Atps jornalismo
Por: tiagoeroni • 30/8/2015 • Trabalho acadêmico • 291 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
ETAPA 3 da ATPS
Resumo Chevolution
Em março de 1960, o fotógrafo Alberto Korda tirou uma foto de Che Guevara em um evento e nunca publicou. No fim da década de 1960, um editor italiano pediu permissão para publicá-la. Desde então o retrato começou a ser reproduzido em massa e se tornou uma dos mais famosos e influentes do mundo. O filme mostra o trajeto feito pela foto.
O caminho percorrido foi um pouco demorado, pois só foi publicada depois de alguns anos por uma revista francesa sendo usada em cartazes quase anônimos ao longo das muitas manifestações dos anos 60. Alguns anos depois, foi vendida pelo editor de esquerda Giangiacomo Feltrinelli e redefinida graficamente pelo artista Jim Fitzpatrick, entre outros; até se transformar numa obra verdadeira coletiva.
Ao longo do filme, personalidades influentes no cenário mundial como Gerry Adams, Tom Morello, Gael Garcia Bernal e Antonio Banderas tentam explicar o significado quase que enigmático da foto e a história de Ernesto Che Guevara. Uma das imagens mais usadas na publicidade, muitos a usam sem saber quem é o seu personagem, também mostrado no filme.
Considerada a imagem mais reproduzida da história da Fotografia, o documentário também mostra as qualidades do líder guerrilheiro e seus maiores erros e contradições. A película aborda o fracasso da guerrilha no Congo e Bolívia, a truculência com os inimigos da revolução, mostra seu amadurecimento ideológico e traços marcantes de sua personalidade ímpar, marcada pelo inconformismo. A indústria explora esse lado de uma forma positiva, tentando passar o seguinte significado: indivíduo disposto a viver e morrer por seus ideais.
A fotografia mais reproduzida também está em roupas, maços de cigarro, bebidas e Chevolution retrata bem as imagens editadas, modificadas.
Che Guevara tornou-se símbolo de luta e resistência aos padrões impostos hoje.
...