Aula 1 Etica
Artigos Científicos: Aula 1 Etica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Souzacinthia • 27/3/2015 • 342 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
Question1
Notas: 1
“Para avaliar a ética de qualquer ação, vale distinguir três dimensões da ação: prudencial, legal e ética. Dentro da dimensão prudencial, distinguimos entre o que é prudente ou não; dentro da dimensão legal, entre o que é legal ou não; e dentro da dimensão ética, entre o que é certo ou errado. [...] Uma ação levanta questões na dimensão ética quando pertence a nossos padrões predefinidos de conduta ética.” (HOWARD, 2011, p. 49)
Com base nas ideias de Howard (2011), associe cada uma das situações (apresentadas pelos itens de I a IV) a uma dimensão: Prudencial (P); Legal (L); Ética (E).
Considere as situações do ponto de vista da sociedade brasileira:
I. Não tentar subornar um fiscal.
II. Ultrapassar o sinal de trânsito.
III. Jogar lixo em via pública brasileira.
IV. Utilizar o dinheiro da indenização por demissão para comprar um carro.
A correta associação está expressa na seguinte alternativa:
Escolher uma resposta.
a. I = L; II = L; III = E; IV = P.
b. I = E; II = L; III = L; IV = P.
c. I = P; II = L; III = L; IV = P.
d. I = E; II = L; III = P; IV = P.
e. I = E; II = L;III = E; IV = P.
Resposta correta: I = E; II = L; III = L; IV = P.
Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! As associações que você fez estão corretas. É possível analisar o suborno de fiscais sob o prisma da prudência: seria imprudente fazer isso quando os riscos de ser pego são maiores. No entanto, antes de se pensar na prudência, percebemos que, em nossa sociedade, trata-se de uma questão ética. Podemos analisar a ultrapassagem do sinal de trânsito sob o prisma da prudência e até da ética. No entanto, independentemente da conclusão dessa análise, em nossa sociedade, ultrapassar o sinal de trânsito é desobedecer à lei. Antes mesmo de se discutir se jogar lixo na rua pelas janelas do carro é uma falta de ética, trata-se de uma infração prevista em lei.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
...