Aula Tema 1
Artigos Científicos: Aula Tema 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciogcadm • 15/3/2015 • 1.359 Palavras (6 Páginas) • 621 Visualizações
Iniciado em
sexta, 13 março 2015, 14:37
Completado em
sexta, 13 março 2015, 15:02
Tempo empregado
24 minutos 34 segundos
Notas
4/5
Nota
0.8 de um máximo de 1(80%)
Question1
Notas: 1
“Para avaliar a ética de qualquer ação, vale distinguir três dimensões da ação: prudencial, legal e ética. Dentro da dimensão prudencial, distinguimos entre o que é prudente ou não; dentro da dimensão legal, entre o que é legal ou não; e dentro da dimensão ética, entre o que é certo ou errado. [...] Uma ação levanta questões na dimensão ética quando pertence a nossos padrões predefinidos de conduta ética.” (HOWARD, 2011, p. 49)
Com base nas ideias de Howard (2011), associe cada uma das situações (apresentadas pelos itens de I a IV) a uma dimensão: Prudencial (P); Legal (L); Ética (E).
Considere as situações do ponto de vista da sociedade brasileira:
I. Não tentar subornar um fiscal.
II. Ultrapassar o sinal de trânsito.
III. Jogar lixo em via pública brasileira.
IV. Utilizar o dinheiro da indenização por demissão para comprar um carro.
A correta associação está expressa na seguinte alternativa:
Escolher uma resposta.
a. I = L; II = L; III = E; IV = P.
b. I = E; II = L; III = L; IV = P.
c. I = P; II = L; III = L; IV = P.
d. I = E; II = L; III = P; IV = P.
e. I = E; II = L;
III = E; IV = P.
Resposta correta: I = E; II = L; III = L; IV = P.
Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! As associações que você fez estão corretas. É possível analisar o suborno de fiscais sob o prisma da prudência: seria imprudente fazer isso quando os riscos de ser pego são maiores. No entanto, antes de se pensar na prudência, percebemos que, em nossa sociedade, trata-se de uma questão ética. Podemos analisar a ultrapassagem do sinal de trânsito sob o prisma da prudência e até da ética. No entanto, independentemente da conclusão dessa análise, em nossa sociedade, ultrapassar o sinal de trânsito é desobedecer à lei. Antes mesmo de se discutir se jogar lixo na rua pelas janelas do carro é uma falta de ética, trata-se de uma infração prevista em lei.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question2
Notas: 1
(Texto 1)
Raciocinar é um processo de análise para formar julgamentos. Ele esclarece a distinção entre a ação certa e a errada. Racionalizar é um processo de construção de uma justificativa para uma decisão que suspeitamos que na realidade seja falha – e que com frequência se chegou por meio de um processo mental caracterizado pela maquinação e benefício próprio.” (HOWARD, 2011, p. 59)
(Texto 2)
As ações humanas são essencialmente problemáticas do
ponto de vista ético pois são o resultado da ação da vontade sobre o organismo. No cálculo da satisfação da vontade individual e do bem comum, muitas vezes a vontade fala mais alto e o ato antiético é cometido.” (Fonte: RODRIGUES, Eli V. F. Material de aula. MBA Pitágoras, 2011)
Ao ler os dois textos, podemos chegar às conclusões seguintes:
I. Quando o ser humano quer justificar a predominância da ação de sua vontade pessoal sobre a conduta ética, ele apela para a racionalização.
II.O ato ético acontece quando há uma interferência da razão sobre a vontade.
III. Não pensar no bem comum pode, muitas vezes, levar a condutas antiéticas.
É correto o que se afirma em:
Escolher uma resposta.
a. II, apenas.
b. I, apenas.
c. I, II e III.
d. II e III, apenas.
e. I e III, apenas.
Resposta correta: I, II e III.
Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Você acertou. As afirmações estão corretas. De fato, quando o ser humano quer justificar a predominância da ação de sua vontade pessoal sobre a conduta ética, ele apela para a racionalização. Também é verdadeira a afirmação de que o ato ético acontece quando há uma interferência da razão sobre a vontade. Também devemos considerar que não pensar no bem comum pode, muitas vezes, levar a condutas antiéticas.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question3
Notas: 1
No estudo da ética, podemos encontrar o conceito de pensamento consequencialista. A respeito dele, podemos afirmar que:
I. Ele pode ser dividido em dois grupos: o pragmático e o utilitarista.
II. O pensamento consequencialista utilitarista avalia que uma conduta é boa quando leva o praticante ao sucesso desejado por ele mesmo.
III. Há autores que refutam os dois tipos de pensamentos por acreditarem poder haver consequências negativas tanto em um quanto em outro.
IV. O pensamento consequencialista pragmático considera que uma boa conduta é aquela que leva à satisfação do maior número de pessoas possível.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolher uma resposta.
...