TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria interna do estado

Trabalho acadêmico: Auditoria interna do estado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 6

AVM Faculdade Integrada

Pós-Graduação em Auditoria em Organizações do Setor Público

Sandro Borges

Auditoria Interna Governamental

Jaraguá do Sul

2015

AVM Faculdade Integrada

Pós-Graduação em Auditoria em Organizações do Setor Público

Sandro Borges

Auditoria Interna Governamental

(CONCEPÇÃO DE UMA MATRIZ DE RISCO PARA O INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE COMO PRÉ-REQUISITO PARA ELABORAÇÃO/EXECUÇÃO DO PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA – PAINT)

Projeto de pesquisa apresentado à

AVM Faculdade Integrada como parte integrante

do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina

Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.

Róbison Gonçalves de Castro

Jaraguá do Sul

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

1.1 Tema

1.2 Problema

1.3 Justificativa

1.4 Objetivos

1.4.1 Objetivo Geral

1.4.2 Objetivo Específico

2. REVISÃO DE LITERATURA

3. METODOLOGIA

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

Auditoria é uma técnica de controle que busca avaliar se certos atos administrativos estão em conformidades com as normativas vigente, demonstrando seu resultado através da relatoria, com respaldo em evidências e provas fundamentadas, com o intuito de buscar a melhor aplicação dos recursos públicos, na atuação da correção dos desperdícios, impropriedades, irregularidades e ilegalidade.

Ultrapassando limites, a Auditoria vem adentrar em áreas específicas para a consecução de seu conceito primordial, surgindo as Auditorias Especializadas, dentre elas: Auditoria Interna, Auditoria Externa ou Independente, Auditoria Governamental, Auditorial Operacional, Auditoria Fiscal, Auditoria de Sistemas e Auditoria Médica.

É comum utilizar a sinonímia entre auditoria interna e controle interno, entretanto, não é verdadeira, pois Auditoria Interna é uma atividade compreendida, detre outras, por análise e comprovações, pré determinadas para avaliações da integridade, eficácia, eficiência dos processos e principalmente dos controles internos, subsidiando e assessorando a gestão de uma entidade pública a uma melhor transparência e cumprimento de seus objetivos sociais. Por outro lado os controles internos são um conjuntos de atividades, rotinas, estabelecidas com o intuito de certificar que o objetivo da Entidade/Administração Pública esperado, venha a ser alcançado.

O Plano de Auditoria Interna (PAINT) é elaborado mediante, dentre outros, exames preliminares em áreas e processos, conhecimento da política de Gestão, das atividades operacionais, da extensão dos procedimentos de auditoria e seus riscos, delimitando a amplitude dos trabalhos a serem realizados.

Os riscos, segundo informe COSO, estão sempre identificados com as características da organização, e cabe à auditoria interna identificá-las e designar as prioridades de verificações em função do grau de risco das diferentes operações envolvidas.

Avalos, pag 65, informa que os riscos são fatos ou acontecimentos cuja probabilidade de ocorrência é incerta. A transcendência do risco, no âmbito do estudo do controle interno, baseia-se na sua provável manifestação e no impacto que pode causar na organização, ameaçando a consecução dos objetivos da entidade.

Com o intuito de conseguir resultados mais favoráveis, aumentando a eficiência e a eficácia dos trabalhos das Unidades de Auditoria Internas (UNAI´s) Do Instituto Federal Catarinense, busca-se com este trabalho, pesquisar as áreas de risco, para servir de subsídio para a composição de uma Matriz de Risco.

1.1 Tema

CONCEPÇÃO DE UMA MATRIZ DE RISCO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE COMO PRÉ-REQUISITO PARA ELABORAÇÃO/EXECUÇÃO DO PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA – PAINT

1.2 Problema

Baseado num análise superficial de alguns relatórios de auditoria, de alguns Campis do Instituo Federal Catarinense foi observado inconformidades/impropriedades em muitos setores, necessitando de um PAINT voltado a realidade do Instituto Federal Catarinense, e a partir do presente estudo, busca-se identificar as áreas com maiores inconformidades.

1.3 Justificativa

Sendo a auditoria um conjunto de técnicas que busca avaliar a gestão pública, através de processos e resultados gerenciais, da aplicação de recursos públicos pelas entidades de direito público e privado, e de suma importância, a técnica de controle, busca antecipar as ocorrências, atingindo melhores resultados, com objetivo de garantir na gerência da coisa pública, bons resultados operacionais.

A auditoria é exercida em toda esfera governamental, com o intuito de avaliar os programas de governo e da gestão pública, com a finalidade de comprovar a legalidade e ligitimidade dos atos e fatos adiministrativos, com o objetivo de mensurar os resultados da eficiência, eficácia e economicidade de toda a gestão (orçamentária, financeira, patrimonial, operacional, contábil e finalística) das entidades da administração direta e indireta do governo federal.

A auditoria interna tem como atividade principal o assessoramento e a avaliação da qualidade do desempenho das áreas meio e fins pré-definidas, buscando contribuir para o alcance de melhores resultados.

Neste assessoramento e avaliação são utilizadas técnicas de auditoria, já definidas, pelos órgãos de Controle do Poder Executivo Federal, sendo uma delas a Matriz de Risco.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com