Aula De Educação física
Trabalho Escolar: Aula De Educação física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 25/5/2014 • 513 Palavras (3 Páginas) • 331 Visualizações
Plano de aula 11 de Educação Física
Turmas: 3º anos A, B, C, D. TURNO: MANHÃ
PROFESSORA: Mônica Vieira Novais
RECURSOS MATERIAIS: Quadro e pincel
INTRODUÇÃO: Começar a aula com a realização da chamada.
DESENVOLVIMENTO: Apresentar a tema da aula: Inclusão social e paraolimpíadas.
Transcrever o assunto proposto:
Incluir quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. Inclusão é o ato ou efeito de incluir.
Assim, a inclusão social das pessoas com deficiências significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da Sociedade, do Estado e do Poder Público. A inclusão é um processo que acontece gradualmente, com avanços e retrocessos isto porque os seres humanos são de natureza complexa e com heranças antigas, têm preconceitos e diversas maneiras de entender o mundo. Assim sendo, torna-se difícil terminar com a exclusão e mesmo existindo leis contra a mesma, não são leis que vão mudar, de um dia para o outro, a mentalidade da sociedade assim como o seu preconceito.
TIPOS DE DEFICIÊNCIAS
Deficiência Motora
Deficiência motora é uma disfunção física ou motora, a qual poderá ser de caráter congênito ou adquirido.
Deficiência Mental
Conceito:
Deficiência mental é a designação que caracteriza os problemas que ocorrem no cérebro e levam a um baixo rendimento, mas que não afetam outras regiões ou áreas cerebrais.
Deficiência Visual
Deficiência visual é a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos, com caráter definitivo, não sendo susceptível de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes e/ou tratamento clínico ou cirúrgico.
De entre os deficientes visuais, podemos ainda distinguir os portadores de cegueira e os de visão subnormal.
Deficiência auditiva
Deficiência auditiva é a perda ou redução da capacidade auditiva.
Estas transformações aconteceram, em grande maioria, no final do século XIX e começo do século XX na Revolução Industrial, com o aparecimento do interesse pela educação nos países desenvolvidos. Esse interesse provocou o início do atendimento aos deficientes, bem como o aparecimento da educação especial destinada a um movimento de inclusão escolar e social.
Sabe-se que são inúmeros os obstáculos existentes para os deficientes, sendo a inclusão escolar uma das grandes barreiras no nosso país.
“Uma escola para todos e para cada um” é um grande objetivo a cumprir para a inclusão. Uma escola que acolhe as diferenças, que colabora, que convive será um bom princípio para combater a exclusão social. Dividir a escola em termos de alunos “normais” e alunos “deficientes” não é certamente um princípio inclusivo e o objetivo pretendido.
O caminho para termos uma sociedade incluída será, provavelmente, aprofundar a Educação Inclusiva apoiando todos os alunos com dificuldades, dando-lhes uma educação de qualidade num ambiente comunitário e diverso.
CONCLUSÃO: Breve síntese verbal.
AVALIAÇÃO: Observar a participação.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICA: http://deficiencia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1177118084
EXERCÍCIO
1- O que é inclusão social?
2- Os alunos que tem deficiências devem ser excluídos das aulas de educação física?
3- Em sua opinião qual o papel da educação física na inclusão?
4- Como a escola e o poder público devem agir para atender, ou seja, incluir alunos com deficiências nos estabelecimentos de ensino?
5- Quais são os tipos os 4 tipos de deficiências?
6- O que é deficiência mental?
7- E deficiência motora?
8- Defina deficiência auditiva?
9- Quem nasce sem audição é considerado?
10- O que é deficiência visual?
...