Auto Estima
Casos: Auto Estima. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sancriscm • 6/10/2014 • 1.999 Palavras (8 Páginas) • 276 Visualizações
Por mais que tentemos ignorar e até mesmo acreditar que todos esses conceitos novos sejam meras panaceias, por mais contentes que os acionistas estejam com a gerência que visa táticas de geração de lucros, o segredo é outro. As pessoas gostam de trabalhar para empresas que se interessam por seu desenvolvimento pessoal e profissional – que as ajudem a se sentir bem consigo mesmas, que proporcionem oportunidade de prazer no trabalho.
As pessoas não gostam de trabalhar em empresas onde se sintam pouco valorizadas e sejam manipuladas por um estilo gerencial autocrático e centralizador, daqueles que pregam o “nós versus eles”. E, por incrível e terrível que isso possa parecer, nossos líderes só perceberão isso diante da possibilidade de escassez de mão de obra competente, como a que estamos vivendo hoje.
Você já pensou nisso?
As empresas que tiverem maior capacidade de criar um bom ambiente de trabalho conseguirão atrair e manter os profissionais mais competentes. Para as empresas que estão em sintonia e se preparando para esta realidade, chegou a hora de eliminar as condições de trabalho que contribuem para a alienação, frustração e descontentamento. Chegou a hora de conciliarmos mais prazer no trabalho. Afinal, passamos no mínimo oito horas por dia, cinco dias por semana, durante a maior parte de nossas vidas, tentando suprir nossas necessidades de realização e afiliação. Todo esse tempo pode ser considerado uma eternidade para se passar num lugar onde a cultura e o clima de trabalho gerem medo, indiferença e ressentimento, em vez de autoestima positiva.
Um dos motivos que levaram a tamanha negligência da questão do prazer e da autoestima no local de trabalho é que ninguém parece saber exatamente do que se trata, de onde vem e como aumentá-la. Vamos falar um pouco a respeito.
O que é autoestima?
Autoestima é o que sinto quanto ao conceito que tenho de mim mesmo. Quando o que quero corresponde a percepção de mim mesmo, tenho um conceito positivo de mim mesmo, o que por sua vez ajuda a me sentir vivo, determinado, consciente, importante, competente e agradável quanto ao que quero ser. É a atitude que uma pessoa tem a respeito de si mesma com base na soma de:
Respeito próprio (avaliação do valor pessoal)
Autoconfiança (avaliação da competência pessoal)
Responsabilidade pessoal (aceitação da responsabilidade pelos próprios atos e atitudes com relação aos outros)
Segundo alguns autores, uma pessoa com elevada autoestima está melhor preparada para lidar com os problemas da vida, é flexível, tem mais probabilidade de ser criativa e de formar relacionamentos que a apoiem e tem maior inclinação a respeitar os outros e mais alegria de viver. A autoestima está no âmago de todos os relacionamentos humanos e da produtividade nas organizações. Por exemplo:
* as dificuldades no trabalho em equipe surgem da rigidez e atitudes defensivas derivadas, não das diferenças entre as pessoas, mas da baixa autoestima e do medo da exposição;
* a resolução de conflitos também está relacionada à disposição para o confronto direto e aberto das pessoas;
* a resolução de problemas fica comprometida e bloqueada quando as pessoas se sentem vulneráveis por se exporem;
* a liderança se baseia na autoconsciência que, por sua vez, exige uma autoestima forte o bastante para reconhecer os seus pontos fracos e se sentir à vontade para se deixar conhecer pelos outros;
* a avaliação do desempenho tem sucesso na medida em que cada pessoa se sente reconhecida por seus pontos fortes e fracos e por quem é, e está disposta a deixar de culpar os outros pelos problemas;
* os programas de qualidade dão certo quando a autoestima (reconhecimento e valorização) é direcionada de forma a liberar as pessoas para trabalharem no que interessa e agrega valor;
* a diversidade pode ser comemorada quando se eliminam as ameaças e as competições entre os grupos “diferentes”.
Como desenvolver autoestima em nós mesmos e nos outros
Embora não possamos aumentar a autoestima de outras pessoas, só a nossa, podemos tomar atitudes no local de trabalho que nutrem e apoiem o desenvolvimento da autoestima nos outros. Para isso, há oito segredos fundamentais no desenvolvimento da autoestima no local de trabalho. Cada segredo representa um conjunto de comportamentos específicos que precisam ser aprendidos, colocados em prática e usados de forma a gerar os melhores resultados.
1. Respeite os outros
“A maior motivação que uma pessoa pode propiciar a outra é ouvi-la”, Roy Moody
Líderes podem demonstrar respeito sendo corteses, ouvindo com atenção e compreensão, observando e evitando dar conselhos, sermões ou usar um tom condescendente e sarcástico. O problema aqui reside, muitas vezes, que até agora não fomos receptivos à nossa parcela de respeito à vida, por isso, não somos capazes de demonstrá-lo aos outros. Pior ainda, as pessoas que tem autoestima baixa tendem a se tornar controladoras, impacientes e verbalmente agressivas em situações de estresse.
Independentemente das circunstâncias, a verdade é que nenhum gerente obterá comprometimento e desempenho excepcional dos funcionários tratando-os com hostilidade, desprezo e falta de respeito.
2. Capacite as pessoas e invista-as de empowerment
“O conceito que o homem tem de si mesmo se amplia quando ele assume responsabilidade por si mesmo”. Will Schutz
Capacitar as pessoas é proporcionar-lhes o conhecimento e as habilidades que precisam para ter sucesso no trabalho; investi-las de poder (empowerment) é apoiá-las para que possam assumir responsabilidades. Sem treinamento, as pessoas não podem realizar nada. E sem responsabilidade pelos seus próprios atos, tendem a se tornar meras executoras, sem iniciativa.
As pessoas capacitadas sentem-se bem consigo mesmas, pois tem oportunidade de dar tudo de si. Investidas de empowerment, as pessoas se sentem bem consigo mesmas porque aceitam assumir a responsabilidade por suas próprias vidas, aceitam seu poder (seus dons, talentos e recursos) e demonstram que podem direcionar suas vidas por caminhos importantes.
...