Atps ètica
Dissertações: Atps ètica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jumaria • 28/9/2013 • 1.477 Palavras (6 Páginas) • 231 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
DESAFIO MAPA CONCEITUAL
ANEXOS
ETAPA 01
O tecnólogo em logística deve ter como norteador de seu comportamento, princípios éticos, visto que, essa é uma exigência cada vez maior de toda a sociedade, nesse mundo globalizado em que vivemos. A sociedade está cada vez mais ciente de que o lucro é necessário, mas que não deve ser conseguido de maneira distorcida ou a qualquer preço, utilizando-se de preceitos não éticos. Ser ético para um tecnólogo em logística significa não somente um diferencial, mas uma exigência do mercado de trabalho e de toda a sociedade, pois a imagem da empresa é formada não somente pela sua marca, ou gestores, mas também por todos os profissionais que fazem parte da organização, pois eles são responsáveis por seu crescimento e produtividade. Um profissional ético é aquele que respeita as relações humanas dentro e fora do seu trbalho, buscando sempre relações sólidas e duradouras, tanto com seus clientes quanto com seus parceiros no trabalho. O tecnólogo em logística deve seguir seus proprios princípios éticos, assim como, o código de ética da empresa para qual trabalha, sendo fiel e honesto ao código de ética da empresa, mantendo sigilo profissional, respeitando todo e qualquer ser humano, sendo leal a empresa e flexível dedicar-se envolver-se com o trabalho que está sendo realizado por ele denrro da organização.
ETAPA 02
Ética estuda o comportamento humano perante o conceito de certo ou errado, baseia-se em costumes históricos e culturais, e visa orientar o comportamento do homem em relação às outras pessoas com as quais ele convive. Ela também procura explicar, investigar preceitos morais e comportamento moral das pessoas. A ética leva o homem a pensar sua conduta não somente a seguir uma regra imposta.
A moral é colocar em prática os princípios éticos que cada indivíduo estabelece para sua conduta, ou postura perante a sociedade, não é exigida por ninguém, mas sim um dever que parte da consciência de cada um. A moral é subjetiva, pois não se trata de uma regra específica, ela varia de acordo com o que cada um julga ser moral ou não.
Leis são regras impostas pelas autoridades competentes e que se não forem respeitadas são passíveis de punição. As leis partem em sua maioria do poder legislativo, mas nem sempre são capazes de resolver certas questões nas quais elas são empregadas, nem sempre são cumpridas e satisfazem a sociedade em relação à sua moralidade. Muitas vezes elas sofrem interpretações erradas e são usadas para livrarem pessoas das punições merecidas.
Ética é reflexiva e teórica, e a moral é prática, mas as duas são responsáveis pela base da conduta humana. A lei e moral são forma de controle social, mas a moral é individual, enquanto que a lei é coletiva. Amoral e a lei baseiam-se em regras para melhor condução do comportamento humano, a moral é pessoal, enquanto a lei é coletiva, delimitada por determinado espaço territorial. A ética é o estudo das regras de base moral, e difere-se da lei e da moral, pois não estabelece regras. A moral é flexível, muda de acordo com o comportamento das pessoas e da passagem do tempo, a ética e a lei são estáticas. A ética é universal e a moral é restrita ao caráter década indivíduo. A moral é parte do conhecimento adquirido através dos tempos.
ETAPA 03
A ética nos negócios se relaciona com a imagem da empresa perante a sociedade e o mercado de trabalho no qual ela está inserida. Os valores sustentados pelas empresas, irá refletir diretamente no relacionamento com seus clientes e fornecedores, um comportamento não ético pode prejudicar de maneira significativa a imagem da empresa perante toda a sociedade. Toda a organização deve adquirir comportamento ético, e isso só é possível se a ética fizer parte do dia a dia da empresa, deve-se estabelecer uma cultura de comportamento ético dentro da organização de modo que todos, independentemente de seu nível hierárquico, participe e contribua com essa ação.
Empresas éticas fidelizam seus clientes, e criam relações mais duradouras e lucrativas. Possuem menos chance de se envolverem em escândalos que possam denegrir a sua imagem perante a sociedade. Com certeza empresas éticas obterão lucro, de maneira mais contínua e à longo prazo, pois conseguem formar uma reputação confiável e agregar mais valor ao seu produto e fidelizar clientes. Através de uma liderança que sabe ouvir e colocar em prática as opiniões e sugestões feitas pelos seus funcionários, a organização só tem a agregar cada vez mais valor, e a tomar decisões fundamentadas não somente na opinião de seus gestores, mas de todos os membros que compõem a organização.
ETAPA 04
Responsabilidade social é um conceito em que as empresa decidem não somente obter lucro, mas um lucro sustentável, buscando atingir seus objetivos, mas respeitando o meio ambiente. A responsabilidade social deve fazer parte de todo o processo de produção, assim como deve ser dividida entre gestores, funcionários, e todas as pessoas que terão suas vidas afetadas pelas decisões tomadas por essas instituições. Deve-se levar em consideração que os recursos naturais se não forem utilizados de maneira sustentável se esgotarão e de nada vai valer uma empresa que possui grande margem de lucro numa sociedade pobre de recursos naturais e materiais.
Os stakeholders envolvidos nesse processo são todas as partes interessadas e influenciadas pelos processos de produção das organizações, como acionistas, empregados, consumidores, fornecedores, a sociedade em geral.
A implementação do processo de responsabilidade social no ambiente de trabalho deve ser feita através de palestras informativas, cursos ministrados não somente à funcionários mas também aos gestores e a todas às pessoas envolvidas no processo de produção e gestão da empresa. A
...