentes, direitos autorais, marcas, etc.
A classificação de ativos deve se utilizar as técnicas da Contabilidade:
Ativo Circulante - Que são os bens, direitos. Você consegue transformar rapidamente em dinheiro Ex. Caixa, Estoque e Banco.
Ativo Não Circulante - Compreende os ativos cuja liquidez seja menor ou mesmo difícil venda, pois sua características básica não se destina a este próprio realizável a longo prazo.
Ativo Imobilizado - São bens como maquinas, automóveis e frotas. A organização não tem interesse de vender esses bens.
Existes varias avaliações dos ativos, sendo que o critério de avaliação: De acordo com o art 183 da Lei 6.404/76, alterada pelas leis 11.638/07 e 11.941/09, os critérios de avaliação do Ativo, são:
Aplicações em instrumentos financeiros (Curto e Longo Prazo), Estoques pelo custo de aquisição ou mercado, entre os dois o menor valor, Investimentos a importância para sociedade e controlada por seus custos avaliados, imobilizado pelo custo de obtenção, levando em conta a depreciação, diferido pelo valor aplicado, abatendo o saldo das contas que registrem a sua amortização, intangível pelo custo da compra retirando o valor correspondente da conta de amortização, direitos quando a longo prazo serão moldados ao valor presente e os demais a valor presente quando houver efeito importante.
Ativos Intangíveis?
Ativos ou bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, cujo conjunto é composto por elementos tais como:
- Recursos Humanos
- Software
- Clientes
- Patentes
- Marcas
- Direitos Autorais
- Tecnologia
- Know-How
Passivo
O Passivo representa todas as obrigações financeiras que uma empresa possui com os terceiros, e tudo que a empresa esta contraiu com as suas dividas.
Assim que uma empresa faz uma compra de maquinas ou equipamentos para poder pagar a prazo, a empresa passa a ter uma obrigação com esta empresa que vendeu aquela maquina ou equipamento. Assim,ela passa a ter uma obrigação,e essa obrigação representa uma parte do passivo.
Exemplos de passivos:
- Duplicatas a pagar
- Salários a pagar
- Aluguéis a pagar
- Encargos sociais a pagar
- Juros a pagar
Patrimônio liquido
O patrimônio líquido representa o registro do valor que os proprietários de uma empresa têm aplicado no seu negócio.
O Patrimônio Líquido está subdividido em:
- Capital Social.
- Reservas de Capital.
- Reservas de Reavaliação.
- Reservas de Lucros.
- Lucros ou Prejuízos Acumulados.
Capital Social: A conta de Capital Social representa o investimento efetuado na empresa pelos os seus proprietários.
Reservas de Capital: São contribuiçõrecebidas dos proprietários e de terceiros que não representam receitas ou ganhos e que, portanto, não devem transitar por conta de resultado.
Reservas de Reavaliação: Conforme a Lei das Sociedades Anônimas e o Regulamento do Imposto de Renda admitem a modificação do valor contábil do Ativo Permanente, nas seguintes hipóteses:
a) para diminuir: mediante depreciação, amortização acumuladas.
b) para aumentar: mediante reavaliação.
Reavaliação: Representa a complementação, até o valor de mercado, pela diferença entre este valor e o do custo contábil do bem, corrigido monetariamente.
Reservas de Lucros: São contas constituídas pela apropriação de lucros da companhia, representam lucros reservados e constituem garantia e segurança adicional para saúde financeira da companhia, porque são lucros contabilmente realizados Que ainda não foram distribuídos aos sócios ou acionistas.
Lucros ou Prejuízos Acumulados: Representam o saldo remanescente da conta lucros ou Prejuízos Acumulados como, por exemplo, os lucros não distribuídos, não capitalizados ou ainda não apropriados na formação de reservas de lucros.
Exemplo:
Contas de reservas:
As reservas de capital constituem-se grupo de contas integrantes do Patrimônio Líquido e a sua existência torna-se uma informação importante para tomada de decisão dos usuários.
Elas são constituídas com valores recebidos pela empresa e que não transitam pelo resultado, por não se referirem à entrega de bens ou serviços da empresa. Às vezes é requerida por estatuto para servir de proteção para seus credores, contra possíveis perdas.
Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos
Receita e a entrada de elementos para o ativo em dinheiro ou direitos a receber, correspondentes, à venda de produtos ou prestação de serviços, de uma empresa. É incluída também a parte não operacional da empresa e ganhos eventuais de forma geral.
Despesas representam consumo de bens ou serviços no processo de obter a receita. Lembrando que os bens ou serviços consumidos na produção de outros bens que ainda não saíram da empresa são incluídos ao custo
...