Aula 2 E 3 Algoritimos
Exames: Aula 2 E 3 Algoritimos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Atrinith • 6/4/2014 • 200 Palavras (1 Páginas) • 306 Visualizações
Trocar uma lâmpada SE estiver queimada (v. 4)
o Repetição
Algoritmo 1.5: Re-teste depois da troca (por repetição)
acionar o interruptor;
se a lâmpada não acender, então
pegar uma escada;
posicionar a escada embaixo da lâmpada;
buscar uma lâmpada nova;
acionar o interruptor;
subir na escada;
retirar lâmpada queimada;
colocar lâmpada nova;
enquanto a lâmpada não acender, faça
retirar lâmpada queimada;
colocar lâmpada nova;
Representação Gráfica (Fluxograma e Chapin)
o Características
• Maior clareza no fluxo de execução
• Mais Concisa que na representação textual
• Linguagem visual
• Requer conhecimento de convenções gráficas e a simbologia dos fluxogramas
Representação Textual (Pseudocódigo ou Português Estruturado)
o Apresenta mais vantagens, desde que se tomem alguns cuidados:
• Riqueza gramatical de nossa língua pode levar a ambiguidades
• A frase “O pregador foi grampeado durante o conserto” tem 8 sentidos
diferentes quando pronunciada
• Para resolver, utilizaremos um conjunto restrito de regras, conhecido como
Português Estruturado
• A transcrição para qualquer linguagem de programação é quase direta
No torneio de atletismo, Barnabé, Gumercindo e Teodoro
participam das provas de 100 metros rasos, salto em
distância e arremesso de dardo. Cada um deles conseguiu
um primeiro lugar, um segundo e um terceiro. Descubra o
que cada um conquistou, sabendo que:
o Gumercindo venceu Barnabé no salto em distância;
o Teodoro chegou atrás de Gumercindo no arremesso de dardo;
o Barnabé não chegou em primeiro nos 100 metros rasos;
...