Atratividade é o processo
Resenha: Atratividade é o processo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielarocha1512 • 17/5/2013 • Resenha • 343 Palavras (2 Páginas) • 559 Visualizações
Atratividade é o processo de identificar fontes de talentos para a organização e fideliza-los.
Existem dois tipos de atratividade: a interna, realizado entre profissionais que já trabalham para a organização, e a atratividade externa, conduzido entre profissionais de fora da organização.
Atratividade também pode ser considerada uma recompensa. A recompensa mais presente nas organizações é o salario, que é o reconhecimento direto da prestação de serviço pelo empregado. Inclui-se também os benefícios, que segundo (Chiavenato, 2009 p. 134) “são facilidades, serviços, conveniências e vantagens oferecidas pela organização ao seus participantes. Os benefícios constituem meios que a organização dispõe para satisfazer necessidades humanas”.
Os pacotes de benefícios e recompensas atraem melhores profissionais para organização e ao mesmo tempo proporciona a permanência dos talentos já contratados.
Segundo GRAMIGNA (2002, p.12), competência é: [...] “como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes transformadas em resultados”.
Competências Organizacionais são os diferenciais que uma empresa possui com relação a outra.
DUTRA (2001, p. 15) afirma que […] “a organização que possui um conjunto de competências que lhe são próprias advindas de sua gênese e formação ao longo do tempo é definida como características de seu patrimônio de conhecimentos que lhe conferem vantagens competitivas no contexto onde se insere […]”.
DUTRA (2004 p. 20) divide as competências organizacionais em 5 partes:
• Competências Essenciais: Fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia;
• Competências Distintivas: Reconhecida pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores; Confere a organização vantagens competitivas;
• Competências de Unidades de Negócio: Pequeno número de atividades-chave separadas pela organização das demais unidades de negócio;
• Competências de Suporte: Atividades que servem de alicerce para outras atividades da organização. Por exemplo: a construção e o trabalho eficientes em equipes podem ter grande influência na velocidade e qualidade de muitas atividades dentro da organização e
• Capacidade Dinâmica: Condição da organização de adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente.
Referencias:
Chiavenato, Idalberto. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos à empresa. São Paulo, Manole 2009 - (Série recursos humanos)
Chiavenato, Idalberto. Remuneração, benefícios e relações de trabalho: Como reter talentos na organização. São Paulo, Manole 2009 - (Série recursos humanos)
...