Aula Contabilidade
Artigos Científicos: Aula Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 300473 • 11/3/2014 • 1.660 Palavras (7 Páginas) • 418 Visualizações
Capítulo 01
INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE
1. Introdução à Contabilidade
1.1 Tomadas de decisão
1.2 Função do Contador
1.3 Objetivos da Contabilidade
1.4 Cenários contábeis
1.5 Contabilidade como profissão
1.6 Evolução da Contabilidade
1.7 A Contabilidade no Brasil
Questões de verificação de aprendizagem
Introdução à Contabilidade
OBJETIVOS
Ao final deste capítulo, o aluno terá condições de:
Entender a importância da contabilidade nos processos decisórios das organizações.
Conhecer as funções do contador e os objetivos da contabilidade.
Reconhecer os principais usuários da contabilidade.
Frequentemente os responsáveis pela administração estão tomando decisões vitais para o sucesso do negócio.
Para isso é preciso de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para uma boa tomada de decisão.
Como comprar ou alugar uma máquina, o preço de um produto, se devemos contrair uma dívida a longo ou curto prazos, quanto de dívida contrairemos, que quantidade de material para estoque deveremos comprar, reduzir custos, produzir mais.
A contabilidade coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e mensurando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
Ouvimos empresários que criticam a carga tributária e os encargos sociais a que estão sujeitos, a falta de recursos, os juros altos etc., fatores esses que, sem dúvida, contribuem para debilitar suas empresas.
No mundo dos negócios a experiência e o feeling do administrador não são mais fatores decisivos; exige-se um elenco de informações reais, que norteiem suas decisões. Essas informações estão contidas nos relatórios elaborados pela contabilidade.
A Contabilidade é a linguagem dos negócios. Ela mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios e dá diretrizes para tomadas de decisões.
O processo decisório decorrente das informações apuradas pela contabilidade não se restringe apenas aos administradores e gerentes da empresa, mas também a outros segmentos, exteriores a ela, como:
INVESTIDORES: É por meio dos relatórios contábeis que se identifica a situação econômico-financeira da empresa; dessa forma, o investidor tem às mãos os elementos necessários para decidir sobre as melhores alternativas de investimentos.
Os relatórios evidenciam a capacidade da empresa em gerar lucros e outras informações.
FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS A CRÉDITO: usam os relatórios para analisar a capacidade de pagamento da empresa compradora.
BANCOS: utilizam os relatórios para aprovar empréstimos, limites de crédito, etc.
GOVERNO: usa os relatórios não só com a finalidade de arrecadação de impostos, mas também como fonte de dados estatísticos, no sentido de melhor redimensionar a economia (por intermédio do INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, por exemplo).
SINDICATOS: utilizam os relatórios para determinar a produtividade do setor, fator preponderante em negociações para reajuste de salários.
OUTROS INTERESSADOS: funcionários, órgãos de classe, as pessoas, diversos institutos que regulam e fiscalizam as atividades das empresas, como a CVM, o CFC e CRCs, clientes, concorrentes, fornecedores, etc.
FUNÇÃO DO CONTADOR
A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões. Ressaltemos, entretanto, que, em nosso país, em alguns segmentos de nossa economia, principalmente na pequena empresa, a função do contador foi distorcida (infelizmente), estando voltada exclusivamente para satisfazer às exigências do fisco.
As áreas de atuação do contador podem ser visualizadas na figura abaixo:
Coleta de dados - Registro dos dados e processamento –Relatórios- Usuários da contabilidade - Internos ou externos
OBJETIVOS DA CONTABILIDADE
É permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira de uma dada entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
CENÁRIOS CONTÁBEIS
A CONTABILIDADE é uma CIÊNCIA SOCIAL, uma vez que estudam objetos, fenômenos e fatos resultantes de ações humanas, em particular aqueles que se traduzem na criação, manutenção e incremento das riquezas, isto é, do PATRIMÔNIO.
CONTABILIDADE COMO PROFISSÃO
A contabilidade é uma das áreas que mais proporcionam oportunidades, de toda espécie, para os profissionais que a ela se dedicam.
A contabilidade disporá de inúmeras alternativas, mostradas a seguir.
CONTADOR
É o profissional que lida com o PATRIMÔNIO das instituições, bem como com suas respectivas áreas financeira e econômica.
Bacharelado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, exercendo suas funções, o contador poderá dedicar-se a qualquer das formas com que a contabilidade se faz presente na atualidade:
CONTABILIDADE FINANCEIRA - é a contabilidade GERAL, necessária a todas as empresas. Fornece informações básicas a seus usuários e é obrigatória para fins fiscais.
A CONTABILIDADE FINANCEIRA, de acordo com a área ou a atividade em que é aplicada, recebe várias denominações:
CONTABILIDADE AGRÍCOLA;
CONTABILIDADE BANCÁRIA;
...