Aula Do Teorema De Pitágoras
Dissertações: Aula Do Teorema De Pitágoras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cirlem • 8/6/2014 • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 501 Visualizações
Plano de Aula
Tema: Teorema de Pitágoras
Tempo de duração: De 30 a 45 minutos
Obetivo: Compreender o Teorema de Pitágoras com o auxílio do Geoplano
Metodologia: História da Matemática
Recurso e local: O recurso utilizado será o Geoplano e o local será na sala de aula
Procedimento:
Inicialmente, socilitaremos que os alunos formem grupos de 3 pessoas. Em seguida, entregaremos os geoplanos e pediremos que formem um triângulo retângulo no geoplano.
Fazer os seguintes questionamentos; tendo como referencial o que está representado no Geoplano de cada grupo.
O que é triângulo retângulo?
O que é cateto?
O que é hipotenusa?
Discutiremos com a turma e em seguida iremos propor a seguinte atividade:
- Pedir para os alunos montarem com elásticos um triângulo retângulo com lados 2 e 3;
- Em seguida, pedir para eles montarem os 3 quadrados “adjacentes” aos lados;
- Por último, pedir que eles determinem as áreas de cada um dos quadrados, em termos da unidade , e verifiquem que a soma das áreas dos dois menores é igual à do maior.
Obs: -Unidade de medida de comprimento: segmento de reta entre dois pregos adjacentes (atenção, adjacentes na horizontal ou vertical, não na diagonal).
-Unidade de medida de área: superfície quadrada delimitada por quatro pregos.
-Eles devem anotar no carderno os resultados encontrados.
Podemos verificar assim, o teorema de Pitágoras nesse caso: a soma das áreas dos quadrados adjacentes aos catetos (4 + 9) é igual à área do quadrado adjacente à hipotenusa (13).
Uma dificuldade que os alunos podem encontar é em calcular a área do quadrado maior, já que ele se encontra inclinado.
Caso não consigam, deveremos mostrar no primeiro momento como é feito.
Veja na figura abaixo como podemos concluir que a área do quadrado maior vale 13 unidades:
Área do quadrado maior = 3+3+3+3+1=13
Os alunos devem fazer essa verificação com outros triângulos. Veja o exemplo abaixo com um triângulo de base 2 e altura 5.
25 + 4 = 5 + 5 + 5 + 5 + 9
Depois desses casos particulares partiremos para a generalização desse fato, apresentando a definição e a demonstração do Teorema de Pitágoras.
Definição: Em um triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
Mostrar a figura e a sentença algébrica que o traduz.
Discutiremos com a turma e em seguida apresentaremos aos alunos que uma interpretação geométrica desse teorema identifica os termos a², b² e c² como as áreas de quadrados cujos lados são os lados do triângulo retângulo. Veja no desenho a generalização:
Nessa interpretação, o teorema de Pitágoras diz que a área do quadrado maior é igual à soma das áreas dos quadrados menores (c²= a² + b²).
Dentres as aplicações do Teorema de Pitágoras, destacaremos uma: O cálculo da diagonal de um retângulo.
Agora que os alunos já conhecem o Teorema de Pitágoras, mostraremos que usando-o podemos saber quanto vale a medida da diagonal de um retângulo.
Dessa forma, solicitaremos que os alunos montem o triângulo retângulo com catetos 3 e 4, marquem a medida da hipotenusa e verifiquem que esse comprimento vale exatamente 5 unidades. Observe na figura abaixo.
Os alunos devem formar esse triângulo com barbante. Em seguida, devem marcar no barbante a medida da hipotenusa. Por último, devem pegar o pedaço do barbante correspondente à hipotenusa e alinhá-lo na horizontal ou vertical, verificando que ele mede 5 unidades de comprimento (5 espaçamentos entre pregos).
Os alunos também devem fazer a verificação do teorema de Pitágoras na forma algébrica. Assim, devem refazer a atividade anterior, mas, dessa vez usando a relação.
Aproveitaremos o fato do uso do triângulo retângulo 3, 4 e 5 e falaremos um pouco sobre a história desse teorema.
Em seguida propor mais uma atividade: aplicar o teorema de Pitágoras no triângulo retângulo para deduzir a fórmula da diagonal do quadrado em função do lado. Para isso, deve-se construir um quadrado,
...