Aula Tema Materiais Condutores
Artigos Científicos: Aula Tema Materiais Condutores. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cintiaduda • 27/9/2014 • 4.828 Palavras (20 Páginas) • 428 Visualizações
Materiais Eletroeletrônicos
Guarulhos
2014
FACULDADES ANHANGUERA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Materiais Eletroeletrônicos
Engenharia Elétrica 4º Semestre
Integrantes do grupo:
Geraldo Humberto de Souza Ra: 5847159056
Juliana Cristina Ferreira da Silva Ra: 85433936797 José de Almeida silva Ra: 2400006856
Wagner Cardim Figueiredo Ra: 5212967317
Professor: Rogério Cuenca
Guarulhos
2014
Sumario
1.1. Desenho manuscrito com os principais itens de um transformador elétrico
1.2 Indicar fluxograma qual liga e melhor para utilizar no transformador elétrico
1.3. Quais as principais ligas metálicas utilizadas no transformador elétrico
1.3 Valor de resistividade para o ambiente para cada liga listado anteriormente
1.4 Bibliografia
1.1 DIMENSIONAMENTO E CONSTRUÇÃO DE TRASNFORMADORES
O transformador é uma maquina estática destinado à transferir energia elétrica ou potencia elétrica de um circuito para outro.
O transformador pode ser isolador, elevador ou rebaixador, composto por isolamento que é formado por várias bobinas
formado de cobre eletrolítico; recebem uma camada de verniz sintético como isolante, também possui um núcleo que em geral o material é de ferro magnético sendo responsável por transferir corrente induzida do enrolamento primário para o enrolamento secundário.
1.2
1 Fio de cobre esmaltado (conforme o dimensionamento da potência do transformador);
2 Chapa de aço silício (Formatos das letras I E);
3 Papel madeira ou fita crepe;
4 Parafuso arruelas e cantoneiras;
5 Carretel (utilizado para enrolar o arame e evitar que o mesmo se espalhe);
1.3
EXTRAÇÃO DO COBRE
Os tratamentos térmicos sucessivos para obter cobre são os seguintes:
a) Calcinação do minério (15 a 25%)
b) Fusão para obter uma massa contendo cerca de25 a 45% de cobre
c) Refinação ao conversor, a saída do qual aparece o cobre em bruto
d) Refinação do cobre bruto
Primeira operação:
- Calcinação A:
Os minérios sulfurados sofrem uma calcinação que elimina os elementos voláteis e prepara a eliminação do enxofre, combinando este com o cobre.
Os minérios oxidados são tratados num forno especial chamado Water Jacket no qual o oxigênio do minério é reduzido. Este forno possui paredes de alvenaria que são revestidas de camisas metálicas com circulação hidráulica, com o objetivo de aumentar sua duração.
Por um processo complexo, o enxofre e o oxigênio são eliminados formando um gás sulfuroso SO2 (adicionado com água é recuperado para a
fabricação de ácido sulfuroso). O cobre é então extraído sob uma forma ainda impura chamada massa cúprica. A operação é exotérmica. Cu 40 a 50 %
Segunda operação:
- Fusão B:
Forno de revérbero
Massa de cobre 50-60 %
-Afinação C:
A massa cúprica obtida apresenta uma grande quantidade de impurezas. É, portanto necessário proceder a uma afinação por meio de um conversor, que permite um ganho considerável de tempo e melhora o rendimento. É um cilindro de aço revestido internamente de tijolos refratários (de natureza básica) e cuja posição pode ser mudada segundo os estágios da operação, assim como a insuflação de ar. Inclinando o aparelho eliminam-se as escórias por simples vazamento. A operação prossegue até que a massa atinja uma pureza de 98 a 99 % de cobre. A temperatura do banho atinge 1200 Cº.
Terceira operação:
1ª Refinação térmica D: O cobre em bruto também pode ser refinado como os aços, em fornos de atmosfera oxidante. Os metais mais raros que o cobre (ouro, prata, selênio) subsistem, no entanto no metal, que pode ter, se a afinação for bem feita, propriedades
Comparáveis as do cobre eletrolítico.
2ª Refinação eletrolítica E: O cobre em bruto com 98 % no mínimo é refinado por processo eletrolítico (e). É vazado em placas que constituem os anôdos e que mergulham num banho de sulfato de cobre e sulfato de ferro. O cátodo é formado por uma folha fina de cobre puro.
Durante a passagem de uma corrente
contínua no banho, os íons de cobre Cu++ depositam-se sobre o cátodo enquanto que os íons SO4 - combina-se com os metais dos anodos e dão sulfatos que regeneram o eletrólito.
Escolhendo uma diferença de potencial suficientemente fraca entre os anodos e os cátodos, só os cátions de cobre depositam-se. Obtém-se, assim, uma filtragem seletiva do cobre por meio de uma corrente elétrica. Sua pureza atinge 99,98 %.
3ª Cobre OFHC (isento de oxigênio e de alta condutividade): Este metal é obtido por fusão, depois pela desoxidação dos cátodos obtidos por
...