Atuação E Oportunidade De Trabalho Para O Adminoistrador
Monografias: Atuação E Oportunidade De Trabalho Para O Adminoistrador. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sophyacruz • 8/4/2014 • 2.213 Palavras (9 Páginas) • 375 Visualizações
ATUAÇÃO E OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR
São Luis
2013
ALESSA CHRISTINE FERREIRA DA SILVA
DAYSEANE ABREU DA SILVA
DANIELLE DO SANTOS CRUZ
JOHENIA CARVALHO PAVÃO
LETÍCIA PINTO DE SOUSA
ATUAÇÃO E OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR
Atividade estruturada apresentada a professora Ana Barbieri, da disciplina de Administração e Mercado de Trabalho como requisito de avaliação da Faculdade Estácio de São Luis.
São Luis
2013
1. OBJETIVOS
• Analisar, identificar e conhecer o perfil de formação dos administradores;
• Conhecer as áreas de atuação dos administradores;
• Conhecer as áreas da Administração que oferecem maiores oportunidades; e
• Comparar o perfil de cada administrador entrevistado.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. ATUAÇÃO E OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR
Hoje o momento que se vive no mercado de trabalho é outro, onde o trabalhador já não é mais dominante, não tem a garantia de emprego para toda a vida, busca novos conhecimentos e especializações, são cobrados por seu desempenho, criatividade, responsabilidade e conhecimento.
Os fatores que contribuíram para esta nova realidade são: as inovações tecnológicas, globalização econômica, o individualismo, e o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho.
Porém teve como consequências o desemprego, a substituição de homens por máquinas, desaparecimento de algumas funções, mas ao mesmo tempo criou novas oportunidades de empregabilidade como a terceirização.
Alterações quanto à maneira de desempenhar o cargo, valorização do empregado que têm ideias novas, funcionários eficazes que faça além do que lhe é designado, colaboradores que aumente os recursos, faça mais em menos tempo, e quanto ao empregador o incentivo a comunicação efetiva e frequente entre colaboradores, superiores, clientes e fornecedores, obtendo dessa forma melhores resultados tanto para a organização quanto para os clientes.
A exigência de novas habilidades, criatividade, experiências, são algumas características observadas para a contratação de colaboradores. Algumas empresas oferecem cursos de capacitação para ter colaboradores entusiasmados em trabalhar e fazer o melhor e dessa forma manter a estrutura da empresa em equilíbrio.
É valorizado o trabalhador que tem disponibilidade para aprender contribuindo com conhecimento atualizado para o desenvolvimento de técnicas, de novas gestões.
Cada vez mais as mudanças são necessárias, devemos mudar as condutas de relacionamento, quebrar paradigmas, alterar a forma antiga de ser, experimentar o novo, sair da zona de conforto, buscar formas diferentes de gerenciar com melhor eficiência e praticidade.
A mudança atua de maneira que podemos ver o mercado de trabalho com outra visão, que somos capazes de melhorar nosso ambiente e a nós mesmos, com ideias, inovações que envolvam a todos na empresa, reorganização de princípios, valores, objetivos individuais e coletivos.
O atual momento histórico é único, estamos vivendo uma nova sociedade. Dentro deste contexto, falar sobre as perspectivas profissionais aos egressos dos cursos de Administração é algo estimulante, porque leva a refletir sobre os diversos cenários dentro desta nova economia e também sobre o papel que os administradores devem desempenhar.
DRUCKER, um dos maiores pensadores sobre Administração da atualidade, afirmou que "o centro desta nova sociedade será a instituição administrada". O papel primordial do administrador: é fazer com que as instituições às quais pertencem sejam bem administradas. Ao refletir sobre esta abordagem, é essencial que se tenha sempre uma visão positiva do próprio futuro profissional.
É valido lembrar que o curso de Administração possibilita ao profissional atuar em áreas diferenciadas do mercado, seja em ramos do setor público, privado e não governamental. As principais áreas de atuação, segundo o Conselho Federal de Administração (CFA), são finanças, marketing, recursos humanos, orçamento, relações industriais, administração de material e de produção. Como área de atuação também existe uma diversificação, são outras:
Administração Esportiva
Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.
Administração Hoteleira
Gerenciar hotéis, flats, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
Administração Hospitalar
Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.
Administração Rural
Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.
Administração do Terceiro Setor
Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.
Peritagem
Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.
Sistemas de informação
Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.
Comércio Exterior
Administrar
...